/ Doutoramentos

Acreditação: A3ES | 2020-04-24 a 2026-04-23
Propina Anual: 2000 €

Apresentação

O programa de doutoramento 'Pós-Colonialismos e Cidadania Global' tem como objetivo proporcionar formação avançada numa perspetiva crítica pós-colonial sobre a complexidade das relações políticas, sociais e culturais no mundo de hoje. Geopoliticamente, privilegia uma análise comparada e interdisciplinar da herança colonial e dos desafios pós-coloniais, com incidência no espaço de língua oficial portuguesa. O horizonte epistemológico do programa centra-se na discussão de novas formas de conhecimento suscetíveis de abranger diferentes modos de compreender o mundo e de estar no mundo. Tem como base o quadro analítico desenvolvido pelo conceito de Epistemologias do Sul.

Da história, antropologia, sociologia e direito aos estudos literários e artísticos, o programa promove a produção de um conhecimento contextual capaz de equacionar alternativas aos desafios que marcam os tempos que correm. Destacam-se temas como as crises ambientais, as mobilizações populares em luta por dignidade, e os discursos culturais, como base para uma cidadania global e de ativa transformação do mundo.

O programa vai para a sua 8ª edição, tendo já doutorado 50 estudantes hoje espalhados pelo mundo e exercendo funções em universidades, instituições científicas e políticas nacionais e internacionais, e em organizações da sociedade civil.