Evento de lançamento do Projeto Dia Mundial da Cidades – Direito de Cidadania e Cultura.

No dia 30 de setembro, o Instituto Jurídico e a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra promovem a apresentação do Projeto “Dia Mundial das Cidades – Direito de Cidadania e Cultura” e debater a temática das cidades do futuro – mais sustentáveis, inclusivas e conservadoras do seu património – com professores do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Secundário.

No âmbito do projeto será organizado com as escolas o concurso “Direito à minha Cidade”, que terá uma componente de expressão artística e de reflexão sobre a cidade a partir de temas investigados na UC e da perspetiva e imaginário dos jovens envolvidos. O Regulamento já está disponível.

Programa "Direito à minha Cidade" (30.09 - 10h - Sala 1.05 do Colégio da Trindade)

• Apresentação do projeto “Dia Mundial das Cidades – Direito de Cidadania e Cultura”
  • Debate "Cidades do Futuro - mais sustentáveis, inclusivas e conservadoras do seu património" - Participação dos Professores do Ensino Básico e 3º Ciclo e Ensino Secundário e José Carlos Mota, Professor no Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro

O que é, afinal, uma cidade? Será um conjunto articulado de prédios, ruas e jardins? Será o espaço de suporte de atividades residenciais, de trabalho e de lazer, com as necessárias infra-estruturas de mobilidade? Será, ainda, um lugar de encontros e de formação de relações de sociabilidade? Porventura, a cidade é um pouco disto tudo. Vamos, nesta conversa, tentar perceber como podemos planear o futuro da cidade onde vivemos, sabendo que este é um exercício coletivo onde temos uma palavra a dizer.

Participação gratuita com registo obrigatório aqui.

Mais informações sobre o projeto aqui.