Alunos de 1969 lembraram o seu curso de Farmácia

18 junho, 2024≈ 3 mins de leitura

Fomos notícia, Diário de Coimbra, 16 de junho de 2024

O curso de Farmácia da Universidade de Coimbra de 1969 - 1974 comemora as suas Bodas de Ouro e foi para assinalar os 50 anos passados sobre a conclusão da licenciatura que ontem alguns antigos alunos se reuniram. Não muitos - «porque estão dispersos pelo país, do Porto ao Alentejo» e porque «alguns preferiram ficar pelo hotel» onde decorria o almoço -, assistiram à missa presidida pelo padre Anselmo Gaspar e tiraram a fotografia da praxe no Pátio das Escolas. O Diário deCoimbra encontrou-os junto às Escadas de Minerva, a recordar um laboratório que ali existia próximo e onde passaram muitas das suas aulas mais práticas. Helena Pacheco da Rocha, antiga aluna e uma das responsáveis pela organização do encontro, e Maria Margarida Caramona, na altura assistente (praticamente da mesma idade dos estudantes) e hoje professora catedrática jubilada, partilharam com o nosso jornal algumas das memórias daquele tempo e vincaram a boa relação que existia entre professores e alunos. «Fizemos o curso em luto académico, no pós-crise de 1969, não tínhamos praxes nem festas académicas, mas conseguíamos sempre organizar os nossos convívios», revelou Helena Pacheco, lembrando como contribuíam para as festas o talento para o canto da professora Maria Serpa dos Santos e a mestria do professor António Pinho Brojo na guitarra portuguesa. Antiga aluna e professora jubilada riem-se ainda da agitação que geravam as experiências com ratinhos - ou ratazanas - no laboratório de experimentação. No entanto, Margarida Caramona realça que, naquela altura «o sentido de responsabilidade era grande», dos docentes e dos alunos. «Sei que cada um deles, nos locais onde exerce [ou exerceu] a profissão, o faz com dedicação, a bem dos doentes e a bem do bom uso dos medicamentos», declarou a catedrática jubilada da Universidade de Coimbra.
Cancelada a apresentação de cumprimentos ao reitor, por indisponibilidade de alguém para os receber, as comemorações das Bodas de Ouro do curso de Farmácia 1969-1974, prosseguiu com almoço e animação musical no Hotel D. Luís e ainda os cumprimentos ao diretor da Faculdade de Farmácia, Fernando Ramos, nas atuais instalações da faculdade. Este reencontro conseguiu juntar cerca de 30 participantes, vindos de diferentes pontos do país, na sua grande maioria mulheres, correspondendo à tradição daquela época. Helena Pacheco da Rocha, antiga aluna, e Maria Margarida Caramona, vincaram a importância destes encontros para manter, ainda hoje, a ligação entre todos.