Uma organização do Observatório Masculinidades.pt/CES, do projeto X-MEN e do Mestrado em Relações Internacionais - Estudos da Paz, Segurança e Desenvolvimento da FEUC

No primeiro Masculinidades em Debate, organizado pelo Observatório Masculinidades.pt/CES, o projeto X-MEN e o Mestrado em Relações Internacionais - Estudos da Paz, Segurança e Desenvolvimento da FEUC, convidamos Dirk Kruijt, da Universidade de Utrecht, para falar sobre “Masculinidades (e feminilidades) nas Forças Armadas, nos movimentos de Guerrilha e na Criminalidade Urbana: Os Casos de América Central (El Salvador, Guatemala, Honduras e Nicarágua), Colômbia, Cuba, e Argentina”.

Os comentários desta sessão, que acontece no dia 15 de março, às 15H00, na Sala Keynes da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, estão a cargo de Sofia José Santos (FEUC/CES), José Manuel Pureza (FEUC/CES) e Tatiana Moura (CES).

Ao longo dos últimos anos, Dirk Kruijt levou a cabo análises de guerras civis, de insurgência e contra-insurgência, usando entrevistas e história oral, enfatizando o papel dos líderes políticos, generais e comandantes guerrilheiros/as. Mais recentemente, dedicou-se à análise da violência urbana. O nosso convidado irá partilhar exemplos desses trabalhos, debatendo temas como homens e mulheres nas Forças Armadas, mulheres comandantes esquecidas na guerrilha, a família militar e papéis de género nas “bandas” juvenis.