Finalização do Projeto TEACHmi

19 maio, 2023≈ 3 mins de leitura

Concluímos com sucesso o ciclo de vida do projeto TEACHmi - Preparação de Professores para a Inclusão Escolar de Migrantes, após 36 meses de intenso trabalho, fruto de uma cooperação transnacional construtiva. O objetivo do TEACHmi é a promoção da educação inclusiva, além de reforço do ambiente de aprendizagem para estudantes desfavorecidos, apoiando professores, educadores e líderes de instituições educacionais na direção da diversidade e na promoção da mistura socioeconómica. Para isso, foram realizadas as seguintes ações:

- Criação de uma caixa de ferramentas dedicada ao ensino das línguas de escolarização para estudantes;

- Desenvolvimento de uma plataforma de e-learning e rede de contacto para professores, permitindo a troca de boas práticas;

- Elaboração de currículos e materiais para aulas de introdução para estudantes com histórico migratório;

- Elaboração de um Guia de Avaliação para estudantes migrantes recém-chegados.

Estamos entusiasmados com os resultados alcançados ao longo desses três anos de trabalho. O consórcio do projeto, composto pela Universidade de Piraeus (UNIPI) na Grécia, Enoros Consulting Ltd no Chipre, Universidade de Coimbra (UC) em Portugal, UC Leuven-Limburg (UCLL) na Bélgica, CESIE na Itália e College of pedagogy - Pleven na Bulgária, trabalhou meticulosamente no desenvolvimento de materiais de aprendizagem e na implementação de todas as atividades.

Foi uma jornada verdadeiramente inspiradora! Todos os materiais desenvolvidos estão disponíveis na seguinte página: https://pt.teachmi.eu/