FEUC e PT Space celebram protocolo de cooperação no âmbito da Rede Parceiros FEUC
No próximo dia 21 de junho, sábado, pelas 18h00, a FEUC recebe Ricardo Conde, Presidente da Agência Espacial Portuguesa – PT Space, para uma conferência sobre a economia de defesa e oportunidades no setor espacial. Na ocasião, será também assinado o protocolo de adesão da PT Space à Rede Parceiros FEUC, visto como uma oportunidade de aprofundar a cooperação em matéria de promoção, investigação académica e científica, incluindo a organização conjunta de eventos e iniciativas, workshops, formação avançada, entre outras modalidades.
Face ao alcance que o setor espacial tem já no ecossistema de start-ups, nomeadamente em Coimbra, e tendo em conta o contexto internacional de grande volatilidade, esta conferência será uma oportunidade de refletir sobre a forma de Portugal desenvolver o seu setor espacial, nomeadamente no âmbito da economia de defesa.
A sessão enquadra-se no âmbito do encerramento da 2ª Edição do Programa Avançado em Economia de Defesa, uma iniciativa APEU/FEUC e EuroDefense, que visa alavancar o tecido empresarial nacional, o setor científico e a sociedade civil para participar nas oportunidades da economia de defesa.
Nota biográfica Ricardo Conde:
Ricardo Conde é pai de duas belas meninas. Licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico (IST), da Universidade Técnica de Lisboa.
Tem mais de 30 anos de experiência no setor espacial industrial e institucional. Iniciou a sua carreira profissional em 1991, estando ligado ao setor Aeronáutico e Espacial desde 1993. Participou em vários programas espaciais nacionais e internacionais, nomeadamente nos segmentos Espaciais e Terrestres, e especializou-se em sistemas de Telecomunicações, Radiofrequência e Engenharia de Sistemas Espaciais e Terrestres.
Desde 2019, é membro do conselho de administração da Agência Espacial Portuguesa e, em 2020, foi nomeado Presidente da Agência.
Tem participado como orador em vários congressos internacionais, focando-se, nomeadamente, no papel das novas agências espaciais como novos atores no Espaço, sobre sustentabilidade espacial e o papel das tecnologias espaciais num planeta sustentável.
Em 2022, Ricardo foi o presidente da Rede Eureka, a maior rede internacional para promover a Ciência e a Inovação para PMEs, durante a presidência portuguesa desta organização internacional.
Atualmente, é o representante português e chefe da delegação no Conselho da Agência Espacial Europeia (ESA), no Conselho do Observatório Europeu do Sul (ESO) e no Conselho do Square Kilometre Array Observatory (SKAO).
Em 2024, foi distinguido com a medalha de mérito Científico pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.