Synergy Creation in Emotions & Politics Research in Europe

02 fevereiro, 2024≈ 2 mins de leitura

Investigadores de duas unidades de I&D da Universidade de Coimbra (CINEICC e CES) organizaram um encontro com vista à criação de sinergias de investigação entre os projetos financiados pela União Europeia, nos próximos 3 anos, na call ‘“The emotional politics of democracies”.

Coordenadores e alguns investigadores dos 4 projetos financiados nesta linha, juntamente com um 5.º projeto de uma linha conexa, reuniram-se dia 24 de janeiro, nas instalações do CES, representando 48 instituições académicas europeias e um investimento por parte da União Europeia de mais de 14.5 milhões de euros.

Este evento resultou de uma parceria de investigação no projeto PROTEMO – ‘Dinâmica emocional das políticas de proteção numa era de insegurança’, coordenado por Lisete Mónico (CINEICC) e Cristiano Gianolla (CES), um dos projetos apresentados durante o evento e liderado pela Universidade de Saarland (Georg Wenzelburger e Beatriz Carbone). Em representação do CINEICC esteve presente a coordenadora da linha de Avaliação Neuropsicológica e Processos de Envelhecimento, Ana Rita Silva.

O evento assumiu particular relevância face ao contexto sócio-político atual, ao crescente impacto da polarização política, às mudanças de equilíbrio político-partidárias, à emergência ou crescimento de forças populistas e extremistas, bem como ao papel crucial das emoções nestas dinâmicas. A abordagem inter- e transdisciplinar abrangeu áreas da Psicologia, Sociologia, Ciência Política, Filosofia, entre outras Ciências Sociais e Humanas.