/ Cátedras / Cátedras Inativas / Boaventura de Sousa Santos

Lewis R. Gordon | 2018-2019

Cátedra Boaventura de Sousa Santos em Ciências Sociais 2018|2019

Lewis R. Gordon | University of Connecticut, Storrs

Filósofo afro-judeu, pensador político, educador e músico, que nasceu na Jamaica e cresceu no Bronx, em Nova Iorque. É autor de inúmeros livros, incluindo What Fanon Said: A Philosophical Introduction to His Life and Thought.

Theory-Critical, Decolonial, Global, and Otherwise
20 de março de 2019, 15h00, Sala Keynes, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Neste seminário serão delinear os conceitos de decadência disciplinar, a sua fetichização de métodos, as respostas suspensivas teleológicas da disciplinaridade e o potencial da transdisciplinaridade. Em seguida, irá concentra-se na sua importância para os desenvolvimentos recentes no estudo da teoria, desde a nova teoria crítica à teoria decolonial ou à teoria do Sul Global.

CONFERÊNCIA + CONCERTO

Shifting the Geography of Reason
22 de março de 2019, 16h30, Salão Brazil (Coimbra)

A quem pertencem razão e pensamento e de onde vieram? Esta conferência procurará abordará essa questão definindo aquilo a que o orador chama "geografias da razão", as formas de invisibilidade que algumas delas produziram, incluindo as que significam ser "moderno" e as possibilidades de transformação social oferecidas pelos fracassos do imperialismo. Construções de conhecimento e razão. Procurará ainda analisar o significado da assunção de responsabilidade pela razão, teoria, política e os mundos que ambos bloqueiam e criam.

Depois da apresentação terá lugar um debate, seguido de uma atuação do trio norte-americano 3Gs – Elijah Gordon (voz, baixo e piano), Lewis Gordon (vozes, bateria e piano) e Gregory Doukas (voz e guitarra). Entrada livre

Cartaz Cátedra BVSS Lewis