Eleições no Brasil em 2022: o que está em jogo?

Auditório da FEUC

26 de Outubro de 2022 | 16h

Organização e Moderação: Maria Clara Oliveira (FEUC) e Miguel Borba de Sá (FEUC)

Debatedores:

Carmen Fonseca, IPRI-Nova, Lisboa

Danielle Araújo, Centro de Estudos Sociais - UC

Tiago Oliveira, doutorado pela UNICAMP

Sergio Simoni Jr, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

O atual processo eleitoral brasileiro possui características especiais, tanto do ponto de vista doméstico quanto das relações internacionais da nação sul-americana. O ambiente político encontra-se tensionado ao extremo e a campanha presidencial apresenta casos de violência partidária, intolerância e incertezas em relação à aceitação dos resultados das urnas.

A frágil democracia brasileira vive dias difíceis, agravados pelos efeitos sociais legados pela pandemia da Covid-19, pela profunda crise económica e pelas crescentes desigualdades sociais. Contribuem também para o aumento de tensões a existência de crises de variadas naturezas (ex. ambiental, laboral) e a permanência de estruturas sociais marcadas pela intolerância religiosa, pela discriminação racial e pela opressão de género, dentre outras, e que se expressam na forma de verdadeiras fraturas político-ideológicas cujo fim é difícil de prever.

Em tal contexto, cabe perguntar: o que está em jogo nas eleições de outubro no Brasil?

Para abordar estas e outras relevantes questões, a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra convida toda a comunidade académica, bem como o público em geral, para uma tarde dedicada ao tema. Com base nas exposições feitas por investigadores com atuação neste campo, procurar-se-á debater os desafios colocados por esta crucial eleição a partir de variadas perspetivas.

Venha participar connosco deste momento de debate e de reflexão!