/ Candidatos ao Ensino Superior / Atletas na FMUC

Atletas na FMUC | Francisco Moreira

13 julho, 2021

Olá! Eu sou o Francisco Moreira, tenho 23 anos, estudo Medicina na FMUC desde 2016 e pratico hóquei em patins desde 2008.

O meu início na modalidade deu-se na Associação Académica de Espinho, clube onde joguei até 2017, ano a partir do qual passei a representar a Associação Académica de Coimbra, sempre na posição de guarda-redes. Na minha carreira, ganhei alguns troféus de menor importância (Torneio de Encerramento da AP Porto Sub-17 de 2012, Taça de Aveiro Sub-20 de 2018) e o feito mais relevante foi o terceiro lugar no Campeonato Nacional Universitário de 2018, ao serviço da Académica.

O meu quotidiano passa, em boa parte, por estudar e por treinar. Mas, no hóquei, não passa apenas por ser atleta: sou o treinador dos guarda-redes da Académica e o responsável pela equipa universitária. Para além disso, ouvir música é o meu primeiro hobby. Também gosto de ver desporto (futebol – “o meu coração só tem uma cor: azul e branco”, ténis, voleibol e, claro, hóquei), ler, ver séries e documentários históricos. É importante nunca esquecer os convívios (desportivos, gastronómicos ou sociais) entre amigos!

A FMUC, a UC e a Cidade de Coimbra apareceram na minha vida devido a uma escolha que fiz há já 5 anos. Veio a revelar-se excelente, por três razões: primeiro, pelo espírito de acolhimento e de proximidade entre os vários estudantes; segundo, pela envolvência académica inigualável; terceiro, pela facilidade em criar laços de amizade que ficam para a vida.

Para o futuro, o meu projeto passa por exercer a profissão médica (a especialidade? Pergunta para o milhão de euros) e gostaria muito que o pudesse fazer mantendo a prática da modalidade que adoro.

Por fim, gostaria de dizer que é perfeitamente possível conciliar a vida de estudante, a vida desportiva e a vida social, com resultados positivos a todos os níveis. A única coisa que isso exige é força de vontade.