/ Projetos de Investigação

Comunicação de Investigação Jurídica (Legal SciComm)

A equipa do Legal SciComm apresenta resultados preliminares do estudo sobre comunicação da investigação jurídica na conferência SciComPt2024, que decorreu em Braga, entre 8 e 10 de maio de 2024.

Sobre o projeto

A comunicação de ciência é uma exigência cada vez mais frequente na investigação. Os principais financiadores da investigação requerem aos investigadores planos de comunicação e disseminação das suas atividades científicas para audiências especializadas e não-especializadas. Como é um tema relativamente novo no mundo académico, é pouco percebido por investigadores da área jurídica, sendo que a um nível global, a produção académica sobre a comunicação de ciência na área jurídica é quase inexistente. Assim, alinhado com as diretrizes europeias para a investigação e com os objetivos estratégicos do Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (IJ/FDUC), este projeto procura explorar as possibilidades da comunicação científica no âmbito jurídico.

O objetivo geral do Legal SciComm é identificar ferramentas que possam apoiar os investigadores do IJ/FDUC no aprimoramento da eficácia e da eficiência da comunicação de investigação jurídica.

Breve apresentação do projeto aqui.

Contacto: legalscicomm@ij.uc.pt

Equipa do Projeto

Marta Graça

Investigadora Integrada do IJ

Marta Graça é investigadora Integrada do IJ, licenciada em Serviço Social, pelo Instituto Miguel Torga de Coimbra, mestre e doutora em Educação, ambos pela Universidade de Aveiro. Trabalhou durante 12 anos como assistente social em diversas instituições sociais sem fins lucrativos, tem experiência de investigação com categorias sociais marginalizadas, vulneráveis e pouco estudadas. Nos últimos anos, tem-se dedicado à Comunicação de Ciência.

É autora de vários artigos científicos, centrados na metodologia de investigação-ação participativa e categorias sociais vulneráveis e estigmatizadas. Tem interesse pelas ciências sociais, da educação e da comunicação, especificamente estudos de género, movimentos sociais, direitos humanos, metodologias participativas, literacia científica e ciência cidadã.

Ciência vitae

Niedja de Andrade e Silva Forte dos Santos

Investigadora colaboradora do IJ

Niedja de Andrade e Silva Forte dos Santos é uma pesquisadora do Instituto Jurídico da Universidade de Coimbra e do Centro de Administração e Políticas Públicas do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (CAPP-ISCSP/FCT). Doutoranda em Direito Empresarial pela Universidade de Coimbra, com bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal (FCT) - 2022.12591.BD. Também é doutoranda em Relações Internacionais na Universidade de Lisboa. Possui graduação e mestrado em Direito (resolução coletiva de conflitos), bem como MBA. Com experiência em cargos de gestão no setor privado brasileiro, é ex-vice-secretária de desenvolvimento económico e inovação e ex-diretora de inovação económica de Santos, Brasil. É ex-coordenadora do Cluster de Cidades Cinema na Rede de Cidades Criativas da UNESCO. Nessas posições, trabalhou em questões de comunicação. A experiência anterior também inclui o ensino de direito internacional e direito empresarial. Keynote speaker em conferências no Brasil, Ásia e Europa em temas de relações internacionais e autora de artigos indexados.

Os seus principais interesses são comunicação em ciência jurídica, direito corporativo, governança corporativa, responsabilidade social corporativa, corrupção, diplomacia corporativa e diplomacia pública.

Ciência Vitae

Marcelly Fuzaro Gullo

Investigadora colaboradora do IJ

Marcelly Fuzaro Gullo é Doutoranda em Ciências Jurídico-Económicas, na linha de pesquisa de Comércio Internacional, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra – FDUC (Coimbra-Portugal). Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Franca – FDF (Franca-SP-Brasil) e em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista – UNESP (Franca-SP-Brasil). É Mestre em Direito (área de concentração “Direito, Mercado e Relações Internacionais”) pela Universidade Estadual Paulista – UNESP (Franca-SP-Brasil). Participou em diversos cursos de formação complementar. Possui experiência como Professora Universitária, em cursos de graduação e pós-graduação, Pesquisadora e Advogada. É autora de publicações diversas e revisora em periódicos.

Os seus principais interesses são: comunicação em ciência jurídica, direito internacional, direito do comércio internacional, OMC, direito económico, direito da propriedade intelectual, comércio e género, mediação/arbitragem e solução de conflitos.

Ciência Vitae