/ Projetos de Investigação

Addressing gaps in the implementation and management of alternatives to imprisonment and post-release support during the COVID-19 global pandemic

Em articulação com o projeto PRI ALT EUR, o Instituto Jurídico, em parceria com a Penal Reform International e o Hungarian Helsinki Committee, desenvolveu um projeto de investigação que visou analisar o impacto da pandemia de covid-19 na execução das penas alternativas à prisão, na preparação dos reclusos para a liberdade e, em geral, no funcionamento dos serviços de reinserção social.

Sobre o Projeto

Este projeto teve o apoio financeiro da Fondation Internationale Pénale et Pénitentiaire (FIPP).

A investigação sobre o tema foi feita em quatro países: Portugal, Hungria, Geórgia e Quirguistão.

Além da investigação sobre a questão em Portugal, a UC elaborou um estudo comparativo sumário sobre a questão, abrangendo os Estados-Membros da União Europeia.

O projeto teve como objetivo último identificar aspetos que permitam tornar o sistema mais resiliente a futuras outras situações de crise e mais adaptativo às necessidades de pessoas em situação de especial vulnerabilidade.

O projeto decorreu ao longo do ano de 2021. O evento final de apresentação dos resultados do projeto teve lugar em janeiro de 2022, em formato virtual.

Equipa de Investigação UC


Prof. Doutora Anabela Miranda Rodrigues | Investigadora Responsável

Prof. Doutora Maria João Antunes | Investigadora

Prof. Doutora Sónia Fidalgo | Investigadora

Doutora Inês Horta Pinto | Investigadora

Mestre Karla Tayumi Ishiy | Investigadora colaboradora, contratada para o projeto

Resultados do Projeto

Foram elaborados relatórios nacionais para cada país envolvido. Além disso, o IJ elaborou um estudo comparativo abrangendo os Estados-Membros da UE

Informação sobre este projeto está também disponível na página da Penal Reform International.