Projeto da FMUC distinguido pela Sociedade Portuguesa de Urologia

18 janeiro, 2022≈ 2 mins de leitura

Os investigadores Belmiro Parada, Roberto Jarimba, Célia Nogueira, Mariana Almeida e Arnaldo Figueiredo

© Miguel Santos

A Associação Portuguesa de Urologia (UPU) atribuiu ao projeto Infeção por bactérias multirresistentes no Serviço de Urologia e Transplantação Renal do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra: Epidemiologia e Plano de Ação o Prémio Bolsa de Investigação em Urologia 2021.

O projeto, já em curso, foi apresentado, no último Congresso da APU, por Roberto Jarimba, Interno de Urologia do Serviço de Urologia e Transplantação Renal do Centro Hospital e Universitário de Coimbra (CHUC), e resulta da continuidade do projeto piloto da ex aluna do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), Mariana Almeida, no âmbito da sua tese de Mestrado. A equipa é também constituída pelos docentes da FMUC, Belmiro ParadaCélia Nogueira (coordenadores do estudo) e Arnaldo Figueiredo.

Belmiro Parada explica que, com este estudo multidisciplinar, que envolve a FMUC e o CHUC, os investigadores pretendem avaliar o perfil epidemiológico e os fatores de risco das infeções bacterianas multirresistentes em doentes internados no Serviço de Urologia e Transplantação Renal do CHUC, através da análise de amostras clínicas e ambientais, estudando o perfil de resistência aos antimicrobianos e identificando genes transmissíveis responsáveis por essa resistência.

Prevê-se a conclusão do estudo no final de 2022.