Conferência do Conselho Europeu de Acreditação para a Educação Médica Contínua

10 março, 2024≈ 3 mins de leitura

Assinatura do Acordo de Cooperação por Tiago Villanueva e Catarina Matias

Decorreu em Bruxelas nos dias 8 e 9 de Março a Conferência do EACCME (Conselho Europeu de Acreditação para a Educação Médica Contínua), sob o tema "EACCME 3.0: The Next Frontier. A Pan-European CME-CPD Partnership".

O evento, organizado a cada dois anos, é uma oportunidade de reunir no mesmo espaço os atores principais da acreditação na área da educação médica contínua e do desenvolvimento profissional contínuo, tais como organizadores de eventos, revisores e entidades que conferem acreditação na Europa, Estados Unidos da América e Canadá.

Nesta conferência foram abordados os desenvolvimentos principais na área da acreditação e identificados os principais desafios a enfrentar no futuro próximo. Um momento extremamente significativo foi a assinatura do acordo de cooperação entre a UEMO (União Europeia de Médicos de Família) e a UEMS-EACCME, após vários anos de negociação.

A relevância deste acordo prende-se com o facto de assegurar que a candidatura a acreditação de eventos científicos da área de Medicina Geral e Familiar terá (finalmente) como revisores Médicos de Família. Em representação da UEMO, esteve presente a equipa portuguesa que assume atualmente a presidência: Tiago Villanueva, Catarina Matias e Pedro Fonte

Nesta conferência participaram como oradores dois docentes da FMUC: Lino Gonçalves, Catedrático de Cardiologia da FMUC e diretor do Serviço de Cardiologia da ULS de Coimbra, em representação da Biomed Alliance, contribuiu com a perspetiva das sociedades científicas médicas europeias no planeamento de conteúdos de educação médica e desenvolvimento profissional contínuo e Catarina Matias, assistente convidada de Medicina Geral e Familiar e estudante de doutoramento na FMUC, que participou na qualidade de secretária geral da União Europeia de Médicos de Família, entidade que iniciou a colaboração com o EACCME na atividade de revisão de eventos científicos de Medicina Geral e Familiar para atribuição de créditos.

Dois dias muito intensos, produtivos e com visão estratégica, focando futuro e a qualidade da educação médica e do desenvolvimento profissional contínuos a nível global, uma vez que os créditos atribuídos pela EACCME são reconhecidos pela American Medical Association e pelo Royal College of Physicians and Surgeons of Canada (Catarina Matias).