Susana Jorge toma posse como membro independente do Conselho de Supervisão da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas (OROC).

24 fevereiro, 2024≈ 3 mins de leitura

No dia 15 de maio, Susana Jorge, docente da FEUC e investigadora do CEBER, tomou posse como membro independente do Conselho de Supervisão da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas (OROC).

O Conselho de Supervisão da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas (OROC) é um órgão independente no exercício das suas funções. É composto por 15 membros, 6 dos quais oriundos de estabelecimentos de ensino superior que habilitem academicamente o acesso à profissão de revisores oficiais de contas, não inscritos na Ordem.

Entre outras competências, o Conselho de Supervisão da OROC emite parecer sobre: o plano de atividades e os orçamentos ordinário e suplementares e respetivos relatórios; todos os regulamentos que devem ser submetidos a apreciação da assembleia representativa; e o plano anual de formação contínua que lhe seja submetido pelo conselho diretivo.

Compete-lhe ainda, entre outras: estabelecer as regras respeitantes ao estágio profissional, incluindo a avaliação final, sob proposta do conselho diretivo; verificar a não sobreposição das matérias a lecionar no período formativo e, eventualmente, a avaliar em exame final, com as matérias ou unidades curriculares que integram os cursos conferentes da habilitação académica necessária ao acesso à profissão, após parecer vinculativo da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior; e acompanhar regularmente a atividade formativa da Ordem, particularmente a realização dos estágios de acesso à profissão e a atividade de reconhecimento de competências obtidas no estrangeiro, designadamente através da apreciação anual do respetivo relatório de atividades e da emissão de recomendações genéricas sobre os seus procedimentos.

Partilhe