APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO HANDBOOK DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICO-PRIVADA

25 março, 2024≈ 7 mins de leitura

Decorreu no passado dia 20 de março, numa iniciativa conjunta entre a FDUC e o CEDIPRE - Centro de Estudos de Direito Público e Regulação, a apresentação pública do Handbook de Administração Público-Privada, sob a coordenação do Prof. Doutor Pedro Miguel Alves Ribeiro e com Prefácio do Prof. Doutor Pedro Costa Gonçalves.

PREFÁCIO
Como membro da equipa de coordenação dos cursos de Administração Público-Privada da FDUC, tenho a grata satisfação de sinalizar o nascimento deste Handbook de Administração Público-Privada. O novo Manual quer ser sobretudo um instrumento facilitador do processo de integração dos nossos estudantes no curso de Mestrado em APP e também uma ferramenta de auxílio que servirá de guia para um estudo inicial e genérico sobre questões relativas à “administratio”, enquanto missão pública, e ao Estado Administrativo, nas suas múltiplas manifestações. Nele se agregam, de uma forma sistematizada, cuidada e coerente, materiais científicos, de várias proveniências, que analisam e exploram temas transversais nos estudos sobre a Administração Pública (“ciência da Administração”, “políticas públicas”, “gestão de recursos humanos”, “análise e decisão estratégica”, “governação eletrónica e modernização administrativa”, “articulação Administração e Direito”); mas também vamos aqui encontrar trabalhos que se contêm dentro de zonas mais circunscritas ou delimitadas, como são os casos dos textos setoriais (“justiça”, “saúde”, “administração local”, “ciência e educação” e “banca”).
A autoria da ideia de promover a feitura deste Handbook pertence ao Prof. Pedro Correia, professor associado da nossa Faculdade que, além da docência, tem contribuído, de forma entusiástica, para o crescimento e a consolidação dos nossos cursos de APP. Cumpre-me agradecer-lhe, além desta bela ideia, todo o trabalho de a pôr em marcha; estou convicto de que este livro vai servir como um canal privilegiado de contacto dos nossos alunos com os saberes científicos da Administração Pública e de que, além disso, representará uma fonte de inspiração para os seus estudos e pesquisas. Uma vez que se trata de uma obra enquadrada na FDUC, o Handbook cumpre também o propósito de sinalizar o compromisso e o envolvimento institucional da Faculdade com os seus cursos de APP.

Pedro Costa Gonçalves
Coordenador da Área de Administração Público-Privada da
Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra
Presidente do CEDIPRE · Centro de Estudos de Direito Público e Regulação

SOBRE O HANDBOOK
É com imensa satisfação que se apresenta o FDUC Handbook de Administração Público-Privada. Esta obra, meticulosamente elaborada, reflete uma iniciativa que nasceu da necessidade premente de oferecer uma ferramenta abrangente e acessível aos estudantes do Mestrado em Administração Público-Privada. Tendo em conta que apenas cerca de 10% destes alunos têm formação prévia na área científica de administração, o objetivo primordial do livro foi nivelar os conhecimentos fundamentais sobre as temáticas centrais.
A motivação que impulsionou a conceção deste texto foi clara: atender às necessidades de uniformização formativa de base dos alunos do Mestrado em Administração Público-Privada da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. No entanto, este livro ultrapassa a função de ser uma mera referência a esse nível. A obra apresenta-se como um guia indispensável não somente aos mestrandos, mas também como uma obra de nível avançado para os alunos da Licenciatura com a mesma designação, englobando, assim, duas importantes vertentes educativas.
O esforço coletivo por trás desta obra é notável. Foi possível contar com a participação de 46 autores, incluindo professores nacionais e internacionais de referência, de várias instituições de ensino superior, para além de assistentes, monitores e alumni da Licenciatura e Mestrado em Administração Público-Privada da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Essa colaboração abrangente reflete a diversidade e riqueza da nossa comunidade académica e científica.
O FDUC Handbook de Administração Público-Privada é dividido em 79 capítulos, cuidadosamente organizados em duas seções distintas. A primeira seção aborda temas disciplinares, com subseções que abrangem a ciência da administração, as políticas públicas, a gestão de recursos humanos e o comportamento organizacional, a análise e decisão estratégica, a governação eletrónica e a modernização administrativa, a articulação da administração com o direito e as ciências jurídicas, a ciência política aplicada e os métodos e técnicas de investigação. A segunda seção é dedicada a abordagens setoriais, explorando casos de estudo na justiça, na administração local, na ciência e educação, na saúde e na banca.
Embora a maioria dos textos seja interdisciplinar ou mesmo multidisciplinar, permitindo outras configurações igualmente válidas, a presente estrutura foi idealizada como a mais apropriada para organizar a área de Administração Público-Privada da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Nas páginas deste livro, encontram-se artigos inéditos, assim como uma vasta compilação de textos previamente publicados em mais de uma dúzia de revistas científicas internacionais indexadas, os quais foram submetidos a rigorosa revisão por pares. Todos os capítulos previamente publicados enquanto artigos foram-no em publicações que adotam a licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0), que permite a reprodução não comercial, desde que seja devidamente creditada. Essa mesma atribuição de créditos foi plenamente acautelada em todos os casos. Devido às restrições contra a alteração dos textos originalmente publicados decorrentes desta licença, o leitor deparar-se-á com diversos sistemas de citação e referenciação, próprios de cada revista, além de diferentes línguas: português (de Portugal e do Brasil) e inglês.

Deseja-se que esta obra se torne um recurso de referência, suporte de base e inspiração, e possa servir a comunidade da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra nos próximos anos. Espera-se que contribua para a excelência educativa, elevando a qualidade e os resultados alcançados pelos alunos da Licenciatura e do Mestrado em Administração Público-Privada.

Partilhe