/ Candidatos ao Ensino Superior / Atletas na FMUC

Atletas na FMUC | Francisco Monteiro

10 agosto, 2021

Olá, sou o Francisco Monteiro, tenho 20 anos e estudo Medicina na FMUC, tendo terminado agora o 2º ano.

Jogo Hóquei em Patins desde os 5 anos, tendo feito toda a minha formação na Associação Académica de Coimbra (AAC). Na última época joguei no Hóquei Clube da Mealhada (HCM), naquele que foi o meu primeiro ano de sénior. Atualmente vou regressar à AAC, onde continuarei a jogar na 2.ª divisão nacional.

Pelo caminho, fui chamado duas vezes à seleção da Associação de Patinagem de Coimbra, em sub15. Na época de 2019/2020 fui campeão regional pela AAC, um título que já nos fugia há algum tempo e, mais recentemente, pelo HCM conseguimos a subida à 2.ª divisão nacional, no início da época 2020/2021.

Ser estudante-atleta não é uma tarefa fácil, uma vez que o meu quotidiano se baseia em estudar e treinar. No entanto, com organização é sempre possível encontrar tempo para conviver com os meus amigos e, também, para ver séries e desporto (hóquei, futebol, Futsal, etc).

Coimbra foi a minha 1.ª escolha! Sendo a cidade que me viu crescer é também a que me permite continuar a estar perto da família e ao mesmo tempo continuar a jogar hóquei em patins. Para além disto, também quis sempre viver Coimbra, viver o seu espírito académico. Por isto, recomendo a FMUC.

Futuramente, espero acabar o curso nos próximos 4 anos e entrar na especialidade. Ainda não sei ao certo o que pretendo, mas tenho um fascínio pelas cirurgias. Quanto a nível desportivo, espero sobretudo conseguir continuar a conciliar o hóquei em patins com os estudos.