Diálogo colaborativo "O estado da intervenção social na Baixa de Coimbra"

30 outubro, 2023≈ 4 mins de leitura

O Diálogo Colaborativo sobre "o estado da intervenção social na Baixa de Coimbra", promovido pelo Centro Comunitário de Inserção da Cáritas Diocesana de Coimbra em colaboração com o grupo de Serviço Social da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE-UC), revelou-se uma oportunidade única de análise das dinâmicas estabelecidas entre respostas sociais, políticas e cidadãos na cidade de Coimbra.

O evento, promovido no âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, contou com a participação de estudantes e docentes de Serviço Social.

Ao examinarmos as causas da pobreza persistente em Portugal e a eficácia das políticas sociais em vigor, emergem desafios significativos. Foi amplamente debatida a inadequação das políticas em relação às necessidades reais da população, assim como a insuficiência na implementação prática destas medidas. A crise habitacional e a reprodução intergeracional da pobreza também surgiram como temas de alta relevância.

Quando direcionamos o foco para áreas gentrificadas e turísticas como a Baixa de Coimbra, identificamos uma série de questões cruciais. Desde a degradação da habitação e à emergência de alojamentos para fins turísticos, passando pela presença no território de uma população idosa e economicamente desfavorecida, bem como de zonas de conflito associadas à insegurança - todos estes elementos foram minuciosamente analisados. Os participantes refletiram a partir de diferentes perspetivas e identificaram os contornos dos problemas no território em análise, tendo emergido diferentes medidas propositivas ao nível das respostas sociais mas também da ação das autoridades locais.

Ainda, foram identificadas áreas críticas para complementar a intervenção social atual. Destacam-se o apoio ao emprego protegido, através de programas de bolsas e treino de competências, assim como o investimento num acompanhamento social de proximidade. É imperativo melhorar o acesso aos cuidados de saúde mental e promover a literacia financeira. Adicionalmente, a educação sociofamiliar e a implementação de medidas preventivas foram apontadas como pilares essenciais para acrescentar valor à intervenção social.

O CCI teve o privilégio de convidar distintas instituições da Baixa para partilharem suas experiências de intervenção social com os estudantes. Este intercâmbio não só proporcionou um valioso insight sobre as práticas atuais na área social, como também ofereceu um fórum para a sugestão de novas abordagens. Presentes estiveram Paulo Pereira da AMI; Sónia Vinagre da ANAI; Dora Rigueiro da Associação Integrar; Marta Santos da Equipa Reduz da Cáritas de Coimbra; Dalila Salvador da Casa Dignidade - ADFP; Sandra Campos do Jardim 25 de Abril; Lúcia Mariano da Casa Abrigo Padre Américo e Lúcia Duarte da ACERSI. Como moderadoras, e em representação do CCI, estiveram Rosário Lopes, Irís Barbosa e Sandra Varela.

Agradecemos a todos os participantes por enriquecerem este diálogo com os seus perspicazes contributos.