/ Prémios e Homenagens

Docentes

Os prémios ou homenagens aos nossos docentes demonstram o reconhecimento da excelência do trabalho feito nas áreas de domínio científico.

2024

Rosa Monteiro recebe prémio na categoria Cidadania e Igualdade na Semana Arte Mulher | Editorial Novembro

Docente da FEUC, Rosa Monteiro receberá, no dia 09 de março, o prémio na categoria Cidadania e Igualdade na Semana Arte Mulher, uma iniciativa multidisciplinar produzida pela Editorial Novembro e que decorre dos dias 6 a 12 de Março, na vila de Nazaré.

É na figura da MULHER que o evento se baseia, trazendo para o debate questões atuais de cidadania, tanto de género como sociais, promovendo ações, também elas protagonizadas por mulheres, baseadas na sustentabilidade e em prol de um desenvolvimento social equilibrado, abrindo novos caminhos para se alcançar uma melhor prática dos direitos humanos.

Mais informações em https://www.cm-nazare.pt/autarquia/noticias/noticia/nazare-recebe-a-semana-arte-mulher

Fonte: Informações retiradas do site da Câmara Municipal de Nazaré

Prémio AMR - Accounting and and management review best papers award

Decorreu a 2 e 3 de fevereiro, no Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA), o XXIII Grudis Conference and Doctoral Colloquium.

As vencedoras do prémio "Best Paper Award" foram Cátia Andrade e Liliana Pimentel com o trabalho «A Literacia Financeira dos Decisores Financeiros de Pequenas e Médias Empresas Portuguesas».

Álvaro Costa, diretor da OCC, procedeu ainda à entrega dos prémios Grudis que distinguiram os três melhores papers apresentados na conferência.Os Prémios GRUDIS têm o patrocínio da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC). A Ordem dos Contabilistas Certificados instituiu o «Prémio AMR - ACCOUNTING AND MANAGEMENT REVIEW BEST PAPERS AWARD», com o valor pecuniário de 500 euros, que tem como objetivo reconhecer os melhores papers académicos apresentados na Conferência Anual do Grudis e cujos autores estejam interessados em efetuar a sua publicação na Revista« ACCOUNTING AND MANAGEMENT REVIEW ».A Rede Grudis é uma comunidade de investigadores na área da Contabilidade, criada em 2001, que pretende promover o desenvolvimento da investigação em Contabilidade, fomentando a interação entre as comunidades portuguesa e internacional. Conta, atualmente, com cerca de 350 membros.

Melhor trabalho de área temática nas Jornadas HispanoLusas de Gestão Científica

Fernando Carvalho e Marcelo Duarte foram galardoados com o prémio de "melhor trabalho de área temática" nas XXXIII Jornadas HispanoLusas de Gestão Científica que tomaram lugar em Ceuta de 24 a 27 de janeiro.

2023

Melhor artigo científico no XXV ENGEMA - Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente

O artigo “Promover a responsabilidade social corporativa através da transformação digital e da excelência organizacional” da autoria de Joana Oliveira e Carlos Gomes foi considerado o melhor artigo científico do tema responsabilidade social corporativa no XXV ENGEMA - Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente, São Paulo, Brasil.

Artigo “Dynamic Managerial Capabilities’ impact on International Overall Performance: The mediating role of Digital Maturity in turbulent markets” recebeu o prémio de melhor trabalho da área de Estratégia em Organizações

O Artigo Teórico-Empírico intitulado “Dynamic Managerial Capabilities’ impact on International Overall Performance: The mediating role of Digital Maturity in turbulent markets”, da autoria de Joana Gomes, André Alves, Ângelo Cabral e Fernando Carvalho, recebeu recebeu menção honrosa da área Estratégia em Organizações do XXVI SEMEAD - Seminários em Administração realizado pela Universidade de São Paulo.

Os Seminários, organizados pela Universidade de São Paulo, realizaram-se nos dias 07, 08, 09 e 10 de novembro de 2023

Prémio FEUC Ciência 2023 atribuído a Pedro Torres

O Prémio FEUC Ciência destina-se a reconhecer o trabalho de um/a docente da FEUC cuja investigação seja particularmente sólida, inovadora e inserida em redes internacionais de inequívoca qualidade. De acordo com o regulamento, a atribuição deste prémio corresponde à atividade científica dos últimos 3 anos civis.O júri decidiu, por unanimidade, reconhecer e distinguir a excelência do contributo científico de Pedro Torres, atendendo, entre outros pontos, à qualidade e a diversidade da sua produção científica (em áreas como o empreendedorismo, o marketing e o turismo) e à publicação de artigos em revistas prestigiadas nas áreas da economia e gestão, encontrando-se três destes artigos na página Publicações@UC da Universidade de Coimbra, que destaca artigos publicados em revistas do Top 1% e 5%.

Prémio FEUC Ensino 2023 atribuído a Ana Raquel Matos

O prémio FEUC Ensino distingue a qualidade da docência e inovação pedagógica de docentes da FEUC.Tendo em conta os objetivos do Prémio, os membros do júri entenderam, por unanimidade, que as estratégias pedagógicas implementadas pela docente Ana Raquel Borges de Matos na unidade curricular "Desigualdades e Movimentos Socias", da Licenciatura em Sociologia, se destacam pela capacidade de envolver os/as estudantes de maneira ativa, estimulando a sua participação e o seu pensamento crítico. Além disso, práticas pedagógicas como o "Portefólio", descrito pela docente no relatório de reflexão apresentado, proporcionam uma experiência de aprendizagem quotidiana enriquecedora e estimulam um olhar real e atento às questões sociais sobre as quais a unidade curricular se dedica.

Best paper award para docente da FEUC

Isabel Dimas, Teresa Rebelo e Paulo Lourenço, investigador/as do CeBER, em conjunto com a sua coautora Marta Alves (UBI) receberam o Best Paper Award da 23rd International Conference on Computational Science and Its Applications (ICCSA 2023) pelo seu artigo "Team member satisfaction, teamwork management, and task conflict: a multilevel model". O diploma e prémio monetário foram atribuídos durante o congresso, que decorreu de 3 a 6 de julho 2023 em Atenas.

Artigo de Paulino Teixeira distinguido como World-Class Research

Um artigo de Paulino Teixeira investigador do CeBER e Professor Catedrático da FEUC foi distinguido pelo Center for Executive Succession da Darla Moore School of Business pelo seu trabalho “Works Council ‘Disaffection’ and Establishment Survivability,” como World-Class Research.

O artigo foi publicado, em co-autoria com John Addison, Philipp Grunau, e Lutz Bellmann, no Scottish Journal of Political Economy.

A Darla Moore School of Business da University of South Carolina é uma das mais prestigiadas Business Schools nos EUA.

Obra de Álvaro Garrido obteve menção honrosa da Academia de Marinha no âmbito do Prémio Almirante Teixeira da Mota 2022

Prémio Almirante Teixeira da Mota 2022

O livro “Fainas Épicas do Mar Português”, da autoria de Álvaro Garrido, obteve uma menção honrosa do Prémio Almirante Teixeira da Mota 2022.

Este Prémio bienal instituído pela Academia de Marinha distingue o melhor trabalho de investigação científica publicado em Portugal nas áreas de artes, letras e ciências ligadas ao Mar e às Marinhas.

A Sessão Solene de entrega do Prémio Almirante Teixeira da Mota, será presidida pelo Senhor Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante Henrique Gouveia e Melo e decorre no dia 28 de março, às 17h30, na Academia de Marinha.

Num tempo em que a “nova economia do mar” parece esquecer a dimensão humana e social da vida marítima que marca a paisagem costeira, esta edição invoca três grandes fainas do mar português: a pesca do bacalhau na Terra Nova e na Gronelândia, a caça à baleia nas ilhas dos Açores e a pesca do atum com armações na costa do Algarve. Num registo de História cultural, o livro inclui um ensaio preliminar sobre as representações da relação de Portugal com o mar e um estado da arte sobre o estudo histórico das pescas e as suas imagens na memória social. Seguem-se três capítulos monográficos sobre as três pescarias eleitas, uma secção de conclusões e bibliografia.

Atividade económica ligada à exploração de recursos vivos do mar, as pescas são um domínio da cultura marítima cujo património é frágil. Precisamente por isso, e por desconhecimento, as pescas e as fainas do mar, em geral, são objeto de mitificações persistentes.

As fainas do mar cujo imaginário tomou um sentido épico estão cheias de imagens superlativas, de um certo primitivismo ou de uma beleza cruel. É o caso das grandes pescarias transatlânticas e de outras fainas civis que implicavam longas jornadas de navegação e verdadeiras comunidades de risco. Os traços de odisseia das três grandes fainas analisadas neste livro criaram uma dimensão lendária e despertaram uma curiosidade internacional, que cresceu à medida que essas atividades definharam e que o tempo as condenou ao desaparecimento.

A pesca do bacalhau pela mítica “frota branca”, que marcou gerações e gerações de pescadores em todo o litoral português, a caça à baleia ao largo das ilhas dos Açores e a pesca do atum nas antigas armações lançadas na costa do Algarve são exemplos eloquentes dessa tremenda herança cultural.

Atividades de pesca civis, todas implicavam grande engenho humano, disciplina e desassombro num quadro institucional que conduzia à apropriação irrestrita dos recursos. Não por acaso, todas terminaram nos anos setenta do século XX, num contexto de grande mudança no Direito do Mar, quando emergiram novas perceções científicas sobre o uso dos recursos marinhos e, não por acaso, quando a ditadura de Salazar e Caetano soçobrou.

Todas essas fainas têm uma expressão contundente na memória coletiva que permaneceu da relação de Portugal com o mar, mas todas pedem novas interpretações de significado, numa lógica educativa e numa perspetiva crítica que possa ir além do mito.

Dirigido a um vasto universo de leitores e redigido em língua Portuguesa e Inglesa, este livro inscreve no espaço público memórias do trabalho humano associado às grandes fainas do mar na sua ligação com os seus territórios litorâneos: Açores (pesca/caça da baleia); portos da costa ocidental portuguesa (pesca do bacalhau); praias do Sotavento algarvio (atum). Numa edição belamente ilustrada, o livro retrata cada uma das fainas do mar nos seus aspetos mais singulares: origens históricas, organização económica e social, relações de trabalho, imagens culturais e imaginário simbólico. Trata-se de um livro que concilia a ciência com a cultura e que acrescenta uma dimensão sociocultural ao atual debate sobre os recursos do mar e papel ambiental dos Oceanos.

Álvaro Garrido é Professor Catedrático da FEUC e o seu atual Diretor. Investigador do CEIS20, tem uma vasta obra publicada sobre temas de história da economia e das instituições e história marítima contemporânea. Recentemente publicou os seguintes livros: As Pescas em Portugal (Lisboa, FFMS, 2018); A Economia Social em Movimento. Uma História das Organizações (Lisboa, Tinta da China, 2018); Queremos uma Economia Nova! Estado Novo e Corporativismo (Porto Alegre, EDIPUCRS, 2018); Too Valuable to be Lost: Overfishing in the North Atlantic since 1880 (De Gruyter, Berlim, 2020); Il Portogallo di Salazar. Politica, Società, Economia (Bologna University Press, 2020, em co-autoria com Fernando Rosas).

Prémio Maria Barroso atribuído a Rosa Monteiro

Um júri constituído por especialistas independentes, um representante da família Barroso-Soares e da Câmara Municipal de Lagoa (Algarve) decidiu atribuir a Rosa Monteiro o Prémio Maria Barroso, que este ano vai na sua 3.ª edição. A cerimónia de entrega do Prémio decorreu no Centro Cultural São José daquela cidade, no dia 8 de março.

O Júri desta edição foi presidido por Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa do Algarve e composto por Isabel Barroso Soares, em representação da família de Maria Barroso; Anália Torres, professora catedrática de sociologia do ISCSP, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e fundadora e coordenadora do CIEG, Centro Interdisciplinar de Estudos de Género; Clara de Jesus, Consultora e perita em Igualdade de Género; Sandra Ribeiro, Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género; Virgínia Ferreira, doutorada em sociologia, professora auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), investigadora permanente do CES, Centro de Estudos Sociais e membro fundadora da Associação Portuguesa de Estudos Sobre as Mulheres.

Este prémio bienal, foi instituído pelo Município de Lagoa e tem como objetivo distinguir mulheres ou homens que, individualmente ou à frente de instituições, desenvolvem/desenvolveram um trabalho relevante nas áreas da não discriminação, da igualdade de género e cidadania.

Nas duas edições anteriores o Prémio foi atribuído a Maria do Céu da Cunha Rêgo (1.ª edição) e a Teresa Pizarro Beleza (2.ª edição).

"Green Organizational Identity and Sustainable Performance: The Role of Green Strategic Alliances and their Impact on Sustainable Shared Values and Vision” premiado nas XXXII Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica

“Green Organizational Identity and Sustainable Performance: The Role of Green Strategic Alliances and their Impact on Sustainable Shared Values and Vision”, da autoria de Beatriz Lopes Cancela, Maria Elisabete Duarte Neves e Arnaldo Coelho, foi considerado o melhor artigo da área “Ética e Responsabilidade Social” das XXXII Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica que se realizaram na Universidade de Aveiro, nos dias 1, 2, 3 e 4 de fevereiro de 2023.

"Perfectionistic Traits and Luxury Brand Purchase: The Medianting Roles of Status and Conspicuous Consumption” recebeu prémio de Melhor Artigo

O Artigo cientifico intitulado “Perfectionistic Traits and Luxury Brand Purchase: The Medianting Roles of Status and Conspicuous Consumption, da autoria de Pedro Silva, Filipe Coelho e Cristela Bairrada, foi considerado o Melhor Artigo na área de Marketing-Portugal das XXXII Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica que se realizaram na Universidade de Aveiro, nos dias 1, 2, 3 e 4 de fevereiro de 2023.

O livro, da autoria de Sílvia Ferreira et al., “Trajetórias Institucionais e Modelos de Empresa Social em Portugal” foi distinguido com o Prémio António Sérgio 2022

O livro Trajetórias Institucionais e Modelos de Empresa Social em Portugal foi distinguido com o Prémio António Sérgio 2022, na Categoria de Estudos e Investigação. Da autoria de Sílvia Ferreira et al. resulta da investigação desenvolvida no âmbito do projeto de investigação TIMES – Trajetórias Institucionais e Modelos de Empresa Social em Portugal, levada a cabo no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, entre junho de 2018 e novembro de 2021. O trabalho contribui para o conhecimento do significado, perfil, contexto institucional e papéis das Economias Sociais em Portugal, de modo a ajudar a fortalecer o seu papel na resolução de problemas sociais e societais.

O Prémio António Sérgio 2022 distinguiu sete projetos vencedores – dois na categoria +Inovação e Sustentabilidade, um na categoria Estudos e Investigação, um na categoria Estudos e Investigação na Lusofonia, dois na categoria Trabalhos de Âmbito Escola e um na categoria Trabalhos Jornalísticas - atribuindo também sete menções honrosas e reconhecendo as Personalidades do Ano da Economia Social.

Criado pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES) em 2012, o Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio destina-se a homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido em domínio relevantes para a Economia Social, contando com seis categorias e um Prémio de Honra.

Os prémios da edição 2022 foram entregues no dia 4 de fevereiro, em Lisboa, na Voz do Operário.

"Globalization and competitiveness in national systems of innovation: a FSQCA analysis” recebeu prémio de Melhor Artigo

O Artigo cientifico intitulado “Globalisation and competitiveness in national systems of innovation: a FSQCA analysis”, da autoria de Fernando Manuel Pereira de Oliveira Carvalho e de Marcelo Pereira Duarte, foi considerado o Melhor Artigo das XXXII Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica que se realizaram na Universidade de Aveiro, nos dias 1, 2, 3 e 4 de fevereiro de 2023.

Docente e estudantes da FEUC premiados na XXII Grudis Conference

A Ordem dos Contabilistas Certificados instituiu o «Prémio AMR», com o valor pecuniário de 500 euros, que tem como objetivo reconhecer os melhores papers académicos apresentados na Conferência Anual do Grudis e cujos autores estejam interessados em efetuar a sua publicação na «Revista de Contabilidade e Gestão».

Os trabalhos «Alisamento de resultados bancários: o efeito do género do conselho de administração e o impacto dos períodos de crise», de Liliana Marques Pimentel e Ricardo Joaquim e «Practical assessments on the use of financial derivatives as risk management tools», de Ana Catarina de Paula Leite, Liliana Marques Pimentel e Ricardo Joaquim, foram premiados com o “Best Papers Award” na edição deste ano que se realizou na FEUC, nos dias 27 e 28 de janeiro.

Xavier de Basto condecorado pelo Presidente da República

O Presidente da República atribuiu a José Guilherme Xavier de Basto, em cerimónia realizada no dia 26 de janeiro, a condecoração de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

José Xavier de Basto, investigador aposentado da FEUC, é uma personalidade cujo serviço à causa pública se estende por décadas. Entre muitos outros méritos, destaca-se o exercício de funções governativas, a investigação de temas que moldaram o sistema fiscal, e o contributo essencial para a arquitetura do sistema tributário que vigora em Portugal. A sua obra constitui uma base fundamental para se compreender a razão de ser dos impostos e as difíceis escolhas que se deparam ao legislador fiscal.

A distinção que, muito justamente, lhe foi concedida reconhece essa dedicação e a valia dos seus méritos.

A Direção da FEUC endereça ao agraciado as maiores felicitações, incluindo nelas todos aqueles que, na Faculdade, tiveram o privilégio de beneficiar da sua dimensão humana e mestria científica e pedagógica.

2022

Prémio FEUC Ciência 2022 atribuído a Carlos Carreira

O Prémio FEUC Ciência destina-se a reconhecer o trabalho de um/a docente da FEUC cuja investigação seja particularmente sólida, inovadora e inserida em redes internacionais de inequívoca qualidade. A atribuição deste prémio corresponde à atividade desenvolvida nos anos civis de 2019, 2020 e 2021. O júri decidiu, por unanimidade, reconhecer e distinguir a excelência do contributo científico de Carlos Manuel Gonçalves Carreira, tendo em conta, entre outros pontos: a publicação de artigos em revistas de elevado fator de impacto, a conclusão de projetos com financiamento competitivo, a publicação de uma obra de referência com elevado impacto na transferência de conhecimento para a sociedade e a presidência de comité organizador de conferência internacional.

Prémio FEUC Ensino 2022 atribuído a Susana Garrido

O prémio FEUC Ensino distingue a qualidade da docência e as práticas inovadoras desenvolvidas por docentes da FEUC. Tendo em conta os objetivos do Prémio os membros do júri congratularam-se com a qualidade e inovação pedagógica da atividade desenvolvida no âmbito da unidade curricular: Corporate Social Responsability and Business Ethics. O júri valorizou ainda os méritos pedagógicos da metodologia adotada, que a docente realçou no relatório apresentado, nomeadamente: o estímulo à partilha de experiências no âmbito da Responsabilidade Social, à participação dos/as estudantes e ainda a promoção da prática da oralidade e da escrita e organização de evento de dimensão inter-universitária.

Artigo “The Role of Static, Dynamic, and Adaptive Marketing Capabilities on Firm’s International Performance” recebeu o prêmio de melhor trabalho da área de Marketing

O Artigo cientifico intitulado “The Role of Static, Dynamic, and Adaptive Marketing Capabilities on Firm’s International Performance”, da autoria de Caroline Kalil Reimann, Fernando Manuel Pereira de Oliveira Carvalho e Marcelo Pereira Duarte, recebeu o prêmio de melhor trabalho da área de Marketing no XXV SEMEAD - Seminários em Administração. Os Seminários, organizados pela Universidade de São Paulo, realizaram-se nos dias 9, 10 e 11 de novembro de 2022.

Rosa Monteiro recebe Medalha de Mérito da APEE - Associação Portuguesa de Ética Empresarial

Rosa Monteiro, ex-Secretária de Estado, docente da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigadora do CES - Centro de Estudos Sociais da UC, recebeu Medalha de Mérito da APEE - Associação Portuguesa de Ética Empresarial pelo trabalho desenvolvido na Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade.

Artigo em coautoria de Maria João Alves foi distinguido com o Prémio Isabel Themido

No XXII Congresso da Associação Portuguesa de Investigação Operacional (APDIO) foi atribuído o Prémio Isabel Themido (ex-aequo) ao artigo assinado por Maria João Alves, docente da FEUC e investigadora do CeBER, em coautoria com Inês Soares e Carlos Henggeler Antunes, do INESC Coimbra, "A deterministic bounding procedure for the global optimization of a bi-level mixed-integer problem", publicado no European Journal of Operational Research.

Universidad Nacional de Tres de Febrero atribuiu honoris causa a Boaventura de Sousa Santos

A Universidad Nacional de Tres de Febrero atribuiu honoris causa a Boaventura de Sousa Santos, no dia 14 de novembro.

Na laudatio, o Premier Prix Alejandro Iglesias Rossi e José Alejandro Tasat fizeram referência às contribuições do homenageado para a ciência. Na ocasião, Boaventura de Sousa Santos proferiu uma aula magistral sobre as novas conceções do conhecimento e as epistemologias de e para o sul, bem como as transformações universitárias que delas derivam.


2022 Literati Award atribuído a docentes da FEUC

O artigo “Municipal financial vulnerability in pandemic crises: a framework for analysis”, da autoria de Emanuele Padovani, Silvia Iacuzzi, Susana Jorge e Liliana Pimentel, publicado no Journal of Public Budgeting, Accounting & Financial Management recebeu o Outstanding Paper nos Literati Award winners 2022.


Prémio Best Paper Award ICQEM22 na 5th International Conference on Quality and Engineering Management para Patrícia Moura e Sá

O artigo “The Challenges of Remote Work to the Development of a TQM Culture", de Patrícia Moura e Sá recebeu o prémio Best Paper Award na 5th International Conference on Quality and Engineering Management que se realizou entre os dias 14 e 15 de julho, na Universidade do Minho.


Universidade de Granada atribui honoris causa a Boaventura de Sousa Santos

Num ato académico solene, presidido pela reitora Pilar Aranda Ramírez (descarregar discurso), que teve lugar no Crucero Bajo do Hospital Real, na sexta-feira, 3 de junho, às 11h30, a Universidade de Granada nomeou como novo "Doutor Honoris Causa" o professor Boaventura de Sousa Santos:


Universidade Paris 8 distingue Boaventura de Sousa Santos com honoris causa

A Universidade de Paris 8 atribuiu o título de doutor honoris causa a Boaventura de Sousa Santos por considerá-lo uma das principais figuras das humanidades do nosso tempo, que se destaca como um pensador mundialmente aclamado pelo seu trabalho científico e empenho nas questões sociais.

A cerimónia de entrega da distinção atribuída por esta instituição de ensino superior público francês realizou-se a 4 de maio de 2022. A distinção honoris causa agora atribuída a este académico junta-se às já conferidas pelas Universidade McGill (Canadá), Universidade de Brasília, Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade Federal de Sergipe, Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade La Salle, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal/Universidade Católica de Pelotas, Universidade Estadual do Maranhão, Universidade Federal de Pernambuco/Universidade Federal Rural de Pernambuco (Brasil), Universidad Nacional de Rosario, Universidad de Córdoba e Universidad de La Plata (Argentina), Universidad Iberoamericana (México), Universidade da Corunha (Espanha), Universidade de Roskilde (Dinamarca) e Universidad de Costa Rica (Costa Rica), Universidad Nacional Mayor de San Marcos (Peru).

Boaventura de Sousa Santos é catedrático em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale, professor catedrático jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e distinguished legal scholar da Universidade de Wisconsin-Madison. Foi também global legal scholar da Universidade de Warwick e professor visitante do Birkbeck College da Universidade de Londres. Dirigiu o projeto de investigação ALICE - Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências o mundo, um projeto financiado pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC), um dos mais prestigiados e competitivos financiamentos internacionais para a investigação científica de excelência em espaço europeu.

É diretor emérito do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC) e coordenador científico do Observatório Permanente da Justiça (OPJ).

A comunicação intitulada “Examining corporate greenwashing effect on employee's career satisfaction through organizational pride, negative emotions and affective commitment”, de Célia Santos (FEUC), Arnaldo Coelho (FEUC, CeBER) e Alzira Marques (IPL), foi considerada a melhor comunicação, na área de Ética e Responsabilidade, na XXXI Conferência Hispano-Portuguesa sobre Gestão Científica, com o tema "Gestão Científica na Era da Digitalização e Sustentabilidade", que se realizou de 2 a 5 de Fevereiro de 2022, em Toledo, Espanha.

Na XXXI Conferência Hispano-Portuguesa sobre Gestão Científica, com o tema "Gestão Científica na Era da Digitalização e Sustentabilidade", que se realizou de 2 a 5 de Fevereiro de 2022, em Toledo, Espanha, a comunicação intitulada “Equity ownership concentration and firm growth”, de Pedro Torres (FEUC, CeBER), Pedro Silva (CeBER) e Mário Augusto (FEUC, CeBER), foi considerada a melhor comunicação na área de Direção Estratégica.

A comunicação intitulada “The antecedents and consequences of event’s Consumer-Based Brand Equity and its importance for destinations”, de Telma Van-Dúnem (FEUC), Arnaldo Coelho (FEUC, CeBER) e Cristela Bairrada (FEUC, CeBER), foi considerada a melhor comunicação na área de Marketing, na XXXI Conferência Hispano-Portuguesa sobre Gestão Científica, com o tema "Gestão Científica na Era da Digitalização e Sustentabilidade", que se realizou de 2 a 5 de Fevereiro de 2022, em Toledo, Espanha.


Boaventura de Sousa Santos recebe o prémio Frantz Fanon pela sua carreira

Boaventura de Sousa Santos, Professor Catedrático Jubilado da FEUC e diretor emérito do Centro de Estudos Sociais da UC, foi distinguido com o Prémio Frantz Fanon Lifetime Achievement, uma distinção atribuída pela Caribbean Philosophical Association (CPA) devido a contribuições para o pensamento filosófico, literatura e orientação. A Angela Davis e Barbara Ransby, ativistas políticas, académicas e escritoras norte-americanas, foi igualmente atribuído o mesmo prémio.

Segundo declarações do comité responsável para atribuição destes prémios, o percurso de Boaventura de Sousa Santos «exemplifica o espírito do compromisso de Fanon com Os Condenados da Terra (Les Damnés de la Terre, no original) e a urgência de construir casas para o pensamento vivo e corajoso». Hanétha Vété-Congolo, presidente do comité, declarou igualmente que «por nunca parar de nos ensinar que o nosso pluriverso é o nosso espaço partilhado capaz de uma enorme expansão elástica onde todos temos legitimidade, o Professor Boaventura de Sousa Santos é uma voz que nunca deve extinguir-se. Obrigado, Professor Boaventura de Sousa Santos, pelo seu empenho resiliente.»

A seleção dos premiados é feita anualmente pelo Comité de Prémios da Caribbean Philosophical Association (Associação Filosófica do Caribe), que é integrado por todos os vencedores prévios dos Prémios Frantz Fanon, Nicolás Guillén e Stuart Hall, um académico sénior e dois académicos juniores convidados.

Os prémios serão formalmente concedidos numa cerimónia especial integrada na conferência anual da CPA que, em 2022, decorrerá na Michigan State University, entre 27 e 29 de outubro.

2021


Docentes da FEUC e investigadores do CES vencem 5ª edição do Prémio António Dornelas

O livro Poderes sindicais em debate: desafios e oportunidades na Autoeuropa, TAP e PT/Altice, resultante do projeto de investigação “Reconstruindo o poder sindical na era da austeridade: três setores em análise”, foi um dos trabalhos vencedores do Prémio António Dornelas (2021).

Da autoria de Hermes Augusto Costa, Elísio Estanque (Professores da Faculdade de Economia da UC e investigadores do CES), Dora Fonseca e Manuel Carvalho da Silva (investigadora/or do CES), o estudo começa por debater (na primeira parte) os discursos sobre crise sindical no quadro de uma revisão da literatura internacional sobre “recursos de poder” (estrutural, associativo, institucional e societal). Na segunda parte do livro são propostos seis critérios de análise para (re)afirmar o sindicalismo: representatividade; qualificação; conflito/negociação; nacional/internacional; público/privado; inovação. Por fim, na terceira parte do livro procede-se a uma análise extensiva dos comportamentos sindicais em três setores sujeitos a transformações e restruturações (metalúrgico, dos transportes e das telecomunicações) e, em particular, no ambiente de três empresas estratégicas da economia portuguesa – Autoeuropa, TAP e PT/Altice.

Este prémio, atribuído pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, através do seu Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP-MTSSS), visa homenagear o professor universitário António Dornelas, sociólogo, especialista em assuntos laborais, coordenador do Livro Verde das Relações Laborais de 2006, investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, assessor do Presidente da República para o Trabalho e Assuntos Sociais e Secretário de Estado do Trabalho e Formação.

A entrega dos prémios António Dornelas das edições de 2020 e 2021 foi realizada no dia 11 de Fevereiro pelas 14h30 no salão nobre do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, contando com a presença da Senhora Ministra Ana Mendes Godinho.


Artigo de Carlos Fortuna distinguido com Prémio Análise Social 2020

O artigo "O mundo social do ruído. Contributos para uma abordagem sociológica", de Carlos Fortuna, Professor Catedrático Jubilado da FEUC, foi o vencedor do Prémio Análise Social 2020, ex-aequo com o artigo da autoria de Ricardo Paes Mamede, "Explicações alternativas para a crise do Euro e suas implicações".

O júri do Prémio foi composto por Sofia Aboim (presidente, ICS-Universidade de Lisboa), António Firmino da Costa (ISCTE-IUL), Bela Feldman-Bianco (UNICAMP), Alina Pereira Esteves (IGOT-Universidade de Lisboa) e Octavio Amorim Neto (EBAPE-Fundação Getulio Vargas).

O prémio foi entregue no Fórum ICS, que se realizou no dia 14 de dezembro no ICS-ULisboa (Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa).


Prémio FEUC Ensino 2021 atribuído a Teresa de Almeida Cravo

O Prémio FEUC Ensino distingue a qualidade da docência e as práticas inovadoras desenvolvidas por docentes da FEUC.

Tendo em conta os objetivos do Prémio e os aspetos de excelência e inovação pedagógica refletidos no Guião de Elaboração do Relatório de Reflexão, o júri deliberou, por unanimidade, atribuir o prémio FEUC Ensino 2021 a Teresa Almeida Cravo pelo trabalho realizado no âmbito da unidade curricular Literature, Politics and film.


Prémio FEUC Ciência 2021 atribuído a Joana Matos Dias

O Prémio FEUC Ciência destina-se a reconhecer o trabalho de um/a docente da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra que seja merecedor/a de destaque pela sua investigação.

O prémio FEUC Ciência 2021 foi atribuído a Joana Matos Dias, pela notável diversidade e qualidade da produção científica, com publicação de 15 artigos em livros, nomeadamente na Lecture Notes in Computer Science com índex h 400, e 12 artigos em revistas internacionais com destaque para um número especial da revista International Transactions in Operational Research (Improving Healthcare: new challenges, new approaches, em co-edição com H. Rocha e A. Viana, vol 25 (1), 2018), com índex h 52.

Realce, ainda, para a participação em projetos de investigação enquanto investigadora responsável e coordenadora de uma equipa interdisciplinar de investigadores (investigação operacional, gestão, engenharia física, medicina, física médica, engenharia informática, matemática), sendo de realçar o contributo para a educação científica, pela inclusão, nas equipas de investigação, de estudantes de mestrado e doutoramento.


Artigo “The cascading effect of static and dynamic marketing capabilities on the international performance” premiado com menção honrosa

O Artigo Teórico-Empírico intitulado The cascading effect of static and dynamic marketing capabilities on the international performance: Analyzing market orientation as an antecedent, da autoria de Caroline Kalil Reimann, Fernando Manuel Pereira de Oliveira Carvalho e Marcelo Pereira Duarte, recebeu uma menção honrosa da área Marketing no XXIV SEMEAD - Seminários em Administração.

Os Seminários, organizados pela Universidade de São Paulo, realizaram-se, em formato online, nos dias 10, 11 e 12 de novembro de 2021.

O SemeAd, Seminários em Administração, é um evento científico brasileiro que tem como objetivo contribuir para o fortalecimento e o aprimoramento da produção e difusão do conhecimento voltado à comunidade académica e profissional da área de Administração.

Organizado pelo Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), é uma oportunidade para que estudantes, investigadores e profissionais de Administração possam trocar experiências nas diversas áreas científicas abordadas no evento.


Poster de Maria João Alves premiado pela APDIO

No congresso IO2021, promovido pela APDIO (Associação Portuguesa de Investigação Operacional), a professora da FEUC e investigadora do CeBER, Maria João Alves e o seu coautor Carlos Henggeler Antunes receberam o prémio Top5 atribuído aos cinco melhores posters.

O prémio Top5 IO2021 foi atribuído aos 5 melhores posters, tendo em consideração aspetos como estética, eficiência na transmissão da mensagem, originalidade, metodologia e os resultados apresentados.

O congresso, que decorreu a 7 e 8 de novembro, foi pela primeira vez organizado num formato de posters, tendo os melhores sido selecionados para serem apresentados em sessões plenárias.

A Associação Portuguesa de Investigação Operacional é uma sociedade científica que congrega a comunidade portuguesa interessada em Investigação Operacional. Foi fundada em 1978 e é membro nacional da Federação Internacional das Sociedades de Investigação Operacional (IFORS - International Federation of Operational Research Societies) e da Associação das Sociedades de Investigação Operacional Europeias (EURO - Association of European Operational Research Societies).


Boaventura de Sousa Santos distinguido com medalha de mérito científico

O investigador e professor jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Boaventura Sousa Santos, diretor emérito do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e coordenador científico do Observatório Permanente da Justiça, foi agraciado com a medalha de mérito científico, no âmbito do seminário “A ciência e a cultura científica no futuro da Europa”. A cerimónia realizou-se no dia 4 de novembro, no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Manuel Heitor.


Boaventura de Sousa Santos distinguido com Prémio DIGNITATE do IAIRTHR-IIIDDH

Boaventura de Sousa Santos, diretor emérito do Centro de Estudos Sociais da UC e Professor Jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, foi distinguido com o Prémio DIGNITATE, uma atribuição do Instituto Interamericano de Investigación y Docencia en Derechos Humanos (IAIRTHR-IIIDDH), instituição mexicana que se tem dedicado à manutenção do respeito, proteção, defesa, estudo e promoção dos direitos humanos, principalmente no Estado mexicano e em aliança com os países membros da Organização dos Estados Americanos.
A cerimónia de entrega da distinção teve lugar a 23 de junho e contou com a conferência «Se Deus Fosse um Ativista dos Direitos Humanos» proferida pelo galardoado.


Álvaro Garrido recebe Medalhas de Mérito Municipal

Álvaro Garrido, Professor Catedrático da FEUC, foi duplamente agraciado pelos Municípios de Ílhavo e Estarreja em reconhecimento pelo valor e excelência do seu percurso pessoal e profissional.
No dia 10 de junho, foi-lhe entregue a Medalha de Mérito Municipal da Câmara Municipal de Ílhavo, cidade onde dirigiu o prestigiado Museu Marítimo. No dia 13 de junho, recebeu a Medalha de Mérito Municipal da Câmara Municipal de Estarreja, cidade de onde é natural.


Pedro Góis vence Prémio Res Publica 2020

Em 2020, ao lançar a segunda edição do “Prémio Res Publica”, a Fundação Res Pública elegeu com tema de fundo "O desafio demográfico". Foi ao abrigo desse desafio que Pedro Góis ganhou o 2º prémio referente a essa edição.
O prémio foi entregue no dia 25 de maio de 2021 na sede da Fundação Res Publica.


Rui Caria, docente da Faculdade de Economia, recebeu o Prémio Santander-UC de Inovação Pedagógica 2020/21

“Histórias a Direito”, uma nova experiência de aprendizagem através de um canal no Youtube onde são disponibilizados aos alunos vídeos de docentes a ler breves trechos de obras literárias de importância relevante para o direito, promovendo-se, posteriormente, a discussão das ideias da obra através de reuniões Zoom. O projeto, da autoria de Rui Caria, foi um dos 5 vencedores do Prémio Inovação Pedagógica da UC 2020/21.
Universidade de Coimbra, 28 de abril 2021.


Prémio Ensino do Diário As Beiras atribuído a Margarida Mano

Margarida Mano, professora da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra acaba de ser distinguida pelo Diário As Beiras com o Prémio Ensino.
O Diário As Beiras reconhece, assim, o percurso de entrega ao ensino e luta pela educação da professora da FEUC.

2020


O Prémio FEUC Ciência destina-se a reconhecer o trabalho de um/a docente da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra que seja merecedor/a de destaque pela sua investigação.

O prémio FEUC Ciência 2020 foi atribuído a Luís Dias, Professor Catedrático da FEUC, pela notável diversidade e qualidade da produção científica publicada em 2020, em revistas com elevado fator de impacto ISI-Web of Science e de elevada classificação ABS, com particular destaque para o nível 4 ABS do European Journal of Operational Research, da Elsevier, onde não só publicou um artigo na qualidade de autor-líder, como foi distinguido como “2020 editors’ awards for excellence in reviewing”.

Destaque ainda para a participação de Luís Dias em grupos de investigação de grande relevância internacional, compostos por investigadores das universidades de British Columbia (Canadá), Surrey (Reino Unido), Viena (Áustria), Paraná (Brasil) e do Massachusetts Institute of Technology (MIT) (EUA), e a participação, como investigador, num projeto H2020 e num projeto de Investigação Exploratório no âmbito do Programa MIT Portugal.


Prémio GEE/ANI I&D e Inovação na Economia Digital atribuído a Docentes da FEUC

O artigo “Portugal in the Global Innovation Index: A panel data analysis”, da autoria de Marcelo Duarte e Fernando Carvalho (Professores da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra), foi um dos premiados na na Call for Papers sobre “I&D e Inovação na Economia Digital”.

A apresentação dos artigos realizou-se no dia 27 de novembro de 2020, via zoom e contou com a presença de Pedro Siza Vieira, Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital.


Prémio Best Student Paper Award ICQEM20 na 4th International Conference on Quality Engineering and Management 2020

O artigo “Quality Management in Higher Education. Using SERVPERF to assess services quality”, de Patrícia Moura e Sá, Ricardo Rodrigues, Maria João Rosa e Gonçalo Santinha recebeu o prémio Best Student Paper Award ICQEM20 na 4th International Conference on Quality Engineering and Management 2020 que se realizou entre os dias 21 e 23 de setembro, na Universidade do Minho.


The European Microfinance Research Award de 2020

Mário Augusto, investigador da Universidade de Coimbra, CeBER, Faculdade de Economia, vence o The European Microfinance Research Award de 2020, promovido pela European Microfinance Network (EMN). O galardão foi atribuído pelo artigo científico “Online micrcofinance in Eastern Europe: Personal versus business loan funding”, que tem ainda como co-autores Ana Paula Matias Gama e Ricardo Emanuel Correia (Universidade de Beira Interior) e Fábio Duarte (Politécnico do Porto).

Fundada em 2003, a EMN é uma organização europeia de referência no sector das microfinanças, promovendo o combate à exclusão social e financeira, através do autoemprego e criação de microempresas. Esta é também uma das áreas principais de estudo do projeto “O papel do microcrédito na promoção da integração financeira e social”, financiado pela FCT, do qual fazem parte os investigadores premiados.

O projeto é coordenado por Ana Paula Matias Gama e Mário Augusto e tem o objetivo de avaliar o impacto do microcrédito na probabilidade de sucesso das microempresas, na redução da pobreza e exclusão social dos microempreendedores e das suas famílias.


Prémio Melhor Trabalho atribuído a Docentes e Estudante da FEUC

A comunicação intitulada "O efeito das redes sociais das câmaras municipais na criação de confiança no cidadão", da autoria de Tatiana Rodrigues, Mário Augusto e Pedro Torres, obteve o prémio Melhor Trabalho nas XXX Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica que decorreram em Bragança, em fevereiro de 2020.

As XXX Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica, sob o lema ‘Cooperação transfronteiriça: desenvolvimento e coesão territorial’, pretendem fundamentar a contínua e vasta contribuição para o enriquecimento e a partilha de conhecimento técnico-científico nas diversas áreas da gestão. Este evento pretende construir pontes, derrubar muros e abrir caminhos plurais à comunidade científica, fomentando o intercâmbio entre os universos académico e profissional internacional.

2019


Prémio António Dornelas do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, edição 2019

O livro de Álvaro Garrido e David Pereira, A Economia Social em Movimento - Uma História das Organizações, editado pela Tinta da China em 2018, foi distinguido com o Prémio António Dornelas do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

O Prémio tem periodicidade anual e foi criado em 2017 para assinalar o centenário daquele Ministério. Distingue trabalhos académicos e outros dedicados a temas de política social, combate à pobreza e exclusão social.

O Prémio constitui um forte incentivo aos estudos sobre temas de Economia Social e Solidária. área em que a FEUC tem uma reconhecida tradição em termos de ensino e de investigação.

A entrega do prémio ocorreu no dia 17 de janeiro na Biblioteca do MTSSS.


O Prémio FEUC Ciência destina-se a reconhecer o trabalho de um/a docente da FEUC que seja merecedor de destaque pela sua investigação.

Raquel Freire recebeu o Prémio FEUC Ciência 2019.

O prémio FEUC Ciência 2019 é atribuído a Raquel Freire pela autoria ou coautoria de onze trabalhos publicados em 2018, que incluem a revista Europe-Asia Studies (uma das mais cotadas no campo dos Estudos de Área na Web of Science), a revista International Politics e vários capítulos de livros internacionais. Destaca-se ainda a candidatura com pleno êxito à constituição de um Centro de Excelência Jean Monnet na nossa universidade.


O Prémio FEUC Ensino destina-se a reconhecer o trabalho de um/a docente da FEUC que seja merecedor de destaque pela sua prática pedagógica nas unidades curriculares em que leciona.

Prémio FEUC Ensino 2019 atribuído a António Portugal Duarte.

O prémio FEUC Ensino 2019 foi atribuído a António Portugal Duarte pelo trabalho realizado em várias unidades curriculares, de Licenciatura e Mestrado. O seu relatório constitui um elemento enriquecedor das práticas pedagógicas na FEUC, em particular pelo incentivo ao trabalho, participação e contributo dos e das estudantes, explorando as potencialidades que o modelo tradicional de ensino-aprendizagem apresenta.


O Prémio FEUC Ensino destina-se a reconhecer o trabalho de um/a docente da FEUC que seja merecedor de destaque pela sua prática pedagógica nas unidades curriculares em que leciona.

Teresa de Almeida Cravo recebe Prémio FEUC Ensino, Menção Honrosa - 2019

A Menção Honrosa foi atribuída a Teresa de Almeida Cravo tendo em conta o modo como criou e implementou, com recurso a práticas pedagógicas reflexivas, e com uma forte componente cultural, uma nova unidade curricular opcional da Licenciatura em Relações Internacionais.

2018


O prémio FEUC Ensino valoriza e premeia o bom desempenho pedagógico e as práticas pedagógicas inovadoras desenvolvidas pelos docentes da FEUC.

Prémio FEUC Ensino 2018 entregue a Joana Matos Dias

Em 2018 o Prémio foi atribuído, por decisão unanime do júri, à Professora Joana Matos Dias pelo seu trabalho na unidade curricular Modelação em Gestão, da Licenciatura em Gestão, que conduziu à participação ativa dos alunos no seu processo de aprendizagem. A compreensão de problemas complexos e abstratos foi promovida através de uma estratégia de recurso a materiais como Legos e plasticina para concretizar fisicamente o desenvolvimento de modelos de programação linear.

A outra estratégia promovida pela Professora Joana Dias foi o envolvimento dos alunos na reflexão e resolução de desafios reais, sendo eles problemas reais com que a FEUC se confronta: a otimização dos horários da Biblioteca e a otimização do mapa de exames. Esta prática implicou um trabalho muito próximo e intenso com os alunos, que valorizaram a inovação e a dinâmica da atividade proposta e o contacto com estes desafios, reais e complexos, que lhes despertaram a curiosidade e melhor os prepararam para a vida profissional futura.


O Prémio FEUC Ciência destina-se a reconhecer o trabalho de um/a docente da FEUC que seja merecedor de destaque pela sua investigação.

Prémio FEUC Ciência 2018 para Pedro Godinho

Este ano o júri teve uma vez mais uma escolha muito difícil entre várias e vários docentes que muito se destacaram de formas distintas e com grande visibilidade internacional.

A escolha recaiu sobre o Professor Pedro Godinho, que viu publicados em 2017 cinco artigos de grande qualidade e variedade em revistas científicas internacionais, bem como dois artigos em atas de conferências internacionais, a que acrescem outros quatro artigos em revistas aceites naquele ano. Destaque-se que um dos artigos recebeu a distinção de “Highly commended” nos “Emerald Literati Awards” e os locais de publicação incluem algumas das mais prestigiadas revistas de gestão e de ciências da computação, tais como o Journal of Retailing and Consumer Services, a Tourism Management, ou a Expert Systems with Applications.


Prémio Almirante Teixeira da Mota 2018

O Prémio Almirante Teixeira da Mota/2018 foi atribuído, por unanimidade do júri, ao livro As Pescas em Portugal de Álvaro Garrido, professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. O livro, editado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, olha para os últimos cento e vinte anos da Pesca em Portugal e debruça-se sobre pontos importantes como a campanha do bacalhau durante o Estado Novo, a adesão às zonas económicas exclusivas (já depois do 25 de abril) e também os abates de barcos que se fizeram depois de Portugal aderir à CEE.

Este Prémio bienal instituído pela Academia de Marinha distingue o melhor trabalho de investigação científica publicado em Portugal nas áreas de artes, letras e ciências ligadas ao Mar e às Marinhas.


Prémio/menção honrosa para o Melhor Artigo da Revista Qualidade (14ª edição)

O artigo “Clientes Vulneráveis: Um desafio para os Modelos da Qualidade”, de Patrícia Moura e Sá, recebeu o prémio/menção honrosa para o Melhor Artigo da Revista Qualidade (14ª edição) no 43º Colóquio Nacional da Qualidade realizado no dia 24 de outubro de 2018 no Porto, Porto Business School.

2017


O Prémio FEUC Ciência destina-se a reconhecer o trabalho de um/a docente da FEUC que seja merecedor de destaque pela sua investigação.

Paulo Peixoto recebeu o Prémio FEUC Ciência 2017.

O júri atribuiu o Prémio FEUC Ciência a Paulo Peixoto pela grande diversidade de trabalhos de que foi coautor neste ano, em áreas como o ensino superior, as migrações, a energia e a água, incluindo a coordenação de dois livros na Imprensa da Universidade de Coimbra e artigos em revistas científicas prestigiadas como a Energy Policy ou a International Migration. Destacou, ainda, a candidatura com sucesso a um projeto H2020 em que coordena a equipa do CES, entre outros projetos em que participa com financiamento nacional e europeu.


O Prémio FEUC Ensino destina-se a reconhecer o trabalho de um/a docente da FEUC que seja merecedor de destaque pela sua prática pedagógica nas unidades curriculares em que leciona.

Prémio FEUC Ensino 2017 atribuído a Paula Duarte Lopes

A docente premiada este ano, Professora Doutora Paula Duarte Lopes lecionou, em 2016/17, várias unidades curriculares, de diferentes ciclos de estudo, tendo obtido excelentes resultados na avaliação de desempenho docente realizada pelos e pelas estudantes. O seu Relatório de candidatura ao Prémio FEUC Ensino contribui para o enriquecimento das práticas pedagógicas na FEUC, destacando-se a inovação e reflexão apresentadas sobre as seguintes: a “pesquisa pessoal” num contexto de internacionalização do curriculum; a “avaliação dinâmica” e, ainda, a estratégia de role playing no contexto do ensino da metodologia de investigação.


O Prémio FEUC Ensino destina-se a reconhecer o trabalho de um/a docente da FEUC que seja merecedor de destaque pela sua prática pedagógica nas unidades curriculares em que leciona.

Rodney Peach recebe Prémio FEUC Ensino, Menção Honrosa.


2.º prémio (2017 GDN Springer Best Paper Runner-Up) na 17th International Conference on Group Decision and Negotiation (GDN 2017)

O artigo de Vetschera, R. e L. C. Dias, “Bargaining steps and preference types in Zeuthen-Hicks Bargaining” recebeu o 2.º prémio (2017 GDN Springer Best Paper Runner-Up) na 17th International Conference on Group Decision and Negotiation (GDN 2017), Stuttgart, Germany, 14 – 18 agosto 2017. O prémio é atribuído conjuntamente pela Springer e pela INFORMS GDN Section.


Prémio Mejor Comunicación en el área de marketing a Docentes e Estudante da FEUC

A comunicação intitulada “The impact of trust and electronic word-of-mouth reviews on purchasing intention”, da autoria de Joana dos Santos Torres, Pedro Torres e Mário Augusto, foi considerada a Mejor Comunicación en el área de marketing, nas XXVII Jornadas Hispano-Lusas de Gestión Científica, 1 a 4 de fevereiro em Alicante.

2016


Rui Namorado vence Prémio Especial Personalidade do Ano

O Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, criado em 2012 pela CASES, constitui uma forma pública e solene de homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido em domínios relevantes para a economia social.


O Prémio FEUC Ensino destina-se a reconhecer o trabalho de um/a docente da FEUC que seja merecedor de destaque pela sua prática pedagógica nas unidades curriculares em que leciona.

O/a premiado/a receberá um valor monetário de 2500 € para atividades relacionadas com o ensino e a investigação.

O júri foi presidido pela Diretora da FEUC, doutora Teresa Pedroso de Lima, e incluiu a Vice-reitora da universidade de Coimbra com o pelouro da Pedagogia – doutora Madalena Alarcão - e a subdiretora da FEUC com o mesmo pelouro, doutora Sílvia Portugal.

O premiado desta edição é o Doutor Paulo Peixoto. O docente premiado lecionou, em 2015, várias unidades curriculares, de diferentes ciclos de estudo, tendo obtido excelentes resultados na avaliação de desempenho docentes realizada pelos estudantes. O seu relatório de candidatura ao Prémio FEUC ENSINO contribui para o enriquecimento das práticas pedagógicas na FEUC, destacando-se a inovação e reflexão apresentadas sobre duas práticas pedagógicas concretas – a “aprendizagem com os pares em sala de aula”, usada em unidades curriculares de 1.º ciclo e o “uso do humor na prática pedagógica”, usada numa unidade curricular do 2.º ciclo.


O Prémio FEUC Ciência destina-se a reconhecer o trabalho de um/a docente da FEUC que seja merecedor de destaque pela sua investigação.

O/a premiado/a receberá um valor monetário de 2500 € para atividades relacionadas com o ensino e a investigação.

O júri foi presidido pela Diretora da FEUC, doutora Teresa Pedroso de Lima, e incluiu o Vice-reitor da universidade de Coimbra com o pelouro da Investigação – doutor Amílcar Falcão - e o subdiretor da FEUC com o mesmo pelouro, doutor Luís Dias.

A premiada desta edição é a Doutora Patrícia Pereira da Silva. A docente premiada publicou, em 2015, vários artigos em revistas internacionais de grande qualidade, com destaque para as revistas Renewable Energy, Energy policy e Utilities Policy, que estão entre as mais conceituadas na sua área de investigação. Destaca-se ainda a coautoria de 4 capítulos de livros, 16 comunicações e a candidatura com sucesso a uma Ação integrada Luso-Alemã, junto do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas.


Prémio Professor Doutor Rogério Fernandes Ferreira, 2016

A Tese de Doutoramento em Gestão de Empresas, da autoria de Cristina Sá, intitulada “Fatores determinantes da moral tributária em Portugal: uma análise através da aplicação de um modelo de equações estruturais”, orientada por Carlos Gomes e António Martins, foi distinguida com o prémio Professor Doutor Rogério Fernandes Ferreira, 2016.


Prémio ANPET 2016 – Produção Científica

Carlos Gomes, docente da FEUC e, George L. Bezerra, estudante do Doutoramento em Gestão de Empresas da FEUC, receberam o Prémio ANPET 2016 – Produção Científica pelo artigo “Measuring Performance in Complex Settings: An Exploratory Study of the Practices in the Airport Sector”.

O artigo foi apresentado no XXX Congresso da ANPET, da área de aspetos económicos sociais políticos e ambientais de transportes que decorreu entre os dias 16 e 18 de novembro no Rio de Janeiro.


Prémio Best Paper Award

Patrícia Moura e Sá

Recebeu o prémio Best Paper Award, atribuído na 19th QMOD conference International Conference on Quality and Service Sciences, pelo artigo ‘A typology of customer-to-customer interaction and its implications for excellence in service provision’, elaborado em conjunto com Marlene Paula Castro, docente da Universidade de Aveiro.

A 19th International QMOD-ICQSS Conference realizou-se em Roma entre os dias 21 e 23 de setembro.


Outstanding Paper in the 2016 Emerald Literati Network Awards for Excellence

António Martins

O artigo “The Portuguese corporate tax reform and international trends: an assessment”, publicado no International Journal of Law and Management 2015 Vol 57 4 e recebeu o Outstanding Paper in the 2016 Emerald Literati Network Awards for Excellence.

Mais informação: http://www.emeraldgrouppublishing.com/authors/literati/awards.htm?year=2016

2015


Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, atribuído pela CASES, na categoria de Estudos e Investigação

Elisabete Ramos

O Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, criado em 2012 pela CASES, constitui uma forma pública e solene de homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido em domínios relevantes para a economia social.

Na categoria de Estudos e Investigação foi premiado o estudo de Deolinda Meira e Maria Elisabete Ramos, Governação e regime económico das cooperativas. Estado da arte e linhas de reforma.

O presente estudo teve como objetivos repensar a identidade cooperativa, à luz das exigências do século XXI; apresentar propostas para a renovação do ambiente legal do sector cooperativo em Portugal; identi­ficar os aspetos do regime jurídico das cooperativas a necessitarem de alteração; e elaborar propostas de alteração do regime jurídico das cooperativas nos domínios da governação e do regime económico. O estudo olha para a tradição e o contributo das cooperativas em Portugal, incorpora a reflexão feita além-fronteiras sobre as preocupações específicas do setor cooperativo e, por fi­m, traça o rumo do que pode ser um projeto de reforma do Código Cooperativo.


Best Paper Award da 13th Interdisciplinary European Conference on Entrepreneurship Research (IECER) 2015

Miguel Torres Preto

A comunicação “Business Owners' Educational Skills and Entrepreneurial Teams on Workers’ Wages: The Role of Business Owners Gender” da autoria de Miguel Torres Preto, docente da FEUC e de Joana Mendonça e Filipa Madeira, investigadoras do IN+, Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa recebeu o Best Paper Award da 13th Interdisciplinary European Conference on Entrepreneurship Research (IECER) 2015.


Melhor comunicação em Finanças Públicas

Susana Jorge

A comunicação Estudo do endividamento dos municípios portugueses: uma análise multigrupos da autoria de Susana Jorge e Nuno Adriano Baptista Ribeiro recebeu o prémio de Melhor Comunicação na área científica de Finanças Públicas nas XXV Jornadas Hispanolusas de Gestión Científica realizadas nos dias 5 e 6 de fevereiro de 2015 em Ourense, Espanha.

2014


Distinguished Paper Award in Global Business Strategy e o Distinguished Paper Award in Teaching Management

Carlos Gomes

Na 50th MBAA International Conference, em Chicago, Carlos Gomes viu premiados dois artigos.

“Competitive Strategies in the Portuguese Service Sector” e “The Role of Business Internships in Understanding Effective Performance and Employment” receberam, respetivamente, o Distinguished Paper Award in Global Business Strategy e o Distinguished Paper Award in Teaching Management.


Best Paper Award

Patrícia Moura e Sá

Recebeu, na 17th QMOD-ICQSS Conference, o Best Paper Award, relativo ao Artigo: Translating the EFQM Model to the Courts: the Development of an Assessment Guide, elaborado em conjunto com António Albuquerque.

A 17th QMOD-ICQSS Conference realizou-se em Praga, entre os dias 3 e 5 de setembro.


Prémio Outstanding paper of the year 2013

Paulino Teixeira

Recebeu o prémio Outstanding paper of the year 2013, atribuído pela publicação International Journal of Manpower, pelo artigo ‘Productivity, Wages, and the Returns to Firm- Provided Training: Fair Shared Capitalism?’,elaborado em conjunto com Ana Sofia Lopes, docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Leiria.


Prémio de melhor artigo científico da NYSE Euronext Lisbon

Paulo Gama

O estudo do efeito do sentimento dos investidores no mercado bolsista motivou a atribuição do prémio de melhor artigo científico da NYSE Euronext Lisbon a “Does sentiment matter for stock market returns? Evidence from a small European market”, publicado no Journal of Behavioral Finance, da autoria de Paulo Gama Gonçalves (Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra), Carla Fernandes (ISCA-UA) e Elisabete Vieira (ISCA-UA).


Prémio de Contabilidade “Luiz Chaves de Almeida” da APOTEC

Susana Jorge

Na 21ª edição, relativa ao ano de 2013, o 1º prémio foi atribuído às autoras Susana Jorge e Sónia Nogueira com o trabalho intitulado: «O Relato Financeiro na Tomada de Decisão dos Políticos e Gestores Municipais. Evidência Empírica em Portugal»


Prémio da Associação Portuguesa de Ciência Política

Teresa Cravo

Na edição relativa ao ano de 2014, Teresa Cravo foi premiada ex aequo com o prémio da Associação Portuguesa de Ciência Política para a melhor tese de doutoramento em Ciência Política e Relações Internacionais.

O Prémio da Associação Portuguesa de Ciência Política destina-se a estimular a criatividade e o rigor no trabalho de investigação nas áreas de Ciência Política e de Relações Internacionais. O Prémio é atribuído à melhor Dissertação de Doutoramento nestas áreas disciplinares.

2013


Publicação da revista International Journal of the Economics of Business

Adelino Fortunato

Um artigo científico, elaborado por si, em coautoria com Blandina Oliveira, “Testing Gibrat’s Law: Empirical Evidence from a Panel of Portuguese Manufacturing Firms”, foi selecionado, pelos Editores da Routledge Economics, como um dos 20 artigos que assinalam os 20 anos da publicação da revista International Journal of the Economics of Business, na celebração do seu vigésimo volume.


Prémio Cooperação e Solidariedade – António Sérgio

Álvaro Garrido

Recebeu o Prémio Cooperação e Solidariedade – António Sérgio, pelo livro “Mútua dos Pescadores – Biografia de uma Seguradora da Economia Social”, atribuído pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), na categoria “Estudos e Investigação”.

Nomeado para membro correspondente da Classe de Artes, Letras e Ciências, da Academia da Marinha. A Academia da Marinha é um órgão de natureza cultural da Marinha, com autonomia científica, ao qual incumbe promover e desenvolver os estudos e divulgar os conhecimentos relacionados com a história, as ciências, as letras e as artes e tudo o mais que diga respeito ao mar e às atividades marítimas.


Menção Honrosa no âmbito do Prémio Manuel Lopes

Hermes Augusto Costa

Recebeu uma Menção Honrosa no âmbito do Prémio Manuel Lopes (na categoria de “Estudos e Investigação”/7ª edição), com o estudo “Informação e consulta de trabalhadores nas multinacionais: análise do impacto dos Conselhos de Empresa Europeus em Portugal nos sectores metalúrgico, químico e financeiro.


The Georg Cantor Award

João Clímaco

Foi galardoado com o "The Georg Cantor Award", atribuído pela International Society on Multiple Criteria Decision Making, na 22nd International Conference on Multiple Criteria Decision Making, entre 17 e 21 June 2013, em Málaga, Espanha, na qual fez uma apresentação intitulada "MCDA models of my life".


Prémio de Melhor Trabalho da Divisão Académica Estratégia em Organizações (ESO)

João Veríssimo Lisboa

Recebeu o Prémio de Melhor Trabalho da Divisão Académica Estratégia em Organizações (ESO), do XXXVI Encontro Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração do Brasil (ENANPAD 2013). O trabalho intitulado “Organizational Capabilities, Strategic Orientation, Strategy Formulation Quality, Strategy Implementation and Organizational Performance in Brazilian Textile Industries, foi elaborado em coautoria com Fátima Evaneide Barbosa de Almeida; Mário Gomes Augusto e Paulo César de Sousa Batista. O Encontro da ANPAD – EnANPAD - realiza-se anualmente, no mês de setembro e é hoje considerado o maior evento da comunidade científica e académica de administração no Brasil.


Distinção Best Reviewer Award 2012 da revista Omega

Luis Dias

Recebeu a distinção Best Reviewer Award 2012 da revista Omega - The International Journal of Management Science

Trata-se de uma revista científica publicada pela Elsevier indexada na ISI com fator de impacto 3.338 (o segundo maior na área OPERATIONS RESEARCH & MANAGEMENT SCIENCE e o 17.º na área de MANAGEMENT).


Prémio de Melhor Trabalho da Divisão Académica Estratégia em Organizações (ESO)

Mário Gomes Augusto

Recebeu o Prémio de Melhor Trabalho da Divisão Académica Estratégia em Organizações (ESO), do XXXVI Encontro Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração do Brasil (ENANPAD 2013). O trabalho intitulado “Organizational Capabilities, Strategic Orientation, Strategy Formulation Quality, Strategy Implementation and Organizational Performance in Brazilian Textile Industries, foi elaborado em coautoria com Fátima Evaneide Barbosa de Almeida; João Veríssimo Lisboa e Paulo César de Sousa Batista. O Encontro da ANPAD – EnANPAD - realiza-se anualmente, no mês de setembro e é hoje considerado o maior evento da comunidade científica e académica de administração no Brasil.


Prémio “Best PhD Student Paper 2013"

Teresa de Almeida Cravo

Recebeu o Prémio “Best PhD Student Paper 2013" (referente ao ano de 2012), atribuído pela European International Studies Association, na 8th Pan-European Conference on International Relations, entre 18 e 20 de setembro 2013, em Varsóvia, Polónia, onde apresentou o trabalho “The Construction of Mozambique's Success".