Universidades de Portugal e França celebram 25 anos de parceria na área da Engenharia Mecânica

SM
Sara Machado
27 junho, 2024≈ 3 mins de leitura

© DR

As Universidades de Coimbra, Bretagne Sud e Aveiro celebram, nos próximos dias 4 e 5 de julho, 25 anos de parceria na área da Engenharia Mecânica. As comemorações vão decorrer em Lorient, França, mas o evento também será transmitido online.

A programação do evento inclui uma breve explicação da história destes 25 anos de colaboração, palestras científicas relacionadas com calibração de modelos de plasticidade com Inteligência Artificial, desafios na conformação virtual de chapas metálicas, entre outros. Haverá ainda uma sessão planetária de homenagem ao professor Frédéric Barlat e um painel de discussão com a participação de doutorados que realizara a sua formação científica no âmbito desta colaboração e farão a partilha das suas experiências.

«Tudo começou com uma grande amizade entre três alunos de doutoramento (Luís Menezes, Sandrine Thuiller e Pierre Yves Manach) e, este ano, comemoramos 25 anos de colaboração científica intensa e muito frutífera. Em 1999, decidimos iniciar uma colaboração entre Coimbra e Lorient, França, que rapidamente envolveu a minha equipa de investigação à época e a de Lorient», começa por recordar Luís Menezes, docente do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

A partir desta data, continua o também investigador do Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processo (CEMMPRE), «concorremos a programas de cooperação bilateral, o que permitiu o financiamento da mobilidade entre as duas cidades. Rapidamente, esta colaboração se estendeu ao Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, onde fui orientador de doutoramento de alguns colegas», constata.

Para o docente da FCTUC, «comemorar 25 anos é um grande marco. O futuro conta com as novas gerações, cuja formação científica resultou já desta colaboração e que continua a criar e partilhar conhecimento científico», conclui.

As inscrições para participar no evento online podem ser feitas através deste email: sandrine.thuillier@univ-ubs.fr.