/ Temas

Relações Internacionais

A licenciatura em Relações Internacionais (1º ciclo) visa proporcionar uma formação multi-disciplinar e inter-disciplinar nas áreas de economia, sociologia, direito, história e ciência política com incidência no universo das relações internacionais, conferindo competências essenciais para o exercício de vasto leque de funções.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O conflito sírio e as relações internacionais

Teresa Almeida Cravo

Esta sessão pretende debater com os/as estudantes o conflito armado sírio e o seu impacto nas relações internacionais. Na primeira parte analisaremos as características da região do Médio Oriente e Norte de África, para efeitos de contextualização; na segunda parte discutiremos de forma mais aprofundada a guerra na Síria, em termos de causas, atores, dinâmicas e impacto.


Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Oportunidades e ameaças

Paula Duarte Lopes

Esta sessão aborda os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, discutindo as oportunidades de melhoria das condições de vida da população mundial, bem como algumas das ameaças existentes associadas ao modelo de desenvolvimento dominante. A sessão prevê a participação da audiência recorrendo a aplicações online para visualização e participação directa dos/as estudantes.

Nota: Disponibilidade apenas no 1º semestre


Vamos falar sobre Direitos Humanos?

Daniela Nascimento

Esta sessão tem como objetivo promover o conhecimento e debate em torno do tema dos Direitos Humanos a partir da sua trajetória histórica e política. A sessão debaterá ainda os níveis de garantia, respeito e proteção dos direitos humanos por relação com o caso português e recorrendo a exemplos do quotidiano com os quais os estudantes se possam facilmente identificar. Esta será uma sessão interativa e incluirá a visualização de pequenos vídeos sobre o tema


A Guerra na Ucrânia: Origens

Bernardo Teles Fazendeiro

Atendendo às visões variadas sobre as origens da atual guerra na Ucrânia, esta sessão pretende oferecer algumas das teses predominantes sobre o começo do conflito armado.


O mundo pós-Soviético

Bernardo Teles Fazendeiro

A sessão pretende clarificar algumas das principais dinâmicas políticas e internacionais do mundo pós-soviético, com especial ênfase no impacto do legado socialista nos atuais ex-membros da União Soviética.


Guerra no Afeganistão

Bernardo Fazendeiro

A sessão pretende explicar as origens e dinâmicas específicas da guerra do Afeganistão desde 1979 à atualidade.


Guerra e Paz no Século XXI

Bernardo Fazendeiro

A sessão esclarece as características da guerra e paz contemporâneas à luz da sua evolução desde a II Guerra Mundial.


Redes sociais, media e discursos de ódio

Sofia José Santos

Esta sessão pretende analisar e debater os contornos dos discursos de ódio nas relações internacionais, bem como explorar criticamente a forma como os media e as redes sociais têm contribuído tanto para a sua propagação como para a sua desconstrução nas esferas e espaços públicos.


Masculinidades e violências nos media

Sofia José Santos

Esta sessão irá analisar e debater como as representações mediáticas sobre ser, expressar-se e comportar-se como "um homem" têm afetado a forma como a política internacional tem sido desenvolvida e compreendida. A sessão irá focar-se nas representações mediáticas veiculadas pelos media numa de três áreas específicas das relações internacionais: questões ambientais, identidades militarizadas ou populismo.


Desinformação, violência e redes sociais

Sofia José Santos

As redes sociais são cada vez mais determinantes na forma como vemos o mundo, assumindo um papel preponderante face ao modo como conhecemos, percepcionamos e nos posicionamos face a diferentes temas, eventos, identidades, grupos, crenças ou questões. Com um grande potencial narrativo e sem um crivo editorial que obedeça a códigos deontológicos e éticos, a comunicação que é feita nas redes sociais é, não raras vezes, violenta e povoada por notícias falsas. Tal acontece a várias escalas, com várias intensidades e em vários contextos. A partir de exemplos concretos, esta sessão pretende refletir sobre a forma como as redes sociais têm contribuído para a geração e a perpetuação de violências (nomeadamente através da propagação do discurso de ódio e do recurso a cyberbullying, trolling e cibertropas), explorando o impacto que a polarização e a desinformação violenta têm tido na ameaça a comunidades e sociedades democráticas e pacíficas, e discutindo, do mesmo modo, o potencial das redes sociais na desconstrução destas violências através de iniciativas individuais, jornalísticas e ativistas.


Crise ambiental e Relações Internacionais

André Saramago

Esta sessão irá analisar como a atual crise ambiental, nas suas várias dimensões, pode ser analisada da perspetiva das relações internacionais. Qual o significado da crise ambiental para a sociedade internacional e como é que a sociedade internacional tem reagido, e pode reagir, a estes desafios?


Terrorismo

Raquel Beleza da Silva

Nesta sessão iremos falar de como as Relações Internacionais têm estudado o terrorismo, tendo em atenção eventos marcantes do século XXI como o 11 de Setembro de 2001 e o surgimento do chamado ‘Estado Islâmico’. Falaremos também de estratégias de prevenção do terrorismo.


A União Europeia num mundo em crise

Licínia Simão e Sarah Carreira da Mota

O objetivo é dar a conhecer a forma como a União entende o mundo à sua volta, as suas responsabilidades e interesses e os instrumentos que tem á sua disposição para atuar face a contextos de crise, violência e conflito. Como objetivos específicos teremos: - contribuir para uma leitura crítica das políticas externas da União Europeia; - conhecer os processos de tomada de decisão e de partilha de poder dentro da União que produzem as suas políticas externas; - refletir sobre o impacto das políticas europeias em diferentes espaços geográficos, culturais e sociais.

Nota: sessões realizadas presencialmente, disponíveis apenas a escolas dos distritos de Coimbra e de Leiria.