Apresentação pública do livro "Intervenções e Mediação em Idosos"

4 de Novembros de 2021, no antigo Palácio Sacadura Botte.

12 julho, 2022≈ 3 mins de leitura

O livro “Intervenções e Mediações com Adultos Idosos” cuja organização esteve a cargo de Clara Cruz Santos e Mónica Teixeira, traduz uma obra coletiva, reveladora de abordagens, estratégias e reflexões multidisciplinares que no seu conjunto facultam uma leitura renovada acerca do envelhecimento e das transmutações a si associadas, contribuindo, de igual modo, para a apreensão compreensiva deste fenómeno, hoje, assumidamente reconhecido como diferenciado e plural. Assim, a obra convoca novas direções analítico-operativas, que refletem por um lado, o imperativo de adotar um novo pensamento social acerca da velhice e do envelhecimento, a par com a urgência de equacionar propostas e medidas políticas/ formas de ação convergentes com os novos paradigmas do envelhecimento. Genericamente, a obra mostra-se estruturada em três dimensões de análise: A primeira parte intitulada “Intervenções e Mediações com adultos” possui um foco mais individualista e encerra três capítulos, a saber Uma nova identidade social para a velhice (Clara Cruz Santos); Intervir Positivamente no Processo de Envelhecimento: Mindfulness, qualidade de vida e bem-estar (Albertina Oliveira); Família e outras Redes de Suporte Social na População Idosa (Sónia Guadalupe & Henrique Testa Vicente). A segunda parte designada “Políticas e Respostas Sociais para uma Nova Velhice” discute políticas, respostas e medidas sociais direcionadas ao envelhecimento e reúne de igual modo três capítulos, relativos a Centros de Dia como Agentes de Envelhecimento Ativo? (Mónica Teixeira); Políticas de Saúde como determinantes de Longevidade (Joana Guerra); Cidadania Ativa Numa Sociedade Envelhecida: O Voluntariado Sénior (Helena Reis Luz & Isabel Miguel). A terceira parte do livro centra-se nas “Especificidades na intervenção social com a população idosa” focalizando abordagens estratégicas, de intervenção e inovação junto dos idosos. Os capítulos integrados nesta vertente analisam A Intervenção Sócio Terapêutica ao Domicílio (Margarida Lima); a Educação ao Longo da Vida e Edificação da Sociedade do Conhecimento: O caso das “Lojas do Saber” (Albertina Oliveira e Margarida Lima & J.J.P. Lima), finalizando a obra com um capítulo final que reflete sobre O Idoso como Sujeito Político (Jacqueline Marques).

Pela relevância do debate produzido, este livro convida à leitura não apenas do público da academia, mas também de profissionais e de todos aqueles que se associam ao conhecimento e à intervenção no campo do envelhecimento.