World Cultural Council 2022 distingue jovens investigadores e académicos da FCTUC

SM
Sara Machado
29 novembro, 2022≈ 3 mins de leitura

A Cerimónia de Prémios do WCC tem lugar amanhã, 30 de novembro, a partir das 10h00, na Sala dos Capelos da Universidade de Coimbra (UC).

© DR

A edição deste ano do World Cultural Council (WCC) vai atribuir reconhecimentos especiais a jovens investigadores e académicos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), que demonstraram a sua excelência nos campos da ciência, da educação e das artes.

Fazem ainda parte do programa as conferências dos laureados, que dão à comunidade a oportunidade de interagir com os premiados. Estas conferências estão a decorrer durante o dia de hoje no Convento São Francisco, em Coimbra.

Filipa Bessa, do Centro de Investigação de Ciências do Mare e do Ambiente (MARE), Joana Ferreira, do Centro de Neurociências e Biologia Celular, João Peça e Paulo Rocha do Departamento de Ciências da Vida, Sérgio Domingos, do Centro de Física, Hugo Ricardo Oliveira, do Departamento de Engenharia Informática, Rui Cardoso Martins, do Departamento de Engenharia Química, e ainda João Crisóstomo e Luís Sobral, do Departamento de Arquitetura, recebem um diploma comemorativo pelo seu trabalho notável, na Cerimónia de Prémios do WCC, que tem lugar amanhã, 30 de novembro, a partir das 10h00, na Sala dos Capelos da Universidade de Coimbra (UC).

O WCC é uma organização internacional sem fins lucrativos fundada no México, que visa promover cultura, valores e boa vontade pelo mundo. Um dos meios através do qual procura atingir esses objetivos é a atribuição do Prémio Mundial de Ciência “Albert Einstein”, do Prémio Mundial de Educação “José Vasconcelos” e do Prémio Mundial das Artes “Leonardo da Vinci” a personalidades excecionais, cujo trabalho tenha tido um impacto positivo e significativo no legado cultural da humanidade.

Os membros do World Cultural Council incluem vários laureados com prémio Nobel. Foi em 1982, a partir da inspiração de 124 distintos académicos, presidentes universitários e diretores executivos de todo o mundo, que o WCC foi fundado, e 1984 foi o ano em que teve lugar a primeira Cerimónia de Prémios.

Cada prémio consiste num Diploma, numa Medalha Comemorativa e num Cheque Prémio. Através destas distinções, o WCC procura promover uma cultura de tolerância, paz e fraternidade, reconhecendo indivíduos exemplares e inspiradores; reconhecer a excelência como princípio orientador na investigação, na inovação e no ensino superior; inspirar gerações futuras, através do reconhecimento de indivíduos extraordinários e das suas conquistas; e abraçar uma visão de diversidade e mútuo respeito, com vista a um mundo melhor.

Mais detalhes sobre o programa aqui: https://wcc.uc.pt.