Ciclo de palestras

Políticas Sociais Europeias

Licenciaturas: Sociologia, Relações Internacionais, Economia

Coordenação: Sílvia Ferreira

Sessões abertas/Regime híbrido

Sala Gonçalves da Silva, FEUC

Ou Zoom:

Terças-feiras https://videoconf-colibri.zoom.us/j/87089706302?pwd=alZrUFpQa1FYQjJHVzFvbTdTQVFVdz09

ID da reunião: 870 8970 6302

Senha de acesso: 213032

Quartas-feiras https://videoconf-colibri.zoom.us/j/84879260971?pwd=dlhONENUSHpNY1E1d2dMa1lrNTJYZz09

ID da reunião: 848 7926 0971

Senha de acesso: 556618

Apresentação

Este ciclo de palestras, no âmbito da unidade curricular Políticas Sociais Europeias, pretende debater um conjunto de temas da atualidade que são um desafio reconhecido para os Estados-providência e as Políticas Sociais. Em cada sessão, especialistas convidados/as ajudam-nos a pensar estes desafios, a partir dos ângulos de análise provenientes dos seus trabalhos de investigação.

Programa

Crises, (des)proteção social e políticas públicas: um olhar sobre o caso português

Jorge Caleiras (Instituto da Segurança Social; CIES-ISCTE)

29/Mar, 11.00-13.00

Luta contra a pobreza e a exclusão social

Pedro Hespanha (Centro de Estudos Sociais)

30, Mar, 11.30-13.30

Migrações e cidadania

Pedro Góis (FEUC; CES)

5, Abr, 11.00-13.00

Igualdade entre mulheres e homens

Lina Coelho (FEUC; CES)

6, Abr, 11.30-13.30

Pessoas com deficiência, dependência e Vida Independente

Fernando Fontes (Centro de Estudos Sociais)

19, Abr, 11.00-13.00

Mudança climática e vulnerabilidade

José Manuel Mendes (FEUC; CES)

20, Abr, 11.30-13.30

Os impactos da Inteligência Artificial nos Direitos Humanos

Ana Cláudia Albergaria (Instituto de Sociologia/FLUP))

26, Abr, 11.00-13.00

Bios

Jorge Caleiras, Sociólogo, é quadro superior do Instituto da Segurança Social desde 1998 e investigador integrado do CIES-ISCTE. Doutorado em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, tem desenvolvido investigação e publicado nas áreas do mercado de trabalho, políticas sociais e de emprego. Entre outras publicações, destacam-se: Para lá dos números: as consequências pessoais do desemprego; Desemprego em 2020. Impactos da pandemia, mapeamentos e reflexões (em co-autoria); O regresso do desemprego massivo? (em co-autoria); Entre o retrocesso e a mitigação: caminhos e descaminhos das políticas de emprego em Portugal.

Pedro Hespanha (Centro de Estudos Sociais). Sociólogo. Professor Jubilado da Faculdade de Economia de Coimbra e Membro Fundador do Centro de Estudos Sociais. Tem investigado e publicado nas áreas dos estudos rurais, políticas sociais, sociologia da medicina, pobreza e exclusão social. Foi professor visitante em várias universidades estrangeiras e participou como pesquisador principal em vários projetos e redes de pesquisa nacionais e internacionais, lidando com políticas sociais ativas, exclusão social e pobreza, experiências e estratégias de emprego e desemprego. Coordena desde 2008 o Grupo de Estudos sobre Economia Solidária (ECOSOL/CES).

Pedro Góis, sociólogo (Universidade de Coimbra, 1996), Mestre em Sociologia (Universidade de Coimbra, 2003) e Doutor em Sociologia (Sociologia da Cultura, do Conhecimento e da Comunicação) (Universidade de Coimbra, 2011). É actualmente Professor na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra onde tem investigado na área das Migrações Internacionais, Nos últimos anos tem sido consultor de várias agências e instituições nacionais e internacionais na área das migrações. Tem vários livros e numerosos artigos publicados sobre emigração e imigração em Portugal e/ou na Europa, sobre emigração cabo-verdiana, ucraniana ou emigração brasileira.

Lina Coelho é professora auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigadora no núcleo de estudos em Ciência, Economia e Sociedade do Centro de Estudos Sociais (CES). É doutorada em Economia pela mesma universidade. Os seus interesses de investigação incluem tópicos de economia da desigualdade, economia feminista e economia da família. Nos últimos anos tem focado a sua investigação na gestão do dinheiro pelos casais com filhos, decisão económica intrafamiliar e efeitos da crise econômica nas desigualdades de género. Tem publicado vários trabalhos sobre estas questões.

Fernando Fontes (Centro de Estudos Sociais). Sociólogo. Doutorado em Sociologia e Políticas Sociais pela Universidade de Leeds, Reino Unido, e Mestre em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Investigador do Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra. Ao longo da última década desenvolveu vários projetos de investigação sobre a Deficiência e autodeterminação, Vida independente para pessoas com deficiência, violência e crimes sobre pessoas com deficiência, maternidade e cidadania sexual de mulheres com deficiência em Portugal, reabilitação e inclusão social de pessoas com lesões vertebro-medulares, entre outros.

José Manuel Mendes é doutorado em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde exerce as funções de Professor Associado com Agregação. Investigador do Centro de Estudos Sociais, tem trabalhado nas áreas do risco e da vulnerabilidade social, planeamento, políticas públicas e cidadania. É coordenador do Observatório do Risco - OSIRIS, sediado no Centro de Estudos Sociais, e Diretor da Revista Crítica de Ciências Sociais.

Ana Cláudia Albergaria (Instituto de Sociologia/FLUP)). Socióloga, com Mestrado em Sociologia - Construção Europeia e Mudança Social em Portugal. Investigadora integrada do IS-UP- Instituto de Sociologia da Universidade do Porto/ FLUP, subgrupo de investigação TEPO: Trabalho, emprego, profissões e organizações. Doutoranda e bolseira de investigação pela FCT e IS-UP, estando a desenvolver a sua tese de doutoramento sobre a temática da Inteligência Artificial Ética e Direitos Humanos.

Tem desenvolvido a sua atividade profissional fundamentalmente na área da investigação social, em centros de investigação universitários; na área da coordenação e desenvolvimento de formação/educação e em gabinetes de investigação e projetos, predominantemente no sector da economia social e solidária, tendo desenvolvido 15 anos do seu percurso profissional numa ONG Europeia de Luta contra a Pobreza e a Exclusão Social.