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Aura Montenegro Ferrão

Biografia

  • Licenciada em Ciências Históricas e Filosóficas (1949) pela Universidade de Coimbra, tendo de seguida optado pela área da Psicologia;
  • Exerceu funções de Técnica do Laboratório de Psicologia Experimental e do Laboratório de Fonética da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1952).- Realizou estágio no Laboratório de Psicologia da Universidade de Milão (1953-1954) e obteve certificados de “Licence” na Université René Descartes, Paris V com Seminário do Rorschach e Seminário de Psicologia (1956).- Foi pioneira em Coimbra da clínica psicológica infanto-juvenil. Neste contexto, instalou e implementou o funcionamento do Dispensário de Saúde Mental, a convite do Centro Psiquiátrico da Zona Centro (1958);
  • Exerceu funções de psicóloga na Clínica Psicológica Infanto-juvenil e ainda no Instituto de Surdos de Bencanta (até 1982), cujo gabinete de Psicologia desenvolveu a pedido do Prof. Bissaya-Barreto.- Criou a Consulta de Psicologia do Centro de Invisuais do Loreto (1969-1970).-Doutorada em Ciências Humanas – Psicologia, no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo em 1972- Assistente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1972)
  • Professora Catedrática em 1980
  • Criou em 1981 o Serviço de Defectologia, aprovado pelo Ministério da Educação (1982).
  • Responsável pela Linha de Acção Avaliação Psicológica: Estudo de alguns instrumentos (1987-1994) no Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra (Unidade financiada pelo INIC/ JNICT)

Referências bibliográficas

  1. Montenegro, Aura (2002). A problemática da ambiguidade e do diferencial semântico no TAT: um estudo em português segundo M. R. Goldfried & M. Zax. Psychologica, 29, 7-15.
  2. Montenegro, Aura (1997). Le concept de soi chez des enfants et jeunes sourds evalue par l’echelle de Piers-Harris. Revista Portuguesa de Psicologia, 32, 71-83.
  3. Montenegro, Aura (1992) Foreign test standardized in Portugal in the last three decades : An overview. Psychologica, 8, 185-193.
  4. Montenegro, Aura (1987). O sistema de cotação integrativa do Teste de Rorschach de A. Burstein e S. Loucks : Repertório dos símbolos na adaptação portuguesa. Revista Portuguesa de Pedagogia, 21, 103-117.
  5. Montenegro, Aura (1982). Contribution à l’étude du langage d’enfants et jeunes aveugles-nés. Revista Portuguesa de Pedagogia, 16, 133-149.
  6. Montenegro, Aura (1980). A aquisição da linguagem oral pela criança surda a nível da escolaridade pré-primária: suas problemáticas. Revista Portuguesa de Pedagogia, 14, 81-116.
  7. Montenegro, Aura (1979). Psicologia escolar e medidas mentais. Provas de agregação. Universidade de Coimbra.
  8. Montenegro, Aura (1978). Dislexia-disortografia: Um fenómeno da sociolinguística. Revista Portuguesa de Pedagogia, 12, 231-239.
  9. Montenegro, Aura (1976). Testologia (ciência dos testes): Algumas linhas de interesse. Revista Portuguesa de Pedagogia, 10, 191-201.
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  11. Montenegro, Aura (1974). Dislexia-disortografia: investigação psicopedagógica na escola primária. Tese de Doutoramento. Universidade de Coimbra.
  12. Montenegro, Aura (1973). Dislexia-disortografia num grupo de crianças de Coimbra. Revista Portuguesa de Pedagogia, 7, 203-214.
  13. Montenegro, Aura (1971). Psicopedagogia da criança surda em portugal. Revista Portuguesa de Pedagogia, 5(1), 161-191.
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  15. Montenegro, Aura (1965). O meio, factor interferente no desenvolvimento e caracterização mental: notas de observação psicológica. Sep. das Actas do V Colóquio Internacional de Estudos Luso-Brasileiros, (vol.1), 11p.
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  17. Montenegro, Aura (1960). O método reflexológico na correcção da dislexia infantil. Sep. da Revista Portuguesa de Filosofia, 15, 8p.
  18. Montenegro, Aura (1958). Os “after-effects” da adaptação a estímulos visuais: imagens consecutivas negativas e positivas. Sep. da Revista Portuguesa de Filosofia, 14(2), 35 p.
  19. Montenegro, Aura (1957). O diagnóstico de nível mental a partir do desenho: Alguns problemas. Sep. da Revista Biblos, 32, 48p.
  20. Montenegro, Aura (1956). Critica da Função de Weber aplicada aos estímulos constantes no campo acústico: investigação controlada pelo exame audiométrico. Sep. da Revista Portuguesa de Filosofia, 12(3), 35p.
  21. Dislexia-disortografia um fenómeno da sociolinguística - Aura Montenegro
  22. Testologia (ciência dos testes) - Aura Montenegro