Encontro da Red Internacional de Bienes Públicos reúne investigadores no Colégio da Trindade

26 junho, 2023≈ 2 mins de leitura

Nos dias 22 e 23 de junho, decorreu, no Colégio da Trindade, o Encontro anual da Red Internacional de Bienes Públicos (RIBP). A RIBP é uma rede de investigação que reúne mais de três dezenas de investigadores, oriundos da Europa e da América Latina, num total de 12 Estados representados.

Desde a sua constituição, em 2013, a RIBP integra dois investigadores do Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (IJ), Fernando Alves Correia e Ana Raquel Moniz – à época, os únicos representantes portugueses, a quem coube, este ano, a presidência da comissão científica e a coordenação executiva do Encontro anual da RIBP.

O Encontro, que teve o apoio institucional da Reitoria, foi organizado pelo CEDOUA, com o apoio do IJ, contou com as presenças de professores e investigadores da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, França, Peru, Uruguai, Venezuela e, naturalmente, Portugal. Ao longo de dois dias, debateram o tema «Bens Públicos e Sustentabilidade», conjugando a especificidade assumida por aqueles bens nos diversos sistemas jurídicos com as preocupações atinentes ao desenvolvimento sustentável (em especial, nos planos ambiental, energético, económico-financeiro e cultural).