Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública pela ficha anual de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7º do RPUC. De notar que apenas os estudantes que obtiverem a classificação mínima de 14 valores em todos os Seminários doutorais e tenham defendido com sucesso o projeto de tese, podem inscrever-se em Tese. Em termos de Regime de Avaliação para este curso, a admissão à preparação da tese, depende da obtenção de 65 ECTS nas unidades curriculares, bem como da aprovação de um projeto de tese (Unidade Curricular Seminário de Investigação - Research Seminar, 55 ECTS) por um júri nomeado para o efeito. A classificação das unidades curriculares será expressa numa escala de 0 a 20 valores. Considera-se que o aluno pode ser admitido a inscrição na unidade curricular Tese, se obtiver uma classificação igual ou superior a 14 valores em todos os Seminários correspondentes à parte letiva do programa doutoral.