Nos próximos dias 8 e 9 de setembro, na sala Keynes da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), decorre a Conferência Anual da European Network for Research on Supplementary Pensions (ENRSP), subordinada ao tema “The Retirement Challenge – Work and Age”.

Trata-se de importante evento internacional que tem por missão promover a investigação de excelência sobre todos os aspetos da provisão de pensões, através da criação de um ambiente independente em que académicos e outros especialistas possam partilhar conhecimentos e experiências sobre a provisão de pensões em todo o mundo.

O desafio da reforma e a relação entre trabalho e reforma são centrais nos dias de hoje e por isso lhes é dedicada uma atenção especial nesta conferência. Para enfrentar esse desafio, os oradores, provenientes de distintas universidades internacionais (sobretudo europeias), combinam múltiplas temáticas relacionadas com esse desafio.

No primeiro dia, após as boas vindas do Diretor da FEUC, Álvaro Garrido, analisam-se, entre outros temas, as pensões de reforma na Europa, recomendações da Comissão Europeia, ou os impactos da cultura sobre os sistemas de pensões, assim como a relação entre o mercado laboral e as pensões e uma menção a marcos legislativos praticados em distintos contextos. As questões intergeracionais, os processos de acumulação de rendimentos ou os fatores que inferem nas decisões de adiamento da reforma são outros do temas abordados no segundo dia da Conferência.

Este importante evento acolhido na FEUC evidencia as preocupações que estas temáticas (da economia e política sociais, dos sistemas de pensões e segurança social ou, em escala mais ampla, dos reptos lançados ao Estado Social) têm nesta Faculdade e nos centros de investigação que lhe estão associados, como o Centre for Business and Economics Research (CeBER).

Programa completo