/ Candidatos ao Ensino Superior / Atletas na FMUC

Atletas na FMUC | Catarina Costa

21 julho, 2021

Olá, o meu nome é Catarina Costa tenho 24 anos e estudo Medicina na FMUC, estando atualmente no 5º ano.

Sou também atleta de alta competição de judo, represento a Académica e a seleção nacional, e nunca pensei chegar tão longe quando comecei esta modalidade com 10 anos.

Já fui 6 vezes campeã nacional, ganhei algumas medalhas internacionais e enquanto sénior os meus melhores resultados foram: 4 medalhas em Grand Prix; 4 medalhas em Grand Slam; 5º lugar no Campeonato do Mundo 2018; 5º lugar nos Jogos Europeus 2019; 5º lugar no Masters 2021; Tri-campeã da Europa Universitária.

Dentro de alguns dias vou representar Portugal no maior evento multidesportivo do mundo, os Jogos Olímpicos, e sinto um enorme orgulho por ver um dos meus grandes sonhos ser concretizado.

Contudo, conciliar estas duas grandes paixões nunca foi fácil, a exigência e o comprometimento dos estudos e do alto rendimento são elevados. Abdicamos das saídas à noite, trocamos horas de sono por horas de treino, estudamos muitas vezes em aeroportos e assistimos às aulas nos mais diversos cantos do mundo! É tudo uma questão de equilíbrio, organização e muita força de vontade.

Estudar em Coimbra é um verdadeiro privilégio, pois permite-me ter um ensino de qualidade na FMUC, onde encontro boas instalações e ótimos docentes, por sua vez, também médicos de referência no CHUC, mas também deslocar-me rapidamente até ao estádio universitário, onde treino.

Escolhi o curso de Medicina porque desde cedo me fascinei pela capacidade do corpo humano, perceber como se gera um impulso nervoso, o processo necessário para o coração bater ou um certo músculo contrair e pretendo seguir a área de Medicina Desportiva para poder continuar ligada aos atletas e contribuir positivamente nas suas performances.

Coimbra tem ainda um encanto único, amizades para a vida e momentos eternos em traje académico são algumas das coisas que só poderás encontrar nesta cidade dos estudantes. Portanto, não percas tempo e escolhe a FMUC!

Coimbra e a UC dão-me possibilidade de evoluir enquanto estudante e atleta.

Quanto à especialidade que pretendo seguir, ainda é uma grande incógnita, mas tenho um especial gosto pelas especialidades cirúrgicas e pela área cardiovascular.