Teses de Mestrado da FCTUC distinguidas pelo Prémio REN 2022

28 novembro, 2022≈ 5 mins de leitura

Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

© DR

Rute Rodrigues dos Santos, estudante do Departamento de Física (DF), e Valdemar Abril Armindo, estudante do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC), ambos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), são hoje distinguidos com o 1º Prémio REN 2022 e 1º Prémio Medalhas de Mérito Científico REN - Ciência LP, respetivamente. Com início pelas 15h00, a cerimónia de entrega dos prémios decorre no Edifício Impresa, em Paço de Arcos, Lisboa.

A dissertação de Rute dos Santos, intitulada “Desenvolvimento de instrumentação para medição de correntes geomagneticamente induzidas (GICs) e estudo do efeito de cabos de guarda na simulação de GICs”, teve orientação de Alexandra Pais e João Cardoso, professores do DF. Este trabalho «representa uma contribuição para o estudo dos efeitos da atividade solar sobre as infraestruturas de transporte de energia, tendo resultado de uma colaboração entre o Centro de Investigação da Terra e do Espaço (CITEUC) e o Laboratório de Instrumentação, Engenharia Biomédica e Física da Radiação (LIBPhys)», explicam os orientadores.

Quando partículas energéticas ejetadas do Sol chegam à Terra e interagem com o seu campo magnético ocorrem, para além das conhecidas auroras, efeitos potencialmente adversos a nível das redes de transporte de energia. Trata-se das correntes elétricas induzidas nas linhas, conhecidas por GICs ('geomagnetically induced currents').

No âmbito desta dissertação foram desenvolvidos dois aspetos distintos, mas complementares, de compreensão do efeito das GICs. «Numa abordagem analítica, a estudante introduziu no circuito elétrico para cálculo das GICs o efeito dos cabos de guarda, linhas condutoras que transportam para a terra as descargas das trovoadas. Paralelamente, montou e testou um sistema de aquisição remota de dados que permite medir a intensidade das GICs em tempo real e de forma contínua. Ao longo do trabalho de tese, Rute dos Santos beneficiou de uma estreita colaboração entre investigadores da UC e engenheiros da REN (Redes Energéticas Nacionais), a empresa que opera a rede nacional de transporte de energia», descrevem os orientadores.

Por sua vez, Valdemar Armindo será distinguido com o 1.º prémio na categoria Medalhas de Mérito Científico REN – Ciência LP 2022 e ainda com uma Menção Honrosa relativa ao Prémio REN 2022, referente ao ano letivo 2021/2022.

A dissertação do aluno do DEEC, intitulada “Diagnóstico e análise de avarias nos enrolamentos estatóricos de um PMSM hexafásico com controlo preditivo”, foi desenvolvida entre o DEEC e o Instituto de Telecomunicações – Pólo de Coimbra (IT-UC) e teve orientação de Sérgio Cruz, professor do DEEC, e coorientação de Pedro Gonçalves, investigador do IT-UC.

No âmbito desta tese de mestrado «foi efetuado um estudo exaustivo sobre a aplicabilidade de diferentes métodos de diagnóstico, baseados em grandezas elétricas, com o intuito de detetar de forma rápida, simples e não invasiva, avarias que podem ocorrer em máquinas síncronas de ímanes permanentes de seis fases», explica o professor do DEEC.

Atualmente, estas máquinas são utilizadas em diversas aplicações industriais, nomeadamente geradores eólicos de grande potência, sistemas de tração de veículos elétricos, propulsão de navios, sistemas para aviação, entre muitas outras.

«Desta forma, e atendendo à criticidade destas aplicações, quer do ponto de vista técnico quer do ponto de vista económico, torna-se necessário desenvolver estratégias de diagnóstico que possam ser facilmente incorporadas nos sistemas de controlo destes equipamentos, com o objetivo de, em tempo real, se detetarem os diferentes tipos de avarias, possibilitando posteriormente a operação destas máquinas num modo tolerante a falhas, mantendo assim a continuidade do serviço e a segurança de pessoas e bens», conclui Sérgio Cruz.

O Prémio REN 2022 distinguiu as melhores teses de mestrado na área da energia, realizadas em estabelecimentos de ensino superior portugueses, nos diferentes ramos da Engenharia e contemplando áreas da Economia, Matemática, Física, Química, Sistemas de Informação e Computação

As Medalhas de Mérito Científico REN - Ciência LP resultam de uma parceria entre a REN, o Centro Ciência LP e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), e têm como objetivo reconhecer e valorizar trabalhos de investigação realizados por jovens oriundos/as de países africanos de língua portuguesa, em áreas da energia e transição energética.