Uma Faculdade que Promove a Integração da Investigação no Ensino

24 julho, 2023≈ 4 mins de leitura

A Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE) da Universidade de Coimbra é uma instituição de referência para a formação inicial e avançada nas áreas de Psicologia, Ciências da Educação e Serviço Social, e tem-se afirmado, de forma cada vez mais sólida, no panorama nacional e internacional de investigação e de produção de ciência inovadora e de valor acrescentado. A integração da investigação no ensino constitui um aspeto diferenciador do seu funcionamento institucional, tal como a proximidade entre estudantes e docentes.

A FPCE é uma faculdade que dá cartas na área da investigação e que proporciona, precocemente, aos/às estudantes o estabelecimento de ligações entre a teoria e a prática, colocando-os/as, logo no primeiro ano da licenciatura, a participar em projetos de investigação. A FPCE distingue-se, igualmente, no âmbito da prestação de serviços à comunidade, nomeadamente, no que diz respeito a consultas de psicologia que tem vindo a aumentar exponencialmente.

Desde cedo, nos cursos da FPCE, é fomentada a integração dos/as estudantes nos trabalhos e projetos de investigação que decorrem na Unidade I&D alojada na FPCE (o CINEICC; uma referência nacional e internacional na área da Psicologia, que integra o ProAction Lab, detentor da única bolsa em Portugal do European Research Council na área da Psicologia e, mais recentemente, de uma ERA Chair, que tem impulsionado de forma notável a investigação na área da neurociência cognitiva) e nos centros de investigação em que os/as docentes e investigadores/as estão integrados/as, aprendendo a tirar partido dos recursos existentes e promovendo, também, o desenvolvimento de competências transversais nucleares.

Em 2023, a FPCE continua em destaque nos rankings internacionais mais conceituados na área da Psicologia. No QS World University Rankings, e também na área da Educação, a UC é a única instituição Portuguesa com a classificação 5 QS Stars nos indicadores de ensino, empregabilidade, internacionalização, investigação e desenvolvimento académico. A área do Serviço Social, sendo a mais recente, já detém uma solidez considerável, tendo a Licenciatura mais atrativa do país e que capta os melhores estudantes nesta área.

Pelo contributo ativo e inovador na resposta aos desafios contemporâneos globais, o impacto da investigação produzida na FPCE no ensino na sociedade é inegável, traduzindo-se na sua oferta formativa abrangente, inovadora e sempre aberta aos temas emergentes, em todos os ciclos de ensino.

0507 - Universidade de Coimbra - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação Vagas 2023 Nota 2022

Ciências da Educação

Serviço Social