O Curso de Gestão e Direção em Saúde está a organizar, para os atuais e antigos estudantes GEDIS, um workshop de Microsoft Excel, que decorre nos dias 20 e 26 de maio e 03 de junho, na sala 3.4 da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Os formadores serão o Professor Óscar Lourenço e a Professora Manuela Freire.

Inscrições em https://forms.gle/o8EmqhB2hqixEZPc6

Programa das sessões:

20 maio - 15:00 - 18:30

Óscar Lourenço

Aspetos introdutórios e além disso:

• Designação de áreas, referências relativas e referências absolutas.

• Criar fórmulas e utilizar funções incorporadas para efetuar cálculos e resolver problemas.

• Aprenda a utilizar funções simples e avançadas do Excel para automatizar atividades diárias.

26 maio - 17:00 – 20:00

Manuela Freire

Ferramentas para gestão eficiente de dados:

• Leituras de dados em formatos diversos: Como preparar e executar uma operação de importação de dados para o Excel de uma fonte que se encontra fora do Excel.

• Tabelas (Table): O Excel permite o armazenamento e a gestão de dados em tabelas, como se fosse uma base de dados. As tabelas permitem uma gestão estruturada da informação onde os cabeçalhos são os nomes dos campos da base de dados e cada uma das células um registo.

• Tabelas dinâmicas (PivoTable): são um recurso poderoso do Excel para resumir, analisar, explorar e apresentar dados num relatório. São excelentes para compreender grandes volumes de dados. Aprenda utilizar este recurso para criar tabelas, formatar o seu layout, adicionar campos calculados, resumir/filtrar resultados e criar gráficos dinâmicos para visualizar os dados.

3 junho - 14:00-18:00

Manuela Freire & Óscar Lourenço

Integração de conhecimentos:

• Formatação condicional: Ajuda a tornar os padrões e tendências dos dados mais evidentes. A sua utilização implica a criação de regras que determinam o formato das células com base nos seus valores.

• Sugestões para a conceptualização e desenho de um projeto em Excel que promova a eficiência e a minimização de erros.

• Desenvolvimento de projetos integradores sugeridos pelos estudantes.