/ Doutoramentos

Democracia no Séc. XXI

Grau Académico: Doutoramento
Regime de estudo: Presencial
Idioma: PT
Área Científica: Sociologia e outros estudos | Ciência Política

Duração: 4 anos
ECTS: 240
Acreditação: A3ES | 2021-10-22 a 2023-10-21
Propina Anual: 2000 €

Apresentação


O Programa de Doutoramento em “Democracia no século XXI” — que articula três linhas essenciais de pesquisa: Diversidade, República e Cidadania, Democracias comparadas e Participação, Redes e Movimentos Sociais — visa contribuir para uma formação avançada de natureza interdisciplinar e "trans-escalar" sobre a temática da democracia contemporânea, através de uma perspetiva integrada que combina as racionalidades das ciências sociais, políticas e jurídicas, bem como a análise crítica dos desafios que a globalização e a interculturalidade vão pondo aos modelos e às práticas democráticas experimentadas ao longo do século XX.

No ano letivo 2009/2010, o Programa desenvolve-se no quadro de uma nova associação estratégica que reúne a vasta experiência de investigação do CES/Laboratório Associado, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e do homólogo Programa de Doutoramento da Universidade Federal de Minas Gerais. Mobilizando domínios como a sociologia, economia, ciência política, relações internacionais e teoria política e social, numa perspetiva Norte-Sul e Sul-Sul, o Programa de Doutoramento em “Democracia no século XXI” pretende contribuir para o desenvolvimento dos estudos avançados dos fenómenos políticos em Portugal, no contexto europeu, na América Latina e em África.

Os objetivos deste programa incluem:

1. Proporcionar uma compreensão sistemática da Democracia, da sua capacidade de incluir e valorizar as diversidades e a participação cidadã, e do conceito de Republicanismo no século XXI.

2. Promover uma investigação sociológica avançada que conduza à produção de resultados originais, de qualidade elevada, merecedora de divulgação nacional e internacional e cuja operacionalização fomente o progresso social e cultural no domínio sociológico e das ciências sociais.

3. Proporcionar aos/às doutorandos/as a possibilidade de beneficiarem da articulação ensino-aprendizagem-investigação-acção.

4. Assegurar que todas as dissertações de doutoramento analisem fenómenos políticos de forma crítica e interdisciplinar, privilegiando uma ótica de “estudos comparados”.

Testemunhos

Hestia Delibas

Contando com um número considerável de docentes e convidados de diversas áreas, o programa oferece não só uma sólida formação teórica em temáticas muito diversas, como também uma melhor compreensão dos debates mais recentes nas ciências sociais.

Marco Meloni

O doutoramento DSXXI permitiu-me expandir os meus conhecimentos (do feminismo à democracia participativa, passando pela ecologia e o antirracismo) e forneceu-me as ferramentas conceptuais necessárias para estudar o estado das democracias atuais. O CES é o lugar ideal para analisar criticamente as sociedades, a democracia e o poder.

Jonas Van Vossole

O CES é um polo de concentração de pensamento crítico e diverso. Como ativista forneceu-me um ambiente intelectualmente estimulante para desenvolver as minhas ideias, discuti-las e aprender com ativistas-académicos, estudantes, investigadores, professores de todo o mundo.