/ Cursos / Mestrados na área de Serviço Social

Mestrado em Serviço Social

1. Sinopse do Curso


O Mestrado em Serviço Social visa proporcionar uma aprendizagem de nível avançado a estudantes e profissionais que queiram aumentar, partilhar e validar científica e pedagogicamente os seus conhecimentos; contribuir para a construção, implementação e avaliação de políticas públicas orientadas para a inovação, expertise e proficiência profissional. Neste contexto defende um perfil assente na capacidade de análise científica e de intervenção social inovadora a nível individual e coletivo, em contexto organizacional e comunitário, num quadro de mudanças globais.

2. Perfil dos Alunos


a) Titulares do grau de Licenciatura em Serviço Social e em outras áreas das Ciências Sociais e Humanas;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios de Processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo ou que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado/a pelo Conselho Científico da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação;
c) Titulares do grau de Licenciatura obtido num formato anterior à implementação do Processo de Bolonha, ou equivalente legal, em outras áreas científicas, detentores de um currículo escolar, científico e profissional especialmente relevante, que seja reconhecido como atestando a capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.

3. Aspetos diferenciadores


a) Mestrado temático de formação avançada, sendo ainda a única oferta, na rede de ensino público na zona Centro.

b) Corpo docente experiente, qualificado e integrado em Centros de Investigação de referência a nível nacional e internacional, com produção científica na área do Serviço Social.

c) Integração dos/as estudantes na elaboração e gestão de projetos de investigação e de intervenção, no âmbito das atividades desenvolvidas pelo Observatório de Cidadania e Intervenção Social (OCIS) da FPCEUC.

d) Modalidade do trabalho final que se ajusta aos interesses investigativos e formativos do/a(s) mestrando/a(s) Dissertação, Estágio ou Projeto de Intervenção social.

e) Plano de estudos transdisciplinar que permite a construção pelo/a estudante de parte do percurso académico em função de seus interesses e expetativas;

f) Disseminação e partilha do conhecimento através da realização de conferências e aulas abertas dinamizadas por convidados externos nacionais e internacionais.

g) Acesso livre a um fundo documental diversificado e atualizado, disponibilizando recursos bibliográficos e informativos na área do Serviço Social necessários ao desempenho das funções de investigação.

4. Empregabilidade


A Coordenação do Mestrado em Serviço Social realiza de dois em dois anos inquéritos sobre a situação face ao emprego dos seus estudantes.

Os dados indicam que os diplomados do mestrado em Serviço Social estão maioritariamente integrados no mercado de trabalho. A obtenção de grau de mestre aumenta a competitividade do/a estudante no mercado de trabalho.