A última das 5 dimensões inscrita no programa "FEUC: 50 anos" incorpora um conjunto de entrevistas a docentes da FEUC que ficam disponibilizadas nos canais de divulgação da Faculdade bem como nesta página a partir das datas abaixo assinaladas

Raquel Freire

Apresentação a 3 de fevereiro de 2023

Entrevista com Raquel Freire, doutorada em Relações Internacionais pela Universidade de Kent, Reino Unido (2002), investigadora do Centro de Estudos Sociais e Professora Catedrática de Relações Internacionais da FEUC. Foi Coordenadora do Centro de Excelência Jean Monnet PRONE e detentora de uma Cátedra Jean Monnet, na Universidade de Coimbra. Os seus interesses de investigação centram-se nos estudos para a paz, em particular peacekeeping e peacebuilding; política externa, segurança internacional, União Europeia, Rússia e Eurásia. Tem várias publicações sobre estas temáticas.

Entrevista - Raquel Freire

José Reis

Apresentação a 3 de março de 2023

Entrevista com José Reis, Professor Catedrático da FEUC, onde se licenciou (1978) e doutorou (1989) em Economia com uma tese publicada no livro Os Espaços da Indústria: a regulação económica e o desenvolvimento local em Portugal. Assume uma perspetiva de economia política institucionalista e interessa-se pelas economias portuguesa e europeia. Entre outros, exerceu cargos importantes: Presidente da Comissão de Coordenação da Região Centro (1996-1999), Secretário de Estado do Ensino Superior (1999-2001) e Diretor da FEUC (2009-2015). Um dos seus mais recentes livros intitula-se Cuidar de Portugal: Hipóteses de Economia Política em tempos convulsos (Coimbra, Almedina, 2020).

Entrevista - José Reis

Luís Dias

Apresentação a 6 de abril de 2023

Entrevista com Luís Dias, doutorado em Organização e Gestão de Empresas pela Universidade de Coimbra e Professor Catedrático da FEUC. Dirige atualmente o CeBER - Centre for Business and Economics Research e os seus interesses de investigação centram-se na análise de decisão multicritério, na avaliação de desempenho, na decisão em grupo e negociação, nos sistemas de apoio à decisão e em aplicações na área da energia e do ambiente.

Madalena Duarte

Apresentação a 5 de maio de 2023

Entrevista com Madalena Duarte, Doutorada em Sociologia pela Universidade de Coimbra, Investigadora do Centro de Estudos Sociais e Professora Auxiliar da FEUC. Os seus interesses de investigação incluem a sociologia do direito, os estudos feministas, a violência de género, o tráfico de pessoas, a criminologia e os movimentos sociais. Coordenou recentemente o projeto de investigação Homicídio nas Relações de Intimidade: Desafios ao Direito. Um dos seus mais recentes livros intitula-se O papel do Direito e dos Tribunais na Violência contra as Mulheres (Coimbra, Afrontamento, 2023).

António Martins

Apresentação a 2 de junho de 2023

Entrevista com António Martins, doutorado em Gestão (1999) pela Universidade de Coimbra e professor de Fiscalidade na FEUC. De entre as suas áreas de especialidade, suportadas numa longa experiência de investigação, docência e consultoria, destacam-se a fiscalidade, arbitragem e reforma fiscal, análise financeira, avaliação de projetos, contabilidade, finanças, direito, transportes ou a tributação do rendimento.