/ Prémios FEUC

Prémio Fundação Eng.º António de Almeida

A Fundação Eng.º António de Almeida instituiu, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, o Prémio Fundação Eng. António de Almeida, destinado a galardoar, anualmente, uma tese de doutoramento em qualquer uma das áreas cientificas dos Programas de Doutoramento da FEUC.

Regulamento

O concurso rege-se por um Regulamento proposto pela Fundação e pela FEUC, e aprovado em 8 de julho de 2015, através do Despacho nº 161/2015, pelo Senhor Reitor da Universidade de Coimbra, sob parecer do Senado.

Destinatários

Nos termos do regulamento, são destinatários os doutorados que tenham sido aprovados com distinção e louvor, no respetivo doutoramento, no ano civil anterior ao da abertura do concurso e cujas teses não tenham sido apresentadas a outro concurso, nem tenham obtido qualquer prémio.

Prazo de Candidatura

As candidaturas estão abertas entre os dias 15 de junho e 15 de setembro de cada ano civil.

Formalização da Candidatura

As candidaturas deverão ser enviadas para a Escola de Estudos Avançados da FEUC, por e-mail: eea@fe.uc.pt, incluindo os seguintes documentos e elementos de identificação:

• Carta de Candidatura;
  • Curriculum vitae;
  • Tese de Doutoramento, em formato digital;
  • NIF;
  • Morada atual.

Informação Legal sobre tratamento de dados pessoais

A recolha dos dados pessoais tem como finalidade a análise das candidaturas e atribuição do Prémio Fundação Eng. Antonio Almeida, garantindo-se o cumprimento do disposto no RGPD e demais legislação aplicável. Os dados serão conservados pelo período de 2 anos após a decisão. Poderá haver comunicações e fluxos transfronteiriços dos dados, na medida em que os dados da candidatura vencedora são partilhados com a Fundação e haverá publicitação em plataformas de internet. Os direitos dos titulares dos dados, previstos no Capítulo III do RGPD, podem ser exercidos para eea@fe.uc.pt. O Encarregado de Proteção de Dados da UC pode ser contactado para epd@uc.pt e a “Política de Privacidade e de Proteção de Dados da UC” está disponível aqui.

Avaliação das candidaturas

Compete ao júri verificar e deliberar sobre a validade das candidaturas, bem como apreciar e deliberar sobre qual das teses deve ser atribuído o Prémio, atendendo ao espírito criativo e inovador das mesmas.

Montante do Prémio

O prémio, titulado por um Diploma, consiste no seguinte:

• Quantia de €1500 (mil e quinhentos euros)
  • Publicação de 1000 exemplares da tese de doutoramento, sem qualquer encargo para o premiado

Entrega do Prémio

O Prémio será entregue em cerimónia pública, no "Dia da FEUC" - 2 de dezembro de cada ano.

Premiada em 2023 | Doutora Joana Isabel Rocha Zózimo (Doutoramento em Sociologia)
Premiada em 2022 | Doutora Patrícia Moreira Ferreira (Doutoramento em Governação, Conhecimento e Inovação)
Premiado em 2021 | Doutora Ana Isabel Rodríguez Iglesias (Doutoramento em Relações Internacionais - PIRC)
Premiado em 2020 | Doutor Paulo Cezar Nunes Junior (Doutoramento em Sociologia - Cidades e Culturas Urbanas)