No dia 14 de março, às 09h (hora de Lisboa) realiza-se, na sala Keynes, um seminário no âmbito do Centro de Excelência Jean Monnet.

Alexis Berg-Rodríguez, Assistant Lecturer at the Department of Law and Political Science Studies, Open University Catalunia (Spain), é o orador convidado desta “Jean Monnet Lecture” onde abordará o tema “An analysis of EU-Cuba relations from a common European diplomacy perspective”.

O Seminário é organizado em colaboração com o Núcleo de Relações Internacionais da FEUC (Introdução à Diplomacia).

Alexis Berg-Rodríguez Doctor en Ciencias Políticas y de la Administración y las Relaciones Internacionales. Universidad Complutense de Madrid, 2018. Investigador visitante en el Centro de Estudios Políticos y Constitucionales en Madrid, y Profesor – Investigador en la Universitat Oberta de Catalunya, Barcelona, España

O Centro de Excelência Jean Monnet é um dos Programas Jean Monnet criados pela Comissão Europeia e destinados a promover a valorização do ensino superior e a investigação científica de alto nível em matéria de integração europeia em qualquer parte do mundo. Entre os Programas Jean Monnet ele é o mais exigente e, por isso, o mais difícil de ser obtido. É outorgado por concurso público de âmbito mundial. É atribuído a uma Universidade no seu conjunto, embora a candidatura possa ser apresentada por uma ou mais Faculdades ou por um ou mais Titulares de uma Cátedra Jean Monnet. Deste grau de exigência resulta que o Centro de Excelência só é concedido a Universidades de mérito já comprovado em matéria de integração europeia e que na respetiva candidatura demonstrem possuir capacidade e condições, designadamente a nível de meios humanos e científicos, para merecer essa distinção. Na sua atribuição é privilegiado o carácter pluridisciplinar do Centro.

O Centro de Excelência da Universidade de Coimbra foi-lhe concedido através de uma candidatura sob o tema geral PRONE - Peace Relations, Ontologies and Narratives in Europe: EU and its Eastern Neighbours, apresentada pela sua Faculdade de Economia e tendo como sua Coordenadora Académica a Professora Doutora Maria Raquel Freire, Professora Catedrática da FEUC e Titular de uma Cátedra Jean Monnet. O Centro de Excelência irá envolver, ainda, Professores da Faculdade de Ciências e Tecnologia e da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.