COORDENAÇÃO
O Mestrado (científico) em Direito privilegia a investigação em áreas jurídicas especializadas, promovendo o desenvolvimento da capacidade de construção teórica original, bem como a concepção de soluções novas e a interpretação de problemas complexos em realidades multidisciplinares.
Pressupondo e pretendendo solidificar uma consistente formação dogmática nas distintas regiões da juridicidade, propõe-se cultivar a problematização do direito e do pensamento jurídico, numa intenção reflexivamente crítico-reconstrutiva, pela qual se capacitem os estudantes para a autónoma responsividade aos desafios teóricos e práticos do futuro, ao mesmo tempo que se confia contribuir, por seu intermédio, para o aprofundamento da compreensão e conhecimento jurídicos e a melhoria do serviço à sociedade e ao homem, dele esperados.
Sujeito a numerus clausus e com a duração de 4 semestres, correspondentes a 120 ECTS, compreende um curso de especialização, numa de 7 áreas temáticas à escolha (em alguns casos subdivididas em menções ainda mais específicas) e a elaboração de uma dissertação, sob orientação de um Professor Doutorado.
O primeiro é constituído por duas unidades curriculares obrigatórias, às quais devem somar-se, em alternativa, duas unidades curriculares anuais, uma anual e duas semestrais ou quatro semestrais, selecionadas livremente pelo estudante de entre o elenco das disciplinas obrigatoriamente integrantes das demais áreas de aprofundamento, assim como de um amplo rol de disciplinas optativas disponibilizadas por cada uma das secções responsáveis. Como tal, propicia um variado leque de possibilidades combinatórias, traduzidas em percursos formativos singularizantes, mediante os quais se exploram as crescentes e cada vez mais intricadas intersecções jurídicas, favorecendo uma aprendizagem interdisciplinar, de que dão testemunho a novidade e diversidade de objectos, perspectivas, métodos, fundamentos e propostas divisáveis nos estudos e teses desenvolvidos.
Assegurada por um corpo docente de prestígio nacional e internacional, que integra as mais importantes redes e instituições académicas, científicas e profissionais dos respectivos domínios do saber e prática, a parte lectiva desenrola-se em regime de seminário restrito, com um máximo de 25 alunos por turma, envolvendo, em modalidades muito diversificadas, uma viva interlocução didáctica com os alunos, culminante na elaboração, apresentação oral e discussão de pequenos ensaios monográficos (relatórios). A experiência de pesquisa desenvolvida neste primeiro momento prolonga-se, depois, já durante a segunda fase, na investigação conducente à dissertação de mestrado, realizadas com o acompanhamento fundamental do orientador eleito.
A apoiá-las, contam ambas com o acervo ímpar e constantemente actualizado da nossa Biblioteca e as inúmeras iniciativas de formação suplementar que ela dinamiza, beneficiando ademais do ecossistema científico formado pelo Instituto Jurídico – o maior centro de investigação jurídica do país – e todos os demais centros de investigação privados cuja actividade se desenvolve na estreita órbita da Faculdade. Tudo, por sua vez, integrado no ambiente único de uma verdadeira cidade universitária, em que ideias e pessoas se concentram, inspiram, entusiasmam, dialogam e enriquecem mutuamente, no conchego e conjunção das diferentes Faculdades.
OBJECTIVOS DO CURSO
O mestrado científico, centrado em 7 áreas de especialização, com a duração de 4 semestres e com 120 ECTS, com numeri clausi, é composto por um curso de especialização anual e por uma dissertação também anual. O curso de especialização é maioritariamente composto por unidades curriculares anuais, onde se privilegia o regime de seminários e a avaliação através da realização de working papers. A anualidade da dissertação intenta a obtenção de níveis de investigação de excelência.
No Mestrado Científico, o grau de mestre em Direito é concedido nas seguintes áreas de especialização:
- Ciências Jurídico-Civilísticas;
- Ciências Jurídico-Criminais;
- Ciências Jurídico-Económicas;
- Ciências Jurídico-Empresariais;
- Ciências Jurídico-Filosóficas;
- Ciências Jurídico-Históricas;
- Ciências Jurídico-Políticas.
A área de Ciências Jurídico-Civilísticas é constituída pelas seguintes menções:
- Menção em Direito Civil;
- Menção em Direito Processual Civil.
A área de Ciências Jurídico-Empresariais é constituída pelas seguintes menções:
- Menção em Direito Empresarial;
- Menção em Direito Laboral.
A área de Ciências Jurídico-Políticas é constituída pelas seguintes menções:
- Menção em Direito Administrativo;
- Menção em Direito Constitucional;
- Menção em Direito do Ordenamento, do Urbanismo e do Ambiente;
- Menção em Direito Fiscal;
- Menção em Direito Internacional Público e Europeu.
DURAÇÃO
4 Semestres e 120 ECTS
PLANO DE ESTUDOS
Mestrado em Ciências Jurídico-Políticas
Coordenador de Secção: Prof. Doutor Jónatas Machado
A secção de Ciências Jurídico-Políticas oferece um amplo leque de áreas de especialização no Mestrado em Direito: Mestrado em Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Fiscal, Direito Internacional Público e Europeu e Direito do Ordenamento, do Urbanismo e do Ambiente.
Para além da pertinência dos programas, salienta-se a flexibilidade na conformação do plano de estudos, bem adequada a um mestrado de investigação. Com efeito, o candidato tem uma ampla liberdade na construção do seu percurso de estudos, podendo fazer acompanhar as unidades curriculares nucleares de outras disciplinas, ainda que pertencentes a(s) outra(s) área(s) de investigação. Por exemplo, alguém que pretenda realizar o Mestrado em Direito Administrativo poderá ainda complementar a sua formação com Direito Constitucional e com Direito da União Europeia, ou com qualquer outra unidade curricular, fazendo com que cada mestrado seja único e adaptado às expectativas de quem pretende aceder a este nível de especialização.
Mestrado em Direito Administrativo
- Direito Administrativo I
Temas do Estado Administrativo e da Regulação
Docente: Professor Doutor Pedro Costa Gonçalves - Direito Administrativo II
Contencioso Administrativo Especial
Docente: Professor Doutor Jorge Alves Correia
Mestrado em Direito Constitucional
- Direito Constitucional I
Controlo de constitucionalidade: perspetiva jurídico--política e comparada no universo lusófono.
Docente: Professor Doutor António Malheiro de Magalhães - Direito Constitucional II
Justiça Constitucional
Docente: Professora Doutora Ana Raquel Moniz
Mestrado em Direito Fiscal
- Direito Fiscal I
Direito Fiscal das Empresas e Internacional
Docente: Professora Doutora Marta Costa Santos - Direito Fiscal II
Procedimento e Contencioso Tributário - Docente: Professor Doutor João Pedro Rodrigues
Mestrado em Direito Internacional Público e Europeu
- Direito Internacional Público
Humanização do Direito Internacional Público
Docente: Professor Doutor Francisco Ferreira de Almeida - Direito da União Europeia
Docente: Professor Doutor Miguel Gorjão Henriques
Mestrado em Direito do Ordenamento do Urbanismo e do Ambiente
- Direito do Ordenamento e do Urbanismo
Docente: Professora Doutora Fernanda Paula Oliveira - Direito do Ambiente
Docente: Professora Doutora Alexandra Aragão
Mestrado em Ciências Jurídico-Civilísticas
Coordenador de Secção: Prof. Doutor Paulo Mota Pinto
A Secção de Ciências Jurídico-Civilísticas oferece cursos de Mestrado: o Mestrado em Direito Civil e o Mestrado em Direito Processual Civil. Para além das Unidades Curriculares obrigatórias, existe também um amplo leque de disciplinas optativas que cobre áreas de grande relevância no direito e no processo civil, assegurando uma especialização ímpar e ajustada às pretensões e expetativas dos nossos alunos.
Mestrado em Direito Civil
- Direito Civil I
Direitos de Personalidade
Docente: Professor Doutor Paulo Mota Pinto - Direito Civil II
Pessoa, Autonomia e Responsabilidade Civil
Docente: Professora Doutora Mafalda Miranda Barbosa
Mestrado em Direito Processual Civil
- Direito Processual Civil I
Teoria dos Princípios do Processo Civil (à luz da doutrina e da jurisprudência)
Docente: Professor Doutor Luís Miguel Mesquita - Direito Processual Civil II
Partes e Terceiros no Processo Civil
Docente: Professora Doutora Maria José Capelo
Mestrado em Ciências Jurídico-Empresariais
Coordenador de Secção: Prof. Doutor João Leal Amado
A Secção de Ciências Jurídico-Empresariais oferece duas grandes áreas de especialização.
No Mestrado em Direito Empresarial, a unidade curricular Direito das Sociedades desenvolve e aprofunda os conhecimentos adquiridos no 1º ciclo, enquanto a unidade curricular Direito dos Contratos permite estudar o regime aplicável a diversas figuras contratuais relevantes na estruturação das relações entre agentes económicos.
No mestrado em Direito Laboral são retomadas e expandidas duas temáticas chave: a Relação Individual de Trabalho, unidade curricular em que é dado particular destaque aos desafios da digitalização e do direito antidiscriminatório no contexto laboral, e a Relação Coletiva de Trabalho, área que desenvolve e aprofunda figuras e institutos como a liberdade sindical, a negociação coletiva e o conflito colectivo laboral
Mestrado em Direito Empresarial
- Direito das Sociedades
Docente: Professor Doutor Jorge Manuel Coutinho de Abreu - Direito dos Contratos
Contratos Comerciais Internacionais
Docente: Professor Doutor Alexandre Soveral Martins
Mestrado em Direito Laboral
- Relação Individual de Trabalho
Docente: Professora Doutora Joana Nunes Vicente - Relação Coletiva de Trabalho
Docente: Professor Doutor João Reis
Mestrado em Ciências Jurídico-Criminais
Coordenadora de Secção: Prof. Doutora Maria João Antunes
No Mestrado em Direito, na área de especialização em Ciências Jurídico-Criminais, as duas unidades curriculares obrigatórias têm como propósito a aquisição de conhecimentos a um nível que desenvolve, aprofunda e alarga os obtidos no 1.º ciclo. No Direito Penal, versando sobre a denominada “parte especial”, devidamente enquadrada no fenómeno da expansão do direito penal; no Direito Processual Penal, incidindo sobre os sujeitos processuais ou os meios de prova, na relação estreita de uns e de outros com a Constituição.
Por seu turno, a unidade curricular opcional de Direito Penal Internacional e Europeu tem como propósito a aquisição de conhecimentos no plano do direito penal “para além” do Estado, na vertente internacional, na europeia e na da cooperação judiciária.
- Direito Penal
Direito Penal Especial
Docentes: Professor Doutor Pedro Caeiro (1.ª Turma)
Professora Doutora Sónia Fidalgo (2.ª Turma) - Direito Processual Penal
Direito Processual Penal e Constituição
Questões à Luz da Constituição
Docentes: Professora Doutora Sónia Fidalgo (1.ª Turma)
Professor Doutor Miguel Ângelo Lemos (2.ª Turma)
Mestrado em Ciências Jurídico-Históricas
O Mestrado em Ciências Jurídico-Históricas apresenta, como seu núcleo troncal, as disciplinas de Direito Romano e de História do Direito.
Para um jurista integral, não é possível ser um civilista de eleição se não for, pelo menos, um razoável romanista. Daí que se dê particular ênfase a temas de Direito Privado Romano.
À História do Direito está reservada um missão iluminante do direito português moderno, como uma espécie de anzol de ouro que busca explicar a inevitável historicidade jurídica.Concede-se um especial relevo às amarras genéticas do direito europeu e à conformação jurídica do direito português no século XX e ao seu trânsito para o século XXI.Um domínio a que também se dedica uma atenção cimeira é a História do Direito Brasileiro.
Dada a sua amplidão, ao estudante do Mestrado em História do Direito abre-se a possibilidade de cultivar qualquer tema, inscrito, quer no direito privado, quer no direito público. Um estudo que bem pode servir de base a um capítulo histórico-jurídico para a tese de Mestrado que venham a elaborar.
- História do Direito Português
Docente: Professor Doutor Rui de Figueiredo Marcos - Direito Romano
Docente: Professor Doutor António Vieira Cura
Mestrado em Ciências Jurídico-Económicas
Coordenador de Secção: Prof. Doutor Luís Pedro Cunha
O Mestrado em Ciências Jurídico-Económicas conta com uma oferta formativa razoavelmente diversificada, com quatro unidades curriculares: Economia Política (Regulação da Economia Global), Finanças Públicas (Atividade Pública na era da Digitalização), Moeda e Política Monetária e, por último, Crédito e Mercados Financeiros. Em todos os casos estamos perante matérias que exigem uma abordagem interdisciplinar, com o cruzamento das perspetivas jurídica e económica. Por conseguinte, é elemento distintivo deste Mestrado, para além do estudo dos ramos do direito abordados no conjunto das quatro disciplinas, o recurso, quando necessário, aos enquadramentos e à teoria económica relevantes para a compreensão das realidades económicas subjacentes a cada um deles. No caso da unidade curricular Economia Política – Regulação da Economia Global, estudar-se-á o direito da Organização Mundial do Comércio e dos Acordos Comerciais Preferenciais e confrontar-se-ão as respetivas disciplinas jurídicas com os ensinamentos da economia internacional. No caso das Finanças Públicas – Atividade Pública na era da Digitalização, o estudo centra-se na atividade económica pública no contexto atual, com especial enfoque nas implicações que a transição digital e a transição ecológica têm ao nível da sustentabilidade financeira dos Estados. No âmbito da Moeda e Política Monetária, estudar-se-á a moeda e os seus mecanismos de criação e controle, nomeadamente as políticas monetárias dos bancos centrais e sua relevância para a estabilização macroeconómica. Por fim, no que respeita à unidade curricular Crédito e Mercados Financeiros, o programa centrar-se-á na arquitetura do sistema financeiro, sua evolução recente e principais questões relativas à regulação do sistema bancário e dos mercados financeiros no contexto de crises sistémicas.
- Economia Política
Regulação da Economia Global
Docente: Professor Doutor Luís Pedro Cunha - Finanças Públicas
Atividade Pública na era da Digitalização
Docente: Professora Doutora Matilde Lavouras
Mestrado em Ciências Jurídico-Filosóficas
Coordenador de Secção: Prof. Doutor J. Aroso Linhares
Embora sejam identificadas pelas designações disciplinares mais genéricas e expectáveis (Filosofia do Direito e Metodologia Jurídica), as duas unidades curriculares que constituem o núcleo duro (de frequência obrigatória) do Mestrado em Ciências Jurídico-Filosóficas oferecem-se como autênticos seminários abertos que, sendo, em cada ano, dominados por um tema condutor (no próximo ano lectivo os temas serão respectivamente “O problema da autonomia do direito” e “Aplicação, decisão, juízo…: paradigmas alternativos de realização do Direito”), resistem significativamente a um tratamento sistemático fechado, antes se apoiando num guião-base plural e diversificado, cujos equilíbrios vão sendo permanentemente reconstruídos na sua relação com o auditório (e com as preferências reflexivas que este vai justificadamente manifestando).
O tema da autonomia do Direito proposto no seminário de Filosofia reforça esta abertura (numa zona de fronteira com a Teoria do direito), permitindo um verdadeiro mergulho na pragmática de pluralidade que hoje caracteriza o pensamento jurídico meta-dogmático: é seu propósito na verdade “desconstruir” dois equívocos frequentes – aquele que associa a pretensão de autonomia do jurídico ao normativismo e outros formalismos e aquele que associa ao positivismo uma separação entre juridicidade e moralidade --, “desconstrução” esta que exige precisamente um diálogo com outros modos muito significativos de manifestar a pretensão de autonomia (que vão do funcionalismo sistémico ao jurisprudencialismo), mas também um tratamento analiticamente pormenorizado da herança de Hart e do debate positivismo(s) excludente(s)/includente(s)-incorporacionista(s), bem como das possibilidades dos não-positivismos. Independentemente do tema que no futuro venha a ser escolhido, admite-se que a “localização” do seu tratamento reflexivo venha sempre a ser esta: trata-se na verdade de assumir a lição inconfundível de Castanheira Neves, decerto para descobrir as respostas que a sua proposta permite construir, mas também e muito especialmente para submeter estas respostas à reflexão crítica que só o mergulho na citada pragmática de pluralidade (e no espectro de perguntas a que esta nos expõe) torna afinal possível.
Pressupondo o referido enquadramento filosófico e teórico, o seminário de Metodologia do Direito concentra-se essencialmente na problemática da realização judicativa do Direito, especificamente através de apresentação e discussão de diversas propostas de construção racional da decisão judicial – expondo e discutindo os modelos de aplicação, de decisão e de juízo, enquanto paradigmas alternativos de realização do Direito. Começando por uma referenciação histórica do papel do juiz e da racionalidade da sua tarefa adjudicatória, e assumindo como interlocutores fundamentais, num diálogo crítico acerca da respectiva superação, os Normativismos – começando pelas suas expressões dominantes no século XIX (desde logo, na Escola da Exegese, na Escola Histórica e na Jurisprudência dos Conceitos) e no século XX (sobretudo em Kelsen) –, os Funcionalismos – Materiais e Formais – e os Jurisprudencialismos, partindo da grelha de análise proposta por Castanheira Neves. Trata-se, assim, de explorar e discutir os pressupostos filosóficos e teóricos, as estruturas racionais e as consequências práticas (jurídicas e não jurídicas) das mais relevantes propostas de construção da decisão judicial na actualidade.
- Filosofia do Direito
Docente: Professor Doutor Aroso Linhares - Metodologia do Direito
Docente: Professora Doutora Ana Gaudêncio
Unidades Curriculares Optativas
ANUAIS
Ciências Jurídico-Criminais
- Direito Penal Internacional e Europeu
Docente: Professor Doutor Miguel João Costa
Ciências Jurídico-Filosóficas
- Filosofia dos Direitos Humanos
Docente: Professor Doutor Luís Menezes do Vale - Direito e Literatura (Law & Literature)
Docentes: Professor Doutor Aroso Linhares · Professora Doutora Ana Gaudêncio · Professor Doutor Luís Menezes do Vale · Mestre Brisa Paim
Ciências Jurídico-Políticas
- Direito da Reabilitação Urbana
Docente: Professor Doutora Fernanda Paula Oliveira
1.º SEMESTRE
Ciências Jurídico-Empresariais
- Direito da Concorrência
Docente: Professor Doutor Alexandre Dias Pereira
Ciências Jurídico-Civilísticas
- Direito Processual Civil Internacional
Docente: Professor Doutor Rui Dias - Direitos de Autor
Docente: Professor Doutor Alexandre Dias Pereira - Direito Imobiliário e Registal
Docente: Professora Doutora Mónica Jardim - Direito da Família e Processo da Família
Docente: Professor Doutor Rafael Vale e Reis
Ciências Jurídico-Económicas
- Moeda e Política Monetária
Docente: Professora Doutora Teresa Almeida
Ciências Jurídico-Políticas
- Direito e Políticas da Saúde
Docente: Professor Doutor Luís Menezes do Vale
2.º SEMESTRE
Ciências Jurídico-Políticas
- Direito da Segurança Social
Docente: Professor Doutor Paulo Linhares Dias
Ciências Jurídico-Civilísticas
- Direito da Propriedade Industrial
Docente: Professor Doutor Remédio Marques - Direito Internacional Privado
Docente: Professora Doutora Dulce Lopes - Direito da Família e Processo da Família II
Docente: Professora Doutora Rosa Martins
Ciências Jurídico-Económicas
- Crédito e Mercados Financeiros
Docente: Professora Doutora Teresa Almeida
SAÍDAS PROFISSIONAIS
- Advocacia
- Magistraturas Judicial e do Ministério Público
- Diplomacia
- Funcionalismo Público Autárquico, Nacional e Comunitário
- Conservatórias e Registos
- Notariado
- Julgados de Paz
- Polícia Judiciária
- Agência Portuguesa para as Minorias, Migrações e Asilo
- Organizações Internacionais
- Ensino Universitário
- Investigação
- Ensino Secundário
- Instituições Privadas
- Contencioso
- Comunicação Social.
CONDIÇÕES DE ACESSO E INGRESSO
1. Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) Titulares do grau de licenciado em Direito ou equivalente legal;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos em Direito, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro, em Direito, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Faculdade de Direito;
d) Em casos devidamente justificados, podem aceder aos ciclos de estudos de mestrado os candidatos que apresentem um currículo escolar, científico e/ou profissional relevante para a frequência deste ciclo de estudos e que, como tal, seja reconhecido pelo Conselho Científico da Faculdade de Direito;
2. O reconhecimento a que se referem as alíneas b) a d) do n.º 1 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.
- Os candidatos ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre devem ter a classificação final mínima fixada bi anualmente pelo Conselho Científico, até 31 de Outubro.
A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura.
PRÉMIOS ESCOLARES · BOLSAS DE ESTUDO
São três as Fundações integradas dentro da FDUC atribuindo, anualmente, Bolsas de Estudos a alunos carenciados e Prémios Escolares aos melhores alunos.