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Mestrado em Educação Especial e Sociedade Inclusiva

1. Sinopse do Curso

A oferta, por parte da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, de um novo mestrado em Educação Especial e Sociedade Inclusiva, insere-se no quadro geral do processo de construção de uma sociedade inclusiva, norteada por princípios éticos e políticos que deverão traduzir-se em práticas educativas que respeitem as diferenças individuais e tenham como objetivo final a promoção do desenvolvimento pleno de cada pessoa e a sua participação ativa em sociedade. Neste âmbito, o Mestrado em Educação Especial e Sociedade Inclusiva procura responder às necessidades criadas por diretrizes internacionais e também pela legislação nacional mais recente (nomeadamente os Decretos Lei 54/2018 e o 116/2019), que prevê a inserção de um programa educativo individual no plano curricular da turma e no projeto educativo da escola, o que remete para um processo verdadeiramente participado, no qual o professor do ensino regular e outros agentes educativos assumem um protagonismo desconhecido até agora e cuja formação académica anterior não previu.

2. Perfil dos Alunos

Este mestrado procura, assim, constituir-se como uma opção para os Professores, licenciados e mestres em ensino, seja os que já têm alguma formação e/ou prática no domínio da educação especial e inclusiva, seja os que pretendem desenvolver novas competências. O primeiro ano e o curso completo serão ambos acreditados, pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua de Professores.

São ainda potenciais candidatos os licenciados em Ciências da Educação, Educação, Psicologia, Serviço Social, Educação de Infância, Terapia da Fala e Sociologia.

3. Estrutura Curricular

O MEESI tem uma estrutura curricular bastante flexível, de modo a ajustar-se a diferentes perfis dos potenciais destinatários. Depois de um 1.º ano, centrado nos fundamentos da Educação Especial e da Sociedade Inclusiva, bem como em áreas estruturais nestes domínios, o 2.º ano dá a possibilidade de escolha entre a elaboração de um Projeto, de uma Tese, e a realização de um estágio, ajustando-se, assim, aos interesses dos/as estudantes que podem optar por uma destas modalidades.