/ Estudantes / Mobilidade internacional / Estudar no Estrangeiro (outgoing)

Candidaturas à Mobilidade 2024/2025

Coordenação: Prof. Doutor Bruno Sousa

Apoio: Teresa Urbano e André Moreira (Serviços Académicos - FPCE)

Contactos: ri-fpce@fpce.uc.pt / +351 239 247 438 / +351 239 851 456

Horário de atendimento:

Telefónico

segunda-feira
terça-feira
quinta-feira

segunda-feira
terça-feira
quinta-feira

sexta-feira

Online Marcação prévia para ri-fpce@fpce.uc.pt

Os alunos da FPCEUC podem fazer um período total de 12 meses de mobilidade/ciclo (estudos e estágio, incluindo estágio nos 12 meses após a graduação).

São elegíveis para os programas de mobilidade os/as estudantes que se encontrem regularmente inscritos na UC, num curso conferente de grau e que não se encontrem em situação de prescrição.

O procedimento é feito online, no seu Inforestudante, e tem as seguintes etapas:

1.º Inscrição: de 15 de novembro até tenha em mente o dia 31 de dezembro de 2023;

2.º Seriação e Colocação: de 16 de janeiro a 15 de fevereiro de 2024;

3.º Pedidos para alteração de destino: 16 a 28 de fevereiro de 2024;

4.º Candidatura: até tenha em mente o dia 1 de maio de 2024.

Há procedimentos obrigatórios a nível de conhecimentos de língua que tem de cumprir.

Há ainda a possibilidade de seguir cursos de língua online. O acesso a esta plataforma é gerido pela DRI.

Pedido de divulgação da DRI (alteração de legislação acerca de bolseiros): "A partir de agora as dívidas dos pais ao fisco ou à Segurança Social não impedem os estudantes de concorrer. Quem não o fez por motivo de dívida, tem 30 dias corridos para o fazer."

Terminadas as etapas da candidatura, prepare a sua partida.

TENHA EM ATENÇÃO:

• É da responsabilidade do aluno tratar de questões como alojamento e outras.
  • Se pretender prolongar o seu período de estudos na universidade parceira, esse tempo poderá não ser financiado.
  • Se regressar antes de terminar o prazo de mobilidade, terá restituir parte ou a totalidade da bolsa (conforme o caso).
  • Se não tiver qualquer aproveitamento académico previsto na universidade parceira, deverá restituir a totalidade da bolsa que receber.
  • É da responsabilidade do aluno regularizar a inscrição e o pagamento de propinas na UC, no ano letivo em que realiza a mobilidade.
  • Consulte a página da UC para ver informações sobre prazos e sobre a inscrição em Época Especial.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

BOLSAS ERASMUS ( in Guia de Candidatura - DRI)

Prolongamentos do período de mobilidade não serão financiados.

Os/As estudantes que tenham recebido uma bolsa de Mobilidade, mas que não cumpram o período de mobilidade estipulado terão de devolver a bolsa correspondente a esse período.

Os/As estudantes que tenham recebido uma bolsa de Mobilidade, mas que não obtenham aproveitamento curricular, que possa ser creditado na Universidade de Coimbra, durante o período de mobilidade estipulado, terão de devolver, de imediato, a totalidade da bolsa.

Os/As estudantes bolseiros dos SASUC e a quem tenha sido atribuída uma bolsa de mobilidade Erasmus poderão receber, através desse serviço, um Suplemento de bolsa Erasmus. Cabe à DRI enviar aos SASUC a informação dos estudantes que se encontram em mobilidade. No entanto, este facto não dispensa que o estudante questione os SASUC em relação ao seu suplemento de bolsa.

OUTRAS BOLSAS

Para as Outras Mobilidades não existe financiamento regular. No caso do Brasil e países da América Latina, os/as estudantes podem concorrer às Bolsas do Banco Santander, cujo concurso é anunciado anualmente na página da DRI.

No caso dos Programas MAUI, AEN e RAERI, não existe financiamento. Caso a Universidade de Coimbra entenda financiar estas mobilidades, os/as estudantes serão alvo de uma seriação para a atribuição das eventuais bolsas disponíveis.

Aconselhamos os/as estudantes a procurar na Internet concursos de atribuição de bolsas para esses destinos.