FEUC realiza seminário sobre riscos e oportunidades da digitalização dos serviços financeiros

A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) acolhe, no próximo dia 6 de março de 2024, pelas 15h30, na sala Keynes, uma palestra intitulada Digitalização dos serviços financeiros: Oportunidades e riscos, a qual será dinamizada por Victor Mendes, Assessor do Conselho de Administração da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A crescente utilização de meios digitais para negociar ativos financeiros não está isenta de riscos. Entre estes destacam-se a ausência de preocupação com a cibersegurança, o uso da internet, das redes sociais e dos fin-fluencers como fontes de informação sobre matérias relacionadas com mercados e instrumentos financeiros, e ainda a utilização de técnicas de gamificação e peer pressure por plataformas de negociação com o objetivo de levar os investidores a efetuar mais transações. Durante a palestra serão apresentados resultados preliminares sobre este tema, obtidos em 2023 no IV Inquérito CMVM/Universidades desenvolvido no âmbito do protocolo existente entre a CMVM e várias universidades portuguesas, incluindo a Universidade de Coimbra. Serão ainda abordados alguns temas de literacia financeira.

Estas iniciativas destinam-se a todas/os as/os estudantes de licenciatura e pós-graduação da FEUC, sendo abertas à comunidade. Cada interessado/a deve inscrever-se previamente no link https://ls.uc.pt/index.php/579879?lang=pt, o que lhe permitirá solicitar certificado de participação no evento. O evento é organizado por Helder Sebastião, Professor Auxiliar da FEUC, com o apoio do Gabinete de Empregabilidade e Empresas e integra o Programa da Unidade Curricular (UC) FEUC Skills (0,25 ECTS).