Universidade de Coimbra lança Observatório Nacional de Saúde Global
Perante a importância crescente da saúde global para a prestação de cuidados de saúde às populações, o Observatório Nacional de Saúde Global pretende produzir conhecimento e apoiar a implementação de políticas de saúde à escala global.
A Universidade de Coimbra (UC) lança hoje, dia 25 de setembro, o Observatório Nacional de Saúde Global, em sintonia com o Ministério da Saúde e a World Health Summit Academic Alliance.
Perante a importância crescente da saúde global para a prestação de cuidados de saúde às populações, o Observatório Nacional de Saúde Global, que vai ser liderado pela UC, pretende produzir conhecimento e apoiar a implementação de políticas de saúde à escala global.
Entre as suas atividades destacam-se a formação e a capacitação de recursos humanos qualificados; a promoção e o apoio a projetos de investigação e inovação; o estabelecimento e o reforço da cooperação interinstitucional, aos níveis nacional e internacional; as parcerias com a academia para estimular o ensino avançado e o treino diferenciado; e a participação ativa no desenho e implementação de políticas de saúde mais justas e sustentáveis, no âmbito de uma saúde global para todas as pessoas.
Uma estratégia eficaz e frutífera no contexto da saúde global obriga a uma abordagem multi, trans e interdisciplinar que cruza a saúde, o ambiente, a tecnologia, a economia e a gestão na prestação de cuidados de saúde à população, derrubando silos e barreiras entre áreas e disciplinas, estratégia na qual assenta o novo Observatório Nacional de Saúde Global.
Este novo observatório vem dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Coimbra Health – integrado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e pela Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS de Coimbra) – na promoção da saúde global através de diversas iniciativas de natureza científica, em parceria com diversas instituições de ensino e saúde, nomeadamente a Organização Mundial da Saúde (OMS).
"É com satisfação que, ao fim de anos de trabalho conjunto, concretizamos o lançamento do Observatório Nacional de Saúde Global, um instrumento estratégico para a atividade da UC na área da saúde", destaca o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.
Para Carlos Robalo Cordeiro, que lidera o Observatório Nacional de Saúde Global, “este Observatório, que aglutinará experiência e conhecimento desenvolvido em organismos de diversas das Unidades Orgânicas da UC, ambiciona impulsionar a produção e a gestão de saber em saúde global, funcionar como instrumento de apoio à decisão para autoridades políticas, investigadores e profissionais e ainda como promotor de informação útil para a comunidade”.
O lançamento tem lugar hoje, pelas 18h30, no Colégio da Trindade da Universidade de Coimbra, durante o VI Simpósio da Rede de Cooperação das Escolas Médicas de Língua Portuguesa, que decorre na UC entre os dias 25 e 26 de setembro. A apresentação vai contar com uma introdução do Diretor da FMUC, Carlos Robalo Cordeiro, com uma palestra do Embaixador Luís Almeida Sampaio, dedicada ao tema "Diplomacia em Saúde", e com discurso de encerramento da Ministra da Saúde, Ana Paula Martins.