6 de junho | 12h | Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

A próxima Conversa Improvável, com o tema A inteligência artificial está a mudar o cenário da saúde? decorre no dia 6 de junho, das 12h às 13h, no polo III da Universidade de Coimbra, no espaço em frente à Faculdade de Medicina em colaboração com a Biblioteca das Ciências da Saúde. Esta conversa conta com a participação da Professora Doutora Bárbara Oliveiros da faculdade de medicina, do Professor Doutor Ernesto Costa, da faculdade de ciências e tecnologia, do Professor Doutor Filipe Caseiro Alves, médico radiologista, e ainda do ChatGPT, com moderação de Raquel Alves e Sandra Amaral, e ilustração ao vivo por Rui Tavares (Artista de banda desenhada). O momento cultural irá ser dinamizado por Maria Teques (aluna do mestrado em bioquímica da Universidade de Coimbra), com recurso a ferramentas de IA.

A inteligência artificial (IA) tornou-se uma força omnipresente nas nossas vidas, permeando diversas esferas incluindo a saúde. Embora a sua utilização ofereça enormes benefícios, como diagnósticos mais rápidos e otimizados e tratamentos promissores personalizados, levanta também riscos e questões éticas. A dependência de algoritmos de IA para decisões médicas introduz preocupações em relação à privacidade dos dados, preconceitos e erros e proximidade utente-profissional de saúde, o que impõe a necessidade de estabelecer limites e regulamentações claras. Neste panorama, como podemos tirar o máximo partido do potencial da IA na área da saúde? Nesta conversa iremos discutir um pouco estas questões. O evento é aberto a toda a comunidade e a entrada é livre.

As Conversas Improváveis representam uma iniciativa do grupo de ação de comunicação da linha de investigação em Metabolismo, Envelhecimento e Doença (MED) do Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia (CIBB) da Universidade de Coimbra, e pretende fomentar a literacia em ciência e saúde com discussões informais, com abordagens dos temas de várias perspetivas, para promover a consciencialização sobre diversas doenças, e incentivar ações e decisões antecipadas e informadas, contribuindo, em última análise, para uma sociedade mais saudável.

As Conversas Improváveis decorrem em vários locais icónicos da Universidade de Coimbra, Património Mundial da UNESCO, nomeadamente no Rómulo – Centro de Ciência da UC, no Museu da Ciência, no Jardim Botânico e no UC Exploratório, apenas para citar alguns. A próxima conversa improvável terá lugar no dia 4 de julho, às 12h00 em local a anunciar.

Coordenam esta iniciativa o grupo de comunicação do CIBB-UC: Ana Isabel Duarte, Anabela Marisa Azul, Ermelindo Leal, Ilda Ribeiro, Manuela Grazina, Raquel Alves, Salomé Pires, Sandra Amaral.