Projeto Spiro4MALAIDS do Centro de Química da FCTUC premiado no concurso BfK Ideas

02 agosto, 2021≈ 2 mins de leitura

O projeto Spiro4MALAIDS ganhou o concurso “Born from Knowledge Ideas” (BfK Ideas) promovido pela Agência Nacional da Inovação (ANI) na área da saúde. O porta-voz da equipa deste projeto foi Nuno Alves, estudante de doutoramento do Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

O projeto Spiro4MALAIDS compreende o desenvolvimento e avaliação pré-clínica de um novo antimicrobiano com um perfil farmacoterapêutico inovador, com notável atividade contra vírus tais como o HIV, o Influenza, e parasitas tal como o que provoca a Malária. Este novo antimicrobiano de largo espectro tem grande potencial de aplicação na prevenção e tratamento de múltiplos tipos de infeções virais, endémicas e pandémicas, e/ou da malária.

Os estudos foram realizados por uma equipa interdisciplinar que inclui investigadores do Centro de Química de Coimbra-Instituto de Ciências Moleculares (CQC-IMS)/Universidade de Coimbra (Teresa Pinho e Melo, Nuno Alves e Américo Alves), do iMed.ULisboa/IUEM (Nuno Taveira e Inês Bártolo) e do iMM (Miguel Prudêncio).

A atribuição do prémio BfK Ideas constitui um reconhecimento do potencial deste projeto como uma das “melhores ideias de negócio nascidas do conhecimento científico e/ou tecnológico”.

Notícia no site da ANI: