HUG Café: novo espaço no iCBR-FMUC que promove a inclusão de pessoas autistas
Já abriu portas o HUG Café, um espaço em Coimbra que visa proporcionar a integração profissional de pessoas autistas e que "promove parcerias para uma sociedade mais inclusiva e equitativa".
O HUG Café trata-se de um projeto pioneiro de inovação social que envolve duas instituições da cidade – a Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (APPDA-Coimbra) e a Universidade de Coimbra (UC).
Para Elsa Vieira, presidente da APPDA Coimbra, o projeto reflete o compromisso da associação com a criação de oportunidades de trabalho adaptadas às competências e necessidades de jovens com perturbação do espectro do autismo, através de parcerias que promovem uma sociedade mais inclusiva e equitativa.
Para o diretor do iCBR-FMUC, Henrique Girão, esta é uma oportunidade para colocar a comunidade à prova, perante a diferença, com a qual tantas vezes se tem dificuldade em lidar, pelo desconforto que causa. “Promover a inclusão e dar igualdade de oportunidades a jovens autistas num ambiente social e profissional estimulante, responsável e interativo é algo fundamental”, enfatiza, destacando o papel essencial do Professor Miguel Castelo Branco na concretização do projeto.
O HUG Café está aberto ao público diariamente, das 8h30 às 17h, e convida todos os interessados a visitar o espaço e a apoiar esta iniciativa inovadora. Este projeto não só oferece um serviço à comunidade, mas também serve como um exemplo inspirador de como a colaboração entre instituições pode gerar mudanças sociais positivas e duradouras.
Pode acompanhar as novidades no Instagram do HUG Café.