Sala Projeto 1 do Colégio das Artes da UC vence Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira

SM
Sara Machado
27 setembro, 2023≈ 3 mins de leitura

A obra de remodelação da Sala Projeto 1, situada no Colégio da Artes da Universidade de Coimbra (UC), venceu o Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira (PNAM) 2023. Paulo Providência, arquiteto e professor do Departamento de Arquitetura (Darq) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), é o autor da obra.

«Este prémio é importante para a Universidade de Coimbra porque reconhece mérito ao Departamento de Arquitetura na promoção do projeto de reabilitação do Colégio das Artes, cuja sala de Projeto I é considerada exemplar pela construção em madeira, e pela correção acústica. Esse reconhecimento é extensível ao então diretor do Darq, professor Jorge Figueira, um importante incentivador do projeto», considera Paulo Providência.

Segundo o júri do PNAM, «esta distinção foi atribuída pela forma inventiva como usa a madeira como elemento estrutural, a partir da ideia de suspensão, modelando o espaço da sala de aula. A introdução de um mezanino divide a sala em dois, remetendo para a escala dos dois espaços das antigas enfermarias do século XX. Esta configuração gera, inferiormente, um espaço de menor pé-direito, dedicado à crítica e aulas teóricas, permitindo a continuidade espacial da sala, enquanto que o piso superior é reservado aos professores. A utilização da madeira na construção do mezanino respeita os materiais e técnicas construtivas que caracterizam o edifício, dando continuidade ao seu carácter construtivo».

O PNAM, organizado pela Associação das Indústrias da Madeira e Mobiliário de Portugal (AIMMP) com a parceria e apoio da Ordem dos Arquitectos (OA) e da Confederação Portuguesa da Construção e Imobiliário (CPCI), tem como objetivo incentivar e promover a fileira florestal portuguesa através da inovação, valorização, promoção e utilização da madeira e seus derivados em edificações.

Esta iniciativa destina-se a premiar obras com carácter permanente, realizadas em Portugal, que evidenciem o uso da madeira como material relevante na Arquitetura e que sejam da autoria de Arquitectos inscritos na Ordem dos Arquitetos.

Para ficar a conhecer a obra vencedora aceda ao vídeo aqui.