/ Cátedras / Cátedras Inativas / Boaventura de Sousa Santos

Juan José Tamayo Acosta | 2014-2015

Cátedra Boaventura de Sousa Santos em Ciências Sociais 2014|2015

Juan José Tamayo Acosta | Universidad Carlos III de Madrid

Doutorado em Teologia pela Universidade Pontificia de Salamanca e doutorado em filosofia pela Universidade Autónoma de Madrid (1976). Lecionou em várias instituições de Espanha e América. É professor titular na Universidade Carlos III de Madrid, onde dirige a Cátedra de Teologia e Ciências das Religiões “Ignacio Ellacuría”, e professor da cátedra Tres Religiones da Universidade de Valencia. É, ainda, professor convidado em diversas universidades dentro e fora de Espanha.

É cofundador e atual secretário-geral da Associação Progressiva de Teólogos Juan XXIII e membro do Comité Internacional do Fórum Mundial de Teologia e Libertação, da Junta Diretiva da Associação para o Diálogo Inter-religioso em Madrid (ADIM) do Patronato da Fundação Siglo Futuro. Dirige cursos especializados de teologia e ciências das religiões e colabora em revistas latino-americanas e europeias, bem como em estudos sobre ciências das religiões, teologia das religiões e teologia da libertação.

Autor de mais de sessenta títulos, entre as suas publicações encontram-se Para comprender la teología de la liberación (2008) e Islam. Cultura, religión y política (2009), Pluralismo religioso, interculturalidad y feminismo (2012).

Cátedra 2014-2015

Qual a importância das religiões e do pensamento religioso. A utopia nas sociedades e a forma como esta é vista na sociedade. Estas foram algumas das perguntas levantadas por Juan Tamayo, convidado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) para a última conferência da Cátedra Boaventura de Sousa Santos em Ciências Sociais.*

*Fonte: Noticias UC

Foto Juan Tamayo FEUC