Nos dias 21 a 23 de abril decorrem na FEUC “Workshops de conexão pessoal e social para promoção de bem-estar académico e emocional”.

O projeto On Board (Programa integrado de tutoria para prevenção do abandono e insucesso académico na Universidade de Coimbra) visa, entre outros objetivos, desenvolver processos e programas de promoção de bem-estar no campus da universidade e capacitar, docentes e estudantes, com conhecimentos e ferramentas, quer para a concretização de inovação pedagógica, quer para gestão de ansiedade e desmotivação, melhorando soft-skills essenciais para a preservação de saúde mental, ganho de foco, resiliência e conexão social.

Destinados a estudantes, docentes e colaboradores técnicos, estes workshops pretendem desenhar e implementar na UC um programa de bem-estar integral. Visa-se, com as atividades propostas, gerar momentos geradores de empatia e de conexão, passíveis de contribuir para o desenvolvimento da inteligência emocional. O programa visa a capacitação dos destinatários para processos de controlo da ansiedade (nomeadamente através de exercícios respiratórios), para a autoconsciência, para o treino da mente para um estado de atenção e foco e para exercícios de conexão social. Os workshops que decorrem na FEUC complementam a dimensão tecnológica do projeto ON-BOARD, apostando numa perspetiva de construção pessoal de laços entre as pessoas da comunidade UC (com particular foco nos novos estudantes), bem como na aquisição de soft-skills essenciais para a promoção e consolidação de bem-estar, proporcionando, desta forma, dar um contributo para a prevenção de estados emocionais que fomentem a inclusão, o bem estar e o sucesso.