/ Projetos de Investigação

II Conferência Legal SciComm: Investigação e Práticas

Sobre a Conferência Legal SciComm

O Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, no âmbito do projeto exploratório Comunicação de Investigação Jurídica (Legal SciComm), está a organizar a segunda Conferência dedicada à comunicação de investigação jurídica, que decorrerá a 12 de novembro de 2024, no Colégio da Trindade, em Coimbra.

A Conferência Legal SciComm: Investigação e Práticas pretende reunir investigadores/as e profissionais do Direito para partilharem os seus conhecimentos e experiências sobre a comunicação do Direito com a sociedade.

A conferência será híbrida para permitir a participação de investigadoras/es que não possam deslocar-se.

As línguas de trabalho da conferência são o inglês, o português e o espanhol, mas todos/as os/as oradores/as são convidados/as a apresentar diapositivos em inglês.

Esperamos recebê-lo/a em Coimbra, uma cidade com história e tradição, para discutir teorias e práticas que podemos utilizar para melhorar a comunicação do direito com a sociedade.

Datas Importantes


Data da II Conferência Legal SciComm: Investigação e Práticas: 12 de novembro de 2024

Data limite para submissão do resumo: 10 de outubro de 2024

Data limite para comunicação do resultado da submissão: 25 de outubro de 2024

Publicação do programa da Conferência: 26 de outubro de 2024

Registo: 26 de outubro de 2024 - 11 de novembro de 2024

Data limite para submissão do artigo/relato de experiência: 31 de dezembro de 2024

Actas da conferência disponível (data prevista): 31 de julho de 2025

Comissão Organizadora

Marta Graça

UCILeR

Investigadora

Niedja de Andrade e Silva Forte dos Santos

UCILeR

Estudante de Doutoramento

Marcelly Fuzaro Gullo

UCILeR

Estudante de Doutoramento

Comissão Científica

Ana Margarida Gaudêncio

University of Coimbra, Faculty of Law & UCILeR

Professora Associada Investigadora

Fernando Borges

UCILeR

Investigador

Joanna Osiejewicz

University of Warsaw, Faculty of Applied Linguistics

Professora Associada Diretora do Departamento de Comunicação Jurídica Internacional

Marta Graça

UCILeR

Investigadora

Rui Dias

University of Coimbra, Faculty of Law & UCILeR

Professor Auxiliar Investigador

Submissão de Resumo

O convite à apresentação de resumos está aberto a estudantes (licenciatura, mestrado, doutoramento, pós-doutoramento, pós-graduação) e investigadores/as para partilharem os seus conhecimentos e experiências sobre a comunicação da investigação jurídica com públicos não especializados, como a sociedade, o sector privado, os decisores políticos e outros públicos leigos.

Convidamos ainda profissionais da área jurídica (advogados, magistrados e outros) a submeter propostas para a partilha de experiências práticas na simplificação da linguagem jurídica.

Os temas possíveis incluem: técnicas, mecanismos, formas participativas e/ou performativas de construção e reflexão crítica (ex. visual law and legal design, teatro legislativo, etc.); comunicação através de podcast, redes sociais, vídeos, banda desenhada, comunicados de imprensa, entre outros.

Cada autor/a está limitado a um máximo de duas submissões como autor ou coautor.

Os resumos em português ou inglês, com um máximo de 250 palavras, devem ser submetidos até 10 de outubro de 2024 para legalscicomm@ij.uc.pt, com a indicação de trabalho científico ou relato de experiência.

A informação sobre as propostas selecionadas será disponibilizada até 25 de outubro de 2024.

Submissão de Artigo

Os/as autores/as são convidados/as a apresentar um manuscrito até 31 de dezembro de 2024.

As submissões devem ser escritas em inglês, para serem consideradas para a revisão por pares. A Conferência Legal SciComm não aceita trabalhos de investigação que tenham sido submetidos ou aceites para publicação numa revista ou que já tenham sido publicados.

A extensão máxima é de 7000 palavras, incluindo o resumo, figuras, tabelas e lista de referências.

Processo de revisão

Triagem inicial: Cada artigo submetido será primeiramente revisto por membros da Comissão Organizadora para verificar se está completo, formatado, livre de plágio e se está de acordo com a temática da conferência.

Revisão: O artigo será submetido a um processo de revisão por pares por dois especialistas.

Aceitação do artigo: Os autores receberão uma decisão de revisão dentro de duas a quatro semanas após a submissão.

As submissões devem seguir as instruções de formatação e enviadas em doc(x) para legalscicomm@ij.uc.pt

Instruções aqui e modelo de texto completo aqui

Submissão de Relato de Experiência

Os/as profissionais da área jurídica (advogados, magistrados e outros) são convidados/as a apresentar um relato de experiência até 31 de dezembro de 2024.

O objetivo de um relato de experiência é partilhar situações práticas sobre a simplificação de linguagem jurídica e/ou comunicação jurídica com o público em geral. Esse relato deve ser apresentado de forma a promover a análise, a reflexão e a discussão.

As submissões devem ser escritas em inglês, para serem consideradas para publicação, e obedecer à seguinte estrutura: 1. Contextualização do problema/desafio; 2. Explicação da solução/prática implementada; 3. Análise Crítica/Lições aprendidas.

A extensão máxima é de 2000 palavras.

Processo de revisão

Triagem inicial: Cada relato submetido será primeiramente revisto pela Comissão Organizadora para verificação formal e da adequação à temática da Conferência.

Revisão: O artigo será submetido a um processo de revisão por pares por dois especialistas.

Aceitação do artigo: Os autores receberão uma decisão de revisão dentro de duas a quatro semanas após a submissão.

As submissões devem seguir as instruções de formatação e enviadas em doc(x) para legalscicomm@ij.uc.pt

Modelo de Relato de Experiência aqui.

Apresentação

A Conferência será híbrida, pelo que poderá apresentar o seu resumo presencialmente ou por videoconferência.

Apresentação oral - As apresentações estão divididas em dois panéis e cada comunicação terá a duração máxima de 5 minutos, com recurso a no máximo dois slides. A sessão de perguntas e respostas decorre no final do painel.

Equipamento da sala - A sala estará equipada com um computador portátil pré-instalado com PowerPoint, bem como com um projetor LCD. Os/as oradores/as que optarem por participar à distância necessitam de um computador com ligação à Internet e de altifalantes/auscultadores.

Política Editorial

Publicação

Após a revisão pelos pares, os artigos completos aceites serão publicados nas atas da conferência.

As atas serão publicadas em formato PDF e estarão disponíveis em acesso aberto e no Website do IJ. Não são permitidas quaisquer alterações após esta fase. As atas da conferência receberão um eISBN e um número DOI.

Objetivos e âmbito

As atas da conferência serão publicadas em acesso aberto com eISBN e DOI sob a chancela do Instituto Jurídico, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. As atas pretendem dar um contributo significativo, em termos de teoria e prática, para os estudos relacionados com a comunicação científica do Direito para públicos não especializados.

Apenas os manuscritos apresentados na conferência e recebidos de acordo com as diretrizes e prazos de publicação serão publicados nas atas da conferência.

Indexação

Uma vez publicada, será submetida para avaliação e possível inserção na Web of Science Core Collection™ Conference Proceedings Citation Index - Social Sciences & Humanities (CPCI-SSH).

Declaração de ética

O Plano de Ética e Boas Práticas do IJ pode ser consultado aqui.

Política de avaliação pelos pares


O processo de revisão por pares ajuda a validar e a melhorar a qualidade da investigação. Todas as submissões para possível publicação serão submetidas a um processo de revisão por pares. Os manuscritos submetidos passarão por um processo de revisão por pares gerido pela comissão científica da conferência e por revisores externos.

Os revisores devem certificar-se de que os manuscritos se enquadram no âmbito da conferência e satisfazem os critérios mínimos de qualidade, e seguir as directrizes éticas do COPE para revisores.

Acesso Aberto

O IJ segue uma política de Acesso Aberto (Open Access - OA) para facilitar o rápido desenvolvimento da investigação e para tornar o trabalho académico disponível a todos/as sem restrições financeiras, legais ou técnicas.

Local

Instituto Jurídico (IJ)
Faculdade de Direito, Universidade de Coimbra, Portugal
Colégio da Trindade, Sala 1.02, 3000-018 Coimbra, Portugal