FEUC assina novas parcerias nos Domínios da Igualdade de Género, Direitos Humanos e Combate à Exclusão

09 fevereiro, 2024≈ 4 mins de leitura

A “Rede Parceiros FEUC” da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra passou recentemente a contar com cinco novos membros. Com efeito, foram assinados protocolos com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), o Conselho Português para os Refugiados, a Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE), a Fundação Fé e Cooperação (FEC) e a Deliciosas Diferenças, tendo em vista reforçar a ligação dos estudantes à realidade profissional, através da realização de estágios curriculares e do desenvolvimento de estudos de caso no âmbito das unidades curriculares.

A CIG é o organismo nacional responsável pela execução das políticas públicas no domínio da cidadania e da promoção e defesa da igualdade de género. A CIG coordena a Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação (2018-2030) – ENIND cumprindo os Planos de Ação para: a Igualdade entre Mulheres e Homens, a Prevenção e o Combate à Violência Contra as Mulheres e a Violência Doméstica, , o Combate à Discriminação em razão da Orientação Sexual, Identidade e Expressão de Género, e Características Sexuais, a Prevenção e Combate ao Tráfico de Seres Humanos.

O Conselho Português para os Refugiados é uma organização não-governamental para o desenvolvimento, sem fins lucrativos, que trabalha desde 1991 na defesa e promoção da proteção internacional em Portugal. No âmbito da sua atuação, procura contribuir para o estabelecimento de uma sociedade inclusiva e consciente das suas responsabilidades nos domínios do asilo, pautando-se pelos valores da defesa dos Direitos Humanos, da inclusão e empoderamento dos requerentes e beneficiários de proteção internacional; da transparência, independência, rigor e integridade.

A CITE, fundada em 1979, tem por missão contribuir para a igualdade e a não discriminação entre homens e mulheres no trabalho, no emprego e na formação profissional e colaborar na aplicação de disposições legais e convencionais nesta matéria, bem como no âmbito da proteção à parentalidade e à conciliação da atividade profissional com a vida familiar e pessoal, no setor privado, no setor público e no setor cooperativo.

A FEC é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, criada em 1990. Tem intervenção nas áreas da Cooperação para o Desenvolvimento, Educação para o Desenvolvimento e Advocacia Social, com parceiros em Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal. A missão da FEC é promover o Desenvolvimento Humano Integral, com a visão de construir uma sociedade onde cada pessoa possa viver com dignidade e justiça.

A Deliciosas Diferenças, Cooperativa de Responsabilidade Limitada é uma organização sem fins lucrativos, ONGPD, de utilidade pública, constituída a 11 de Setembro de 2017. Esta Cooperativa está sedeada em Soure e desenvolve a sua atividade neste concelho, bem como nos concelhos limítrofes, tendo como principal objetivo o combate à exclusão social, ocupacional e laboral de indivíduos em situação de risco social. Para tal, a Deliciosas Diferenças possui dois tipos de respostas, nomeadamente de caráter residencial e de integração laboral.

Sempre à procura de novas parcerias e ligação com o meio empresarial, público, do terceiro setor ou de investigação, a FEUC já tem protocolos assinados com mais de 100 entidades que atuam nas mais diversas áreas. Ao facilitarem a integração de estudantes no mercado de trabalho, os estágios curriculares constituem um elemento central da formação de novos profissionais. Para saber mais, aceda https://www.uc.pt/feuc/parceiros-feuc/